XV Seminário LGBT do Congresso Nacional: O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT

Imagem do evento

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, por meio das Comissões de "Seguridade Social e Família", "Legislação Participativa", "Direitos Humanos e Minorias", de "Cultura" e de "Educação" da Câmara dos Deputados, e com a Comissão de Assuntos Sociais e Direitos Humanos do Senado Federal, convidam para o XV Seminário LGBT do Congresso Nacional: O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT, que acontecerá dia 6 de junho, das 9 às 19 horas, no Auditório Nereu Ramos.

Um grupo de estudiosos, especialistas dos mais variados campos acadêmicos e de movimentos sociais, irão tratar da questão do envelhecimento no que diz respeito a este segmento específico da população brasileira, e aos desafios relacionados a esta etapa da vida. O tema coincide com a promulgação da Lei 13.646/18, que declara 2018 o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Inscrições encerradas

SEMINÁRIO LGBT DO CONGRESSO NACIONAL DISCUTE DESAFIOS

DA VELHICE EM SUA 15ª EDIÇÃO

 

Evento acontece com o título de O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT, no dia 6 de junho, na Câmara dos Deputados

 

O 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional reunirá na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no dia 6 de junho, um grupo seleto de estudiosos e especialistas dos mais variados campos acadêmicos para tratar da questão do envelhecimento no que diz respeito a este segmento específico da população brasileira, e aos desafios relacionados a esta etapa da vida. O tema coincide com a promulgação da Lei 13.646/18, que declara 2018 o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Com o título de O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT, esta edição do seminário levantará questões importantes nem sempre discutidas no âmbito da segurança pública, saúde, assistência social e psicológica, moradia, cultura, entre outros.

Entre essas questões estão as seguintes: como ampliar a expectativa de vida de LGBTs, especialmente gays afeminados, lésbicas masculinizadas, e travestis e transexuais pobres? Os corpos que passam por transição, no caso da população T, demandam atenção especial? Isso está previsto em políticas públicas de saúde? Quais os impactos psicossociais para aqueles que têm que retornar para a família e, muitas vezes, “ao armário”, por conta da dependência financeira? E os aspectos emocionais e psicológicos do envelhecimento, como se apresentam?

No Brasil, ainda são escassas as pesquisas diretamente relacionadas à saúde da população LGBT idosa, assunto que está sendo mais bem estudado nos Estados Unidos, num campo denominado gerontologia LGBT. Estudo encomendado pelo PSOL na Câmara aos consultores da Casa reúne alguns dados sobre este e outros aspectos, e está disponível para a imprensa.

Vale ressaltar a importância de se priorizar a coleta de dados e a realização de estudos acerca da população idosa LGBT no Brasil. A inexistência de dados oficiais sobre do tema deve servir de grande alerta. Sem eles, torna-se extremamente prejudicada a possibilidade de se conhecerem as condições de vida e as necessidades dessa parcela da população. Isso prejudica também a capacidade de desenvolver políticas públicas apropriadas.

 

‘Talk show’

Este ano será mantido o formato de talk show, com quatro rodadas trazendo nomes importantes como o ator e dançarino Bayard Tonelli (do antológico grupo Dzi Croquettes), o escritor João W. Nery (primeiro homem trans a passar pelo processo de transição no Brasil, ainda na década de 70), o antropólogo Carlos Eduardo Henning (pesquisador do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás), Rogério Pedro (fundador da ONG Eternamente Sou),  a advogada Margarida Pressburger (OAB-Rio),  a médica psiquiatra Kyola Vale e a médica infectologista Marcia Rachid entre outros (veja programação).

O seminário tem coordenação geral do deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), com apoio dos parlamentares Erika Kokay (PT/DF), Danilo Cabral (PSB/PE), Glauber Braga (PSOL/RJ), Alice Portugal (PCdoB/BA), Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Luiz Couto (PT/PB), Janete Capiberibe (PSB/AP), Angelim (PT/AC), Luiza Erundina (PSOL/SP), além dos senadores Lindbergh Farias (PT/RJ), Lídice da Matta (PSB/BA) e Marta Suplicy (PMDB/SP).

Os traslados e hospedagens dos convidados participantes do seminário são custeados pelas comissões de Seguridade Social e Família, Legislação Participativa, Direitos Humanos e Minorias, de Cultura e de Educação (todas na Câmara dos Deputados), e de Assuntos Sociais e Direitos Humanos (no Senado Federal) onde foram aprovados os requerimentos que viabilizam sua realização sob a chancela do Congresso Nacional.

 

SERVIÇO

XV Seminário LGBT do Congresso Nacional

Data: 6 de junho de 2018

Local: Auditório Nereu Ramos (Câmara dos Deputados)

Informações: (61) 3215-9836 / 3215-5646

 

Mais informações em

https://www.facebook.com/events/183156352343264/?ti=icl 


PSOL/PSOL/LID/POLIT
 3215-9836

Programação

06/06/2018 09:00 às 19:00 - Auditório Nereu Ramos. XV Seminário LGBT do Congresso Nacional: O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT

  • 09:00 - Cerimônia de Abertura
  • 10:30 - 1ª Rodada

    Por uma Justiça inclusiva: Dinâmica dos poderes Legislativo e Judiciário no âmbito dos direitos da população LGBT, Direito de Família (sucessão, previdência, adoção).

    Margarida Pressburger - Primeira representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU). É detentora do Prêmio Direitos Humanos 2012 e da medalha de Honra ao Mérito Austregésilo de Athayde, concedida pela instituição de defesa dos Direitos Humanos B´Na.Brith.
    Ana Brocanelo - advogada especialista em Direito de Família, Sucessões e Direito Homoafetivo. Seu escritório presta serviço a famílias e indivíduos LGBT do ponto de vista dos direitos de família, heranças e causas trabalhistas.
    Andrey Lemos - Presidente nacional da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT.

  • 13:30 - 2ª Rodada

    Nossos corpos e o envelhecimento: a trajetória das pessoas LGBTs no âmbito da saúde e do atendimento médico.

    Dra Kyola Vale – Médica psiquiatra pela Universidade de Brasília (UnB). Acolhe vítimas de violência e LGBTI em ambulatório de saúde mental. Parceira das lutas por despatologização e garantias de acesso aos cuidados integrais à saúde LGBTI. É a autora do projeto Atendimento LGBTI Humanizado.
    Ludgleydson Fernanades de Araújo - Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é pesquisador dos temas: Psicologia Social, Teoria das Representações Sociais; Psicologia do Envelhecimento, Psicogerontologia, Idosos/Velhice, Aspectos Psicossociais das Drogas, Aspectos Psicológicos da Prevenção ao HIV/AIDS, Homoafetividade e Pessoas LGBTT.
    João Nery – Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor universitário, psicoterapeuta e consultor em gênero e sexualidade, especializado em Sexologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE). Autor do livro Viagem Solitária: memórias de um transexual trinta anos depois (Leya, 2011). É o primeiro homem trans a se submeter a cirurgia de redesignação de gênero no Brasil.
    Marcia Rachid – Médica, mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Alergia e Imunologia Clínica pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Técnico Assessor para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos do Departamento de IST/Aids/Hepatites Virais do Ministério da Saúde. É uma das fundadoras do Grupo Pela Vida RJ.
    RaiCarlos Durans – Homem trans militante de direitos humanos, é conselheiro de saúde no município de Marituba (PA) e articulou para a criação do “processo transexualizador” do Ministério da Saúde no Estado do Pará.

  • 15:00 - 3ª Rodada

    Convivência familiar, moradias coletivas, violência e abandono: desafios de uma população que pode - mas não precisa - envelhecer na solidão.

    Rogério Pedro – Administrador de empresas, é o idealizador e presidente da ONG EternamenteSOU, fundada em 2017, para a implantação de serviços e projetos voltados ao atendimento psicossocial de pessoas idosas LGBTI60+ (idosa).
    Bayard Tonelli – Ator, poeta, tradutor, diretor de arte e coreógrafo, é um dos fundadores do histórico e antológico grupo artístico Dzi Croquettes. Participou de cerca de 25 longas-metragens e inúmeras curtas no cinema nacional, desempenhando as mais diferentes funções.
    Carlos Eduardo Henning - Antropólogo, professor no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É pesquisador do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade.
    Cláudio Ferreira – Jornalista da Rádio Câmara, apresentador e produtor do programa “Vida Longa”, sobre envelhecimento.

  • 16:30 - 4ª Rodada

    Sobreviver ao preconceito no mundo do trabalho: empregabilidade, formação, previdência e dignidade.

    Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt – Procurador do Trabalho, graduado em Direito pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso, especialista em Direito Constitucional pela Uniderp – Anhanguera e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Uniderp – Anhanguera. Criador do Projeto Transformando Vidas em Rondonópolis, que tem a finalidade de capacitar trabalhadoras trans em estética e empreendedorismo. Membro do Grupo de Trabalho do MPT responsável pela elaboração de Projeto Nacional de Empregabilidade para a População LGBT.

    Heliana Hemetério – Historiadora pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem especialização em Gênero, Raça e Sexualidade com foco na violência racista e homofóbica. É Conselheira Nacional de Saúde, Secretária de Direitos Humanos da ABGLT, membro da Rede de Mulheres Negras – PR e da Candace - Coletivo de Lésbicas Negras.
    Beth Fernandes – Especialista em Administração Educacional, Planejamento Educacional e Psicologia Clínica junguiana, mestre em Saúde Mental pela Universidade de Campinas (Unicamp), presidente do Fórum de Transexuais de Goiás e coordenadora da ASTRAL/GO.