Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos

Imagem do evento

A instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos ocorrerá no dia 17 de abril, às 8h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A Frente Parlamentar tem como propósito a recuperação e a defesa da Rede Lotérica, que constitui o maior canal de comercialização de loterias, gerando recursos para as mais diversas áreas de atuação governamental (esportas, cultura, lazer, segurança, etc.), bem como representando a única alternativa de inclusão bancária para a população que vive nãos periferias das cidades e nos rincões não atendidos pela rede bancária comercial.

FRENTE EM DEFESA DOS LOTÉRICOS SERÁ LANÇADA EM 17.04

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos será lançada em 17/04, às 8h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O grupo tem como proposta defender, no Congresso, a valorização das atividades das Casas Lotéricas e, ainda, discutir pautas importantes para a categoria. Entre os assuntos que devem ser tratados estão a renegociação dos valores pagos pelos serviços realizados como correspondentes bancários, a segurança das agências e a questão dos carros fortes. Estarão presentes no lançamento deputados, senadores, empresários lotéricos, dirigentes de Associações de classe e sindicatos patronais.

A Frente é presidida pelo deputado federal Weliton Prado (PROS-MG), que solicitou a criação do grupo. O parlamentar reforça ainda o fechamento das agências como outro ponto importante na discussão da Frente. “Em muitos municípios, as casas lotéricas representam a única alternativa para os serviços bancários, como recebimento do pagamento de contas, de salários, de aposentadorias, saques, benefícios sociais como seguro-desemprego, FGTS, Bolsa Família. É importante que a Caixa dê estrutura, respeite os contratos e negocie com os lotéricos”.

Hoje, no Brasil, estão em funcionamento 13 mil Casas Lotéricas, que geram 70 mil empregos diretos e atendem 120 milhões de pessoas. Nas cidades de pequeno e médio porte costumam ser a única estrutura disponível para a prestação de serviços bancários. Em alguns Estados, como apontam os lotéricos, fazem mais transações bancárias que as atividades de loterias.

A Frente parlamentar Mista denuncia graves dificuldades enfrentadas pela rede lotérica, que vão desde instabilidades e interrupções constantes no sistema, demora na manutenção dos terminais lotéricos, tabela de tarifas de repasse defasadas e a fragilidade da atividade – com imposições constantes de decisões da Caixa Econômica. “A nossa proposta é incentivar o diálogo entre a Caixa e os lotéricos e uma relação de trabalho justa, profissional, segura e com mais respeito ao trabalho dos lotéricos”, defende Weliton Prado.

Programação

17/04/2019 08:00 às 13:00 - Salão Nobre. Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos

  • 08:00 - Recepção dos convidados

    9h - 9h30 Composição da Mesa e abertura

    09h30 – 10h30 Apresentação – Problemas e
    Pautas dos Lotéricos (Dir. ALSPI)

    10h30 Inicio do brunch

    10h30 – 11h00 Depoimento - Presidência da Mesa
    (Dep. Weliton Prado)

    11h00 - 11h30 Depoimentos: Membros da Mesa Diretora
    (10 min cada)

    11h30 – 12h Depoimentos: Senadores,
    Deputados Federais, Lideranças lotéricas

    12h30 – 13h Fechamento dos trabalhos