Premiação do 6º Concurso sobre a Lei Maria da Penha

Imagem do evento

A Câmara dos Deputados realizará, por meio da Secretaria da Mulher e com o apoio do Banco Mundial, o evento de premiação do 6º Concurso sobre a Lei Maria da Penha, no dia 7 de agosto de 2018, às 18h, no Salão Nobre. Realizado anualmente, a Secretaria escolhe a cada ano uma diferente forma de disseminar a lei. Nesta edição, o objetivo é dar luz a ilustrações produzidas por ilustradores amadores e profissionais com o tema: “O empoderamento feminino como mecanismo de superação da violência”. Serão premiados 3 ilustradores de cada categoria que receberão um computador portátil tipo tablet, um troféu e um diploma de menção honrosa.

VI Concurso da Lei Maria da Penha

 

Acontece neste dia 07 de agosto a premiação da 6ª edição do Concurso Cultural sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), data em que a Lei completa 12 anos. Com o tema “O empoderamento feminino como mecanismo de superação da violência”, este ano o concurso premiará as melhores ilustrações que representem os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias.

 

A iniciativa é da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial, que desde 2012 realizam o Concurso em diferentes formatos para incentivar a discussão sobre o enfrentamento à violência contra a mulher entre pessoas de diferentes idades, comunidades e grupos sociais. As edições anteriores premiou criações artísticas em diversos formatos, como filmes, aplicativos, canções e fotografias.

 

O Concurso foi dividido em duas categorias, Ilustradores/as profissionais e Ilustradores/as amadores e recebemos dezenas de inscrições.  Mas este ano recebemos o relato incrível da professora de artes Jemima Tavares, do Colégio Galileu no Recanto das Emas, Distrito Federal, que a partir da ideia do Concurso, trabalhou o tema da violência contra a mulher em sala de aula com alunos de 4 e 5 anos, mostrando que nunca é cedo demais para ensinar as nossas crianças que é possível existir um mundo sem violência contra a mulher.

 

O concurso teve início no dia 11 de abril de 2018 e chegou ao fim no dia 09 de julho. Na primeira etapa os desenhos foram enviados para apreciação da Comissão Julgadora, composta por membros da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Procuradoria da Mulher do Senado Federal, Banco Mundial, Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres - SPM, Onu Mulheres, Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação e Centro Cultural da Câmara dos Deputados. Após a seleção pela Comissão Julgadora dos dez trabalhos que melhor representavam o tema em cada categoria, os desenhos foram colocados na página do Concurso no Facebook e foram submetidas ao voto popular, onde as três mais votadas em cada categoria serão premiadas nesta terça-feira (07).

 

Premiação

 

Os vencedores participarão da cerimônia de premiação no Congresso Nacional, em Brasília, onde receberão troféu ou certificado de menção honrosa e terão sua obra publicada em uma cartilha com as ilustrações vencedoras, em português e espanhol, que será distribuído a 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil e a organismos internacionais.

 

Os trabalhos selecionados serão exibidos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Banco Mundial, nas redes de comunicação públicas e comerciais nacionais e internacionais, por prazo indeterminado.

 

Edições anteriores:

 

I Edição (voltada para videomaker) - Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha: Você tem uma história sobre a Lei Maria da Penha? Conte para o mundo.

 

II Edição (voltada para alunos secundaristas) – II Concurso de Curta sobre a Lei Maria da Penha – Edição para Estudantes Secundaristas “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!”.

 

III Edição (voltada para hackers) – Concurso sobre a Lei Maria da Penha – Hackathon de Gênero e Cidadania – Crie aplicativos que possam contribuir para reduzir a violência contra a mulher e fortalecer as políticas de gênero.

 

IV Edição (voltada para músicos/as profissionais ou amadores/as) – Concurso de Música sobre a Lei Maria da Penha -  “Todos juntos pelo fim da violência contra a mulher”.

 

V Edição (voltada para fotógrafos/as profissionais ou amadores/as) – Concurso de Fotografias sobre a Lei Maria da Penha -   “Empoderamento da Mulher e a superação da violência” -

 

 

 

1ª Edição: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/programa/309-CURTA-MARIA-DA-PENHA.html

 

2ª Edição: https://nacoesunidas.org/2o-concurso-de-curta-documentario-sobre-a-lei-maria-da-penha-premiacao-e-entregue-hoje/

 

3ª Edição: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/482476-CAMARA-PREMIA-VENCEDORES-DO-HACKATHON-DE-GENERO-E-CIDADANIA.html

 

4ª Edição: http://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/concurso-sobre-a-lei-maria-da-penha-4a-edicao-2013-musica

 

http://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2016/03/08/brazil-music-contest-maria-penha-law-gender-violence

 

5ª Edição: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/524020-CAMARA-ENTREGA-PREMIOS-DO-CONCURSO-DE-FOTOS-PELOS-10-ANOS-DA-LEI-MARIA-DA-PENHA.html

SECMULHER/SECMULHER/GAB/PRESI
 58802

Programação

07/08/2018 18:00 às 21:00 - Salão Nobre. Entrega dos Prêmios do 6º Concurso Sobre a Lei Maria da Penha da Secretaria da Mulher