Seminário Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis

Imagem do evento

O grupo de estudo do Cedes “CIDADES HUMANAS, INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS” e a Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes da CDU realizará nesta terça-feira, 8/10, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados o Seminário “Aplicação de tecnologia no enfrentamento dos desafios urbanos: Experiências práticas” para dar andamento ao estudo proposto pelos deputados do CEDES e da CDU: Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC), Eduardo Braide (PMN/MA), Adriano do Baldy(PP/GO), Gustavo Fruet (PDT/PR), Norma Ayub (DEM/ES), Major Fabiana (PSL/RJ) e Marcelo Nilo (PSB/BA).

Inscrições encerradas

ESTUDO Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis

PATROCINADORES: CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos – CDU - Comissão de Desenvolvimento Urbano e Consultoria Legislativa.

Cidades Inteligentes é um conceito amplo com diversas definições e conotações. Pode-se entender como sendo o processo de construção de espaços integrados de moradia, trabalho e lazer, onde todas as necessidades e aspirações dos cidadãos sejam satisfeitas.


APRESENTAÇÃO

O assunto cidades inteligentes tem sido objeto de interesse há certo tempo e diversas foram as tentativas de implantar programas para o desenvolvimento dessas iniciativas pelo Brasil. Vislumbrou-se que com o avanço da tecnologia e da automação, da velocidade da comunicação, a digitalização e a consequente queda no preço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novos produtos e serviços poderiam ser oferecidos à população. Entretanto, os projetos não ocorreram conforme o esperado, uma vez que o Brasil possui uma série de características que dificultam a implantação de projetos estruturados e transformadores. Podemos citar o arranjo federativo, os gargalos orçamentários, a dificuldade das contratações públicas, a falta de familiaridade com as parceiras público-privadas, a titularidade sobre as soluções contratadas, a continuidade, etc. 

No entanto, o desenvolvimento tecnológico experimentado por nossa sociedade nas últimas décadas renovou as esperanças de solução de antigos problemas. Nas cidades, o emprego das novas alternativas em comunicação e robótica nos tem permitido lidar com os desafios urbanos de maneira totalmente inovadora, com resultados promissores. Nesse contexto, surgem as cidades inteligentes, fruto da integração e aprimoramento dos serviços urbanos por meio da utilização de tecnologia. A cidade inteligente que buscamos vai além da sistematização dos processos existentes. A cidade do futuro deve ser inovadora, integrar serviços e racionalizar recursos, além de funcionar de forma inclusiva, colaborativa, transparente e, acima de tudo, com foco nas pessoas. Para atingirmos esse objetivo, contamos com o apoio da tecnologia, a ser introduzida na gestão das cidades por meio da cooperação entre indústria, Administração Pública e cidadãos. 


O objetivo geral será identificar mecanismos disponíveis para os gestores locais e oportunidades de aprimoramento da legislação que facilitem a solução de problemas nas cidades e fomentem o desenvolvimento urbano sustentável por meio de soluções integradas, inovadoras, colaborativas e participativas.


a.         RELATORES DO ESTUDO DO CEDES Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis E MEMBROS DA SUBCOMISSÃO ESPECIAL DE CIDADES INTELIGENTES/CDU:

Deputado Federal José Priante (MDB/PA) -Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES)

Deputado Federal Marco Feliciano - Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)

Deputado Federal Francisco Jr. (PSD/GO) -Relator do Estudo do Cedes Cidades Inteligentes e Presidente da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU

Deputado Federal Adriano do Baldy - PP/GO- Vice-presidente da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU

Deputado Federal Gustavo Fruet - PDT/PR - Relator da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU

Deputado Federal Haroldo Cathedral (PSD/RR) - Relator do Estudo do Cedes Cidades Inteligentes

Deputada Federal Angela Amin (PP/SC) - Relatora do Estudo do Cedes Cidades Inteligentes

Deputado Federal Eduardo Braide - PMN/MA- Relator do Estudo do Cedes Cidades Inteligentes e Membro da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU

Norma Ayub - DEM/ES – Membro da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU

Major Fabiana - PSL/RJ - Membro da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU

Marcelo Nilo - PSB/BA - Membro da Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes/CDU


b.      Consultores Legislativos da Câmara responsáveis pelo estudo:

CONSULTOR LEANDRO ALVES CARNEIRO (COORDENADOR)

CONSULTOR CLÁUDIO NAZARENO

CONSULTOR RAFAEL HENRIQUE SANTOS SOARES

CONSULTORA LUDIMILA LAMOUNIER

CONSULTORA CAROLINA CÉZAR  RIBEIRO GALVÃO DINIZ

CONSULTORA LIVIA DE SOUZA VIANA


CEDES/CEDES/MESA
 61 3215-8627

Programação

08/10/2019 09:00 às 18:00 - Auditório Nereu Ramos. Seminário sobre Cidades Inteligentes - CEDES