CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 007.2.55.O Hora: 18:12 Fase: OD
Orador: PAUDERNEY AVELINO, DEM-AM Data: 17/02/2016

O SR. PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, que vergonha assistir hoje uma Presidente que, para ganhar uma eleição, num partido que supostamente lhe dá apoio, exonera dois Ministros, um dos quais tem que largar o Ministério da Saúde para vir fazer atividade partidária - atividade partidária, não atividade congressual! Que vergonha! Enquanto isso, o mosquito da dengue, o mosquito do zika, o mosquito que causa inúmeras doenças está aí, dando um baile no Governo e infestando o nosso País. É lamentável o que nós estamos vendo! Vejam qual é a prioridade deste Governo.

Sr. Presidente, tenho um requerimento, assinado por mim e pelos Líderes do PPS, do PSDB, do Solidariedade, do PSB e da Minoria convocando o Ministro da Saúde para vir falar, aqui neste plenário, sobre as ações do Governo para debelar esse mal ou para combatê-lo, pelo menos. Quais são as ações? Nós estamos vendo ações de marketing, mas não estamos vendo ações efetivas.

Peço a V.Exa. que coloque em votação esse requerimento de convocação do Ministro da Saúde, para que ele venha aqui não para fazer uma atividade partidária, mas que venha aqui para responder as ações de políticas públicas no combate às endemias, ao mosquito do qual tantas vezes nos livramos, mas que volta agora pela omissão das nossas autoridades.

Nós estamos envergonhados de ver um ex-Presidente da República ser indiciado pelo Ministério Público e esse ex-Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, recorrer ao Conselho Nacional do Ministério Público para não ir depor.

Será que o PT, será que o Lula acha que teve uma vitória se recusando a depor, a esclarecer a verdade para o País? Ou será que recorreram a esse instrumento porque não têm como negar que o sítio de Atibaia é dele e porque não têm como negar que o tríplex do Guarujá é dele?

Sr. Presidente, senhoras e senhores brasileiros, nós estamos envergonhados. Lula, que fez uma história na carreira sindical, chegou a Presidente da República, um retirante do Nordeste chegou a Presidente da República e, simplesmente, rasgou e queimou a sua fantasia, jogou fora tudo o que havia conquistado de respeito dos brasileiros.

Nós estamos com vergonha, porque, aonde chegamos, seja em qualquer cidade do Brasil, seja no exterior, o Brasil é alvo de chacotas, de críticas, pela corrupção desenfreada e que envolve hoje o ex-Presidente Lula, que envolve os ex-Ministros da Casa Civil do ex-Presidente Lula e da Presidente Dilma Rousseff. Nós estamos envergonhados! Tenho certeza de que não haverá brasileiro disposto a defender o ex-Presidente, a não ser meia dúzia de caraminguás, meia dúzia que vão receber alguns trocados para poder defender aquele que não merece mais o respeito e a confiança do povo brasileiro.