CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 042.2.55.O Hora: 11:08 Fase: BC
Orador: RONALDO NOGUEIRA, PTB-RS Data: 17/03/2016

O SR. RONALDO NOGUEIRA (Bloco/PTB-RS. Sem revisão do orador.). - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Brasil ficou perplexo ao saber da nomeação do ex-Presidente Lula para Ministro do Governo Dilma. É o primeiro ex-Presidente de país desenvolvido que aceita isso!

Sempre tive a Presidente Dilma por uma pessoa do bem, correta e trabalhadora e sempre quis acreditar que ela faria as reformas de base que João Goulart foi impedido de realizar pelo golpe de 1964.

O Governo militar que se estabeleceu através do golpe se manteve por 20 anos sob o pretexto de manter a ordem! Foi nesse período que se aprofundou nosso endividamento e aumentou o abismo entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social.

Depois vieram os Governos civis (Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma). Esses Governos civis acenavam para o povo, mas se abraçavam com os poderosos! Nem Lula nem Dilma tiveram a coragem de promover reformas pensando nas próximas gerações, pensando na Nação! Governaram e ainda governam para grupos, para determinadas coletividades, para os interesses dos banqueiros, das multinacionais e do latifúndio.

Certo dia eu conversava com um amigo e disse a ele: "A Presidente Dilma tem três polos de interesse distintos no seu Governo muito difíceis para ela conciliar" - o PT, o PMDB e Lula! Quebrar paradigmas, romper laços não é fácil, principalmente quando se deve gratidão. Neste ponto, eu compreendo a Presidente Dilma!

A vinda de Lula para o núcleo duro do Governo é a prova explícita do quanto a Presidente é refém dessas forças! É humilhante entregar o controle do Governo para o ex-Presidente Lula e, pior ainda, ter que dizer que isso será bom para o País!

Isso eu não aplaudo! Isso eu não apoio! Sou contra e detesto intromissão!

A Presidente Dilma, na iminência de sofrer um golpe pelo presente processo de impeachment, sofre antes um golpe interno do seu próprio partido e do ex-Presidente Lula, que a transformam numa "Rainha da Inglaterra", ou seja, numa mera Chefe de Estado, sendo seu antecessor o real Chefe de Governo.

O ex-Presidente Lula traz para dentro do Governo todos os seus problemas, que poderia muito bem resolver no âmbito pessoal (uma vez que a Justiça serve a todos da mesma forma), resguardando o Governo e o Brasil, em vez de contaminá-los.

Coragem para enfrentar todas as denúncias, derrubando-as uma a uma com provas de probidade e isenção, seria fundamental para fortalecer a voz de todos aqueles que o apoiaram. Existem duas formas de alguém provar que é correto: nas suas relações e quando é investigado!

A história tem registro de homens honrados que, sem medo e com coragem, enfrentaram denúncias, injúrias, calúnias, e muitos sem crime foram condenados, a exemplo de Nelson Mandela.

Espero que o ex-Presidente Lula volte atrás, renuncie o seu mandato de Ministro-Chefe da Casa Civil e enfrente a Justiça como um cidadão comum.

Apoio as operações da Polícia Federal e do Ministério Público e defendo suas respectivas autonomias. Que o Juiz Sérgio Moro seja fonte de inspiração para outros juízes no combate à corrupção.

Apoio as manifestações democráticas da população em defesa dos seus direitos e contra as políticas do atual Governo. O povo tem o direito e o dever de ser manifestar. Esta é a verdadeira democracia!

Combatendo a corrupção, construiremos um Brasil melhor!

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.