Enquete da PEC 537/2006

Resultado

Resultado parcial desde 06/04/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 70 6%
Concordo na maior parte 7 1%
Estou indeciso 4 0%
Discordo na maior parte 16 1%
Discordo totalmente 1.150 92%

O que foi dito

Pontos mais populares

AS GUARDAS MUNICIPAIS REDUZEM EM MÉDIA 40% OS INDÍCES DE CRIMINALIDADE NAS CIDADES ONDE ATUAM, SENDO QUE, OS HOMICÍDIOS SÃO REDUZIDOS EM MAIS DE 30%. AS GUARDAS JÁ POSSUEM SUAS COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS BEM DEFINIDAS NO ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS E ESTÃO PRESENTES EM MAIS DE 1.400 MUNICÍPIOS E SOMAM MAIS DE 100 MIL AGENTES, OU SEJA, UMA FORÇA DE SEGURANÇA FUNDAMENTAL PARA GARANTIR O DIREITO SOCIAL DO CIDADÃO À SEGURANÇA PÚBLICA.

Reinaldo Monteiro 20/12/2024
171

Polícia ostensiva cabe à Polícia!! A guarda municipal já faz “policiamento ostensivo “ independente de haver autorização para isso ou não!! Há muito essa instituição deixou de ser uma guarda e faz cada vez mais o papel da polícia militar.

Aerson Souza 08/01/2019
28

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 38 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: A GCM é a polícia do futuro, como na maioria dos países desenvolvidos polícia e municipalizada PEC 57 JÁ.

    MANUEL FELIX DANTAS FILHO 05/01/2025
    0
  • Ponto negativo: Não a toa, milhares de policiais militares estão deixando suas instituições para ingressarem nas Guardas Municipais. Subordinar essas instituições aos inciumados oficiais das Polícias Militares, seria um retrocesso enorme na segurança pública.

    DAVI AUGUSTO DE MORAES SILVA 27/12/2024
    2
  • Ponto positivo: As Guardas Municipais já tem as leis 13041/2014 e a 11481/2023 nas quais já dão reconhecimentos a esses profissionais, embora faltam outras pec''s e pl''s serem discutidas no Congresso e no STF para dar autonomia suficiente para os munícipes legislarem a respeito da Segurança Pública. E não precisa serem"subordinados" a instituições do Estado que já ten seus agentes insatisfeitos e que muitos estão indo para as Gcm''s dos seus municípios!

    GERALDO MAGELA PINTO 27/12/2024
    1
  • Ponto positivo: A Guarda está aqui pra somar forças e é altamente capaz de se tornar polícia municipal.

    ALANA OLIVEIRA MACHADO 27/12/2024
    2
  • Ponto negativo: A enquete não explica o que determina o dispositivo constitucional que se quer alterar , o que se quer mudar e por quê . As pessoas podem estar votando não, sem saber que a constituição federal não dá poder de polícia para a guarda municipal e é isso que se pretende alterar. A guarda municipal tendo poder de polícia aumenta nossa sensação de segurança e é mais uma força que podemos contar em caso de necessidade. Muitas pessoas estão votando não sem saber.

    GRACE MARY RIBEIRO BEZERRA 26/12/2024
    2
  • Ponto positivo: O entendimento jurídico atual é que a constituição diferencia o poder de polícia da guarda não lhes sendo permitida a abordagem de segurança em caso de necessidade o que a torna a guarda municipal inócua e subutilizada. Esta Pec permite que se dê poder de polícia as guardas municipais aumentando nossa sensação de segurança . A vigilância tão somente pode ser exercida por câmeras de vigilância inteligentes. Precisamos de socorro imediato e assertividade em caso de necessidade.Eu apoio a pec!

    GRACE MARY RIBEIRO BEZERRA 26/12/2024
    1
  • Ponto negativo: O ente federativo tem autonomia em sua gestão, não cabendo subordinação. O que se discute hoje é a capacidade dos municípios legislarem sobre as atribuições de suas Guardas Municipais, quando atuam na segurança pública. Essa PEC é um retrocesso à segurança pública, sendo certo que está intrínseco o corporativismo, que busca monopólio das atividades de segurança.

    MARCOS LUIZ GONCALVES 24/12/2024
    10
  • Ponto positivo: A Guarda Municipal é a primeira barreira entre a criminalidade e a sociedade civil organizada , está preparada , armada e capacitada , tendo em sua maioria profissionais com formação em nível superior de ensino , realizando patrulhamento preventivo, as guardas municipais são as polícias municipais que têm desempenhado um excelente trabalho no combate a violência e o crime organizado nas cidades, estão mais próximas aos cidadãos.

    IGOR DA SILVA PAES BARRETO 24/12/2024
    7
  • Ponto negativo: As Guardas Municipais, reconhecidas como órgãos de segurança pública pela ADPF 995 e inseridas no artigo 144 da Constituição, foram integradas ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp) pela Lei nº 13.675/2018. O decreto presidencial reforçou sua autonomia e regulamentação. A PEC 537/2006, que propõe subordinação às polícias estaduais, é ultrapassada, afronta o pacto federativo e desrespeita a lógica descentralizadora do Susp, tornando-se incompatível com as normas atuais.

    WENDERSON MARTINS DIAS 23/12/2024
    8
  • Ponto negativo: A gestão da segurança pública é um dos principais instrumentos para melhorar a qualidade de vida do cidadão, contudo se o município perder a autonomia em gerir sua guarda municipal isso pode sobrecarregar a polícia militar podendo aumentar o índice de crimes e vitimização. O ideal seria a Guarda Municipal estar presente em ações complementares em harmonia com o estado e a união a fim de reduzir os crimes e os conflitos.

    FLAVIO MARCOS RIBEIRO 23/12/2024
    3
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. PL 1804/2015

    Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  6. PRL 1 CCJC => PL 8132/2014

    Parecer do Relator, Dep. Neto Carletto (AVANTE-BA).