CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 068.4.55.O Hora: 19h24 Fase:
  Data: 10/04/2018

Sumário

Participação do orador no 4º Encontro Ovinocultura em Debate e na 1ª Reunião do Grupo de Trabalho Proteína Animal da Regional Sul, realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Pecuária Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Defesa da aprovação dos Projetos de Lei nºs 3.780, de 2015, sobre a instituição do Dia Nacional da Ovinocultura, e 6.048, de 2016, sobre o estabelecimento da Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura.

O SR. AFONSO HAMM (Bloco/PP-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu queria fazer uma manifestação relacionada a um evento importante de que tive a oportunidade de participar hoje pela manhã, lá no meu Estado do Rio Grande do Sul, na EMBRAPA Pecuária Sul: o quarto encontro sobre a ovinocultura.
A ovinocultura é uma atividade importante para os produtores, em especial os pequenos e médios, porque quatro cordeiros comercializados representam, em renda, um salário mínimo para o produtor.
Na verdade, nós estamos aqui com duas ações legislativas importantes sobre esse tema. A primeira é o Projeto de Lei nº 3.780, de 2015, que institui o Dia Nacional da Ovinocultura, e o Projeto de Lei nº 6.048, de 2016, que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura.
São dois projetos de lei de minha autoria, para o fomento da atividade ovina no Rio Grande.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nesta terça-feira, participei do 4º Ovinocultura em Debate e da 1º Reunião do Grupo de Trabalho Proteína Animal da Região Sul.
Como autor de dois projetos de lei relacionados à Ovinocultura: PL 3.780,15, que institui o Dia Nacional da Ovinocultura, e PL 6.048/16, que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura, destaco que a iniciativa foi de extrema relevância para a cadeia produtiva, pois debateu alternativas para a carne, leite, lã, mercado e tecnologias, buscando soluções para cada segmento.
O encontro, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO, EMBRAPA Pecuária Sul, juntamente o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, abordou a situação das cadeias ovinas do Rio Grande do Sul, do leite ovino no Brasil e as oportunidades para lã certificada no mercado internacional.
Ressalto que o GT, através da parceria com instituições públicas e privadas e sociedade civil, analisou os setores de aves/ovos e suínos, lácteos, bovinos, ovinos e peixes, indicando gargalos e soluções para cada setor e produzindo um amplo estudo sobre a cadeia agroindustrial de proteína animal.
Reitero que sou parceiro e vou continuar defendendo ações que fortaleçam esse setor que gera impacto significativo na economia gaúcha, contribuindo para a manutenção e ampliação da competitividade setorial no cenário nacional e internacional.
Era o que eu tinha a manifestar.
Sr. Presidente, peço a V.Exa. a divulgação deste pronunciamento no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado.



AFONSO HAMM, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPAÇÃO, EVENTO, OVINOCULTURA, RIO DE GRANDE DO SUL. DEFESA, PL 3780/2015, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, CRIAÇÃO, DIA NACIONAL DA OVINOCULTURA, PL 6048/2016, CRIAÇÃO, POLÍTICA NACIONAL DE INCENTIVO À OVINOCAPRINOCULTURA.
oculta