CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 002.2.55.O Hora: 17:36 Fase: OD
Orador: MIRO TEIXEIRA, REDE-RJ Data: 03/02/2016

O SR. MIRO TEIXEIRA (Rede-RJ. Questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu apresentei um projeto de resolução em cuja justificativa apelo para que V.Exa. examine a possibilidade de converter a ideia em ato da Mesa, o que nos daria maior velocidade e seria uma atitude proativa. (Pausa.)

Este planeta é enorme, mas as pessoas conversam perto dos microfones. (Pausa.)

Seria uma atitude proativa da Câmara dos Deputados, com uma vantagem: se for um ato da Mesa, teremos melhor agilidade na atualização dos procedimentos com vistas a um combate efetivo, permanente.

Hoje, há esse mosquito Aedes aegypti, que transmite tantas doenças, uma delas o zika vírus, mas, se não houver uma ação continuada, uma política continuada, vamos remontar ao tempo de Oswaldo Cruz, do Presidente Rodrigues Alves, decretando estado de sítio para conter uma revolta armada.

Penso que a Câmara dos Deputados tem que ter esse protagonismo. Estamos precisando desse protagonismo e apoiamos todas as ideias da criação de uma comissão, que eu acredito que já está acontecendo em outros ambientes. A ideia contida nesse projeto de resolução é de um protagonismo efetivo, é de ação da Câmara dos Deputados, e não exclusivamente de um proveitoso debate de ideias.

Peço que V.Exa. considere e, no caso de aceitar, eu até retirarei o projeto de resolução.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Nós fizemos a reunião da Mesa Diretora hoje, só tomei conhecimento depois. Eu vou estudar o assunto ainda hoje, vou consultar os demais membros da Mesa e, se for o caso, tentaremos até amanhã fazer um ato para isso. Mas eu quero ter condição de dialogar com os demais membros da Mesa para que possamos fazê-lo.