CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 031.2.55.O Hora: 10:04 Fase: BC
Orador: MAURO PEREIRA, PMDB-RS Data: 09/03/2016

O SR. MAURO PEREIRA (Bloco/PMDB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Deputado Carlos Manato, colegas Deputados, eu gostaria de falar hoje sobre o Cadastramento Ambiental Rural na cidade de Caxias do Sul. Quero parabenizar o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, e todos os técnicos servidores daquele importante órgão.

O Cadastro Ambiental Rural em Caxias do Sul tem 6 mil propriedades. Para realizar esse trabalho, a Prefeitura do Município está investindo 1 milhão e 400 mil reais em satélites. O trabalho é feito com eficiência. Há reuniões e tudo é gratuito para os agricultores.

Enquanto em diversos lugares do País as coisas não estão andando, em Caxias do Sul, graças ao trabalho da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o cadastramento está sendo feito, e muito bem. Quero parabenizar a Prefeitura pelo trabalho realizado e por nossos agricultores não precisarem pagar para se cadastrar.

Sr. Presidente, eu gostaria de falar também sobre a nossa economia.

O desemprego está cada vez maior. Nós passamos o ano de 2015 realizando diversas reuniões com o Ministro Joaquim Levy, com o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e toda a sua equipe técnica, porém não conseguimos avançar.

Estão previstas para este ano, para que as coisas comecem a andar, linhas de crédito, financiamento, renegociação de dívidas, e, ao mesmo tempo, linhas de crédito para custeio e financiamento, dinheiro novo para as empresas.

Também esperamos que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal façam a sua parte.

Os anos de 2015 e 2016 foram anos perdidos para a economia. As coisas estão muito difíceis. Espero que a Presidente Dilma Rousseff cuide da nossa economia, juntamente com seu Assessor Especial Giles Azevedo, o Ministro Ricardo Berzoini, o Ministro Jaques Wagner e o Ministro Nelson Barbosa.

Vamos cuidar da nossa economia e vamos cuidar dos empregos. Quem tem que cuidar de mau elemento, de bandido, de quem rouba dinheiro público, é a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Supremo Tribunal Federal. Nós não podemos criticar quem está dando esperança ao povo brasileiro.

No momento em que a Justiça colocar na cadeia os bandidos ladrões do dinheiro público, nós vamos ter um Brasil melhor. E quem é detentor de cargo público tem que fazer a sua parte. Então, que os Ministros façam a sua parte, porque os servidores públicos estão fazendo o seu papel, assim como farão Polícia Federal, Ministério Público Federal e Supremo. Nós temos que valorizar e dar sustentação aos órgãos públicos que estão dando uma esperança ao povo brasileiro.

Posso citar a alegria que o povo teve nos últimos dias ao ver empresários que se julgavam os donos do mundo ir para a cadeia; ao ver autoridades sendo conduzidas para prestar depoimento, como ocorreu com o ex-Presidente Lula.

O povo está feliz! Por quê? Porque está acreditando na Justiça brasileira. Então, nós temos que dar sustentação ao Juiz Sergio Moro e a todos que estão querendo passar o nosso País a limpo.

E digo mais: pessoas de bem e políticos de bem que trabalham direito não precisam se preocupar com Ministério Público e Polícia Federal.