Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Imagem do evento

O lançamento da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontecerá dia 27 de março, das 14h às 17h, no Auditório Freitas Nobre. O objetivo do evento é que o diálogo entre os diversos segmentos sociais permita que a Frente Parlamentar encaminhe ao Poder Legislativo propostas que visem fortalecer a proteção física e psicológica de crianças e adolescentes, assim como as instituições que atuam na defesa e proteção dos direitos da infância.

A violência sexual infantojuvenil é um crime avassalador, porém subnotificado. Dados apurados pela ONG Childhood Brasil, com base nos dados do Disque 100 e do Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2012 e 2016, apontam que mais de 172 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no Brasil. Por isso, estima-se que, a cada hora, pelo menos quatro crianças e adolescentes sejam vítimas de abuso ou de exploração sexual, em especial as meninas.

Os dados revelam que a violência sexual infantojuvenil é uma epidemia no Brasil. O abuso sexual, especificamente, é um crime covarde e sorrateiro, uma vez que, na maioria das vezes, ocorre dentro da casa da vítima, no seio familiar, sendo o autor um parente ou alguém próximo à família. À vítima, resta o medo, o constrangimento e a vergonha. A sociedade precisa discutir de maneira mais ampla sobre o abuso sexual infantojuvenil, a fim de que a informação seja o maior instrumento de prevenção.

 CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL


Presidida pelo Deputado Federal Roberto Alves (PRB-SP), a Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída na Câmara no dia 27 de maio de 2015, com o objetivo de promover o debate com o Poder Público e com a Sociedade Civil sobre a violência sexual que atinge milhares de jovens em todo o Brasil.

O diálogo entre os diversos segmentos sociais permite que a Frente Parlamentar encaminhe ao Poder Legislativo propostas que visem fortalecer a proteção física e psicológica de crianças e adolescentes, assim como as instituições que atuam na defesa e proteção dos direitos da infância.

Números que assustam

Dados recentes do Disque 100 apontam que nos seis primeiros meses de 2018, foram registradas 9.297 denúncias de violações sexuais contra crianças e adolescentes. Duas a cada hora. Já um levantamento feito pelo Ministério da Saúde revela que dos 184.524 casos notificados de violência sexual entre 2011 e 2017, 51,2% das vítimas eram crianças com idade entre 1 e 5 anos. Dos crimes registrados, 69,2% ocorreram na casa das vítimas e outros 4,3% ocorreram dentro da escola.

Gibi para Ler e Aprender

O gibi Robertinho e Sua Turma é um projeto de cunho Pedagógico idealizado pelo Deputado Federal Roberto Alves, desenvolvido para interagir com o público infantil, levando informações cruciais sobre os perigos do abuso sexual.

Robertinho é o personagem principal da história em quadrinhos, cujo enredo envolve uma trama envolvendo um caso de abuso sexual e com um desfecho que leva o leitor ao aprendizado sobre o tema.

A segunda edição do gibi aborda o abuso sexual infanto-juvenil na internet, um crime que vem fazendo milhares de vítimas em todo o Brasil, principalmente pré-adolescentes usuários de redes sociais. A Operação Luz da Infância, realizada pelo Ministério da Justiça, envolvendo todo o sistema de segurança pública, já prendeu mais de 420 pessoas envolvidas com pornografia infantil e abuso sexual pela internet.

 Dep. ROBERTO ALVES
 61-3215-5946

Programação

27/03/2019 14:00 às 17:00 - Auditório Freitas Nobre. Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes