CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 018.4.55.O Hora: 19:28 Fase: OD
Orador: JEFFERSON CAMPOS, PSD-SP Data: 28/02/2018

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO

O SR. JEFFERSON CAMPOS (PSD-SP. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o desejo que temos, quando nos posicionamos nesta tribuna, é o de noticiar justamente o oposto do que venho mencionar aqui.

Quando assumimos este local, queremos narrar prosperidade, no entanto, esta ainda não é a condição em que nosso País se encontra. Hoje comento a taxa de desemprego que cresce em nossa Nação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou a pesquisa PNAD Contínua, indicando que o índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2018, ou seja, 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas no País. No trimestre encerrado em dezembro passado, a taxa foi de 11,8%.

Obviamente, em dezembro muita gente é contratada, de maneira temporária, para as vendas de Natal, o que impacta diretamente este resultado, além do fato de o trabalho informal aumentar cada vez mais.

Considerando-se o levantamento, a população ocupada aumentou em mais de 1,8 milhão de pessoas em relação a janeiro do ano passado, justamente por conta do crescimento do trabalho informal. Quando isso acontece, menos pessoas trabalham com registro.

Contudo, apesar deste dado, a queda do número de trabalhadores com carteira assinada está menor, registrada em 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No trimestre encerrado em dezembro, esta retração foi de 2,5%, na comparação anual.

Já o rendimento médio real habitual do trabalhador, segundo a pesquisa, ficou em 2.169,00 reais em janeiro, permanecendo estável em relação a janeiro do ano passado, quando foi de 2.135,00 reais. Já a massa de rendimento real habitual foi de 193,8 bilhões de reais, apontando uma alta de 4,4% no mesmo período.

Muito embora anos de eleições sejam particularmente mais complicados, sempre creio no potencial que temos para melhorar estes quadros, criando políticas públicas que visem diminuir a taxa de desemprego e que melhorem visivelmente a qualidade de vida no País.

Solicito, Sr. Presidente, que meu pronunciamento seja divulgado pelos meios de comunicação da Casa e pelo programa A Voz do Brasil.

Muito obrigado.