A Educação Especializada é um direito das crianças e adolescentes e das famílias que optarem pela escola especializada. Na APAE que eu trabalho voluntariamente, temos crianças com autismo com nível de comprometimento gigantesco, que já tentaram estudar na escola regular e não se adaptaram.
Enquete do PDL 846/2025
Resultado
Resultado parcial desde 22/10/2025
| Opção | Participações | Percentual |
|---|---|---|
| Concordo totalmente | 836 | 95% |
| Concordo na maior parte | 4 | 0% |
| Estou indeciso | 1 | 0% |
| Discordo na maior parte | 1 | 0% |
| Discordo totalmente | 42 | 5% |
O que foi dito
Pontos mais populares
A escola regular não tem estrutura e suporte para atender essas crianças.
Todos os pontos levantados pelos usuários
Exibindo resultados 1 a 10 de 18 encontrados.
Baixar-
Ponto positivo: Infelizmente sofremos de uma escassez de pensamentos lógicos; O que quero dizer com isso é que, uma escola normal, mesmo que passem por uma adaptação, seria extremamente abaixo da eficiência de uma escola especial com profissionais formados para lecionar a educação especial. Adaptação é extremamente razo comparado a formação em questão de preparo e principalmente em conhecimento.
TERCIRIO SATHLER SIMAO 08/11/20250 -
Ponto positivo: Vejo que as pessoas que estao votando para sustar o Decreto, não leram o texto. Não há qualquer menção ao fechamento das escolas especializadas. Há, sim, previsão de treinamento especializado para professores e psicólogos nas escolas. A presença da criança com deficiência nas escolas, a socialização, pode ser extremamente benéfica. Assim, como é hoje, a criança frequentará a escola especializada no contraturno.
IZAULINA DAMAZIO RODRIGUES 07/11/20251 -
Ponto positivo: Sou professor, autista, pai de duas autistas, uma nível 3 e conheço bem a realidade da educação inclusiva brasileira e garanto que as escolas não possuem e, mesmo fazendo inúmeras adaptações, não estarão aptas a receber as pessoas que apresentam um nível de manejo mais elevado, como a minha filha nivel 3 de suporte. Ela necessita de uma escola especializada que trabalhe preferencialmente as demandas que ela precisa para se desenvolver. Portanto, não ao fechamento das escolas especializadas.
FRANCISCO ENES CLAUDIO RODRIGUES 06/11/20251 -
Ponto negativo: A inclusão existe apenas no papel, as escolas não tem nem o mínimo para oferecer, a educação não é inclusiva, meu filho nem fala e esta no terceiro ano? Oque ele aprendeu? Empurrar com a barriga não é inclusão.
MARCELA DAMIAO MORETTI LEHKYJ 04/11/20252 -
Ponto negativo: O que mais se percebe é a falta de qualificação adequada dos profissionais da escola regular, com conhecimento muito superficial para demandas tão sérias. A escola precisaria se tornar também uma instituição de saúde, não apenas escolar. Outro ponto negativo é que a real inclusão não acontece. A maioria das crianças com deficiência sofrem exclusão dentro das escolas regulares.
LUCIANA DE FATIMA LEPECO ROCHA 03/11/20252 -
Ponto positivo: As escolas especializadas respeitam realmente as diferentes deficiências, buscando equidade e qualidade nos atendimentos prestados, desde a equipe pedagógica até o corpo clínico.
LUCIANA DE FATIMA LEPECO ROCHA 03/11/20252 -
Ponto positivo: Preserva o direito a escolha da família, protege a continuidade das instituições especializadas, evita implementação imediata de uma política sem ampla participação social, evita mudanças bruscas e insegurança operacional nas redes, garante que inclusão não vire “inclusão obrigatória sem condições e defende o modelo de dupla oferta.
GABRIELA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA 02/11/20252 -
Ponto negativo: Retrocesso ou estagnação de políticas inclusivas; Insegurança jurídica e institucional; Possível limitação da escolha para famílias ou alunos. Impacto orçamentário e operacional; Risco de reforçar segregação ou exclusão; Desafio do diálogo e participação social;
GABRIELA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA 02/11/20250 -
Ponto negativo: O decreto não dá a importância necessária a especialização para ocupar o cargo de professor de AEE, tornando o profissional sem o conhecimento necessário para a sua atuação.
ELOIZA CRISTINA DE FREITAS 02/11/20250 -
Ponto negativo: Tirar a liberdade da família decidir o que é melhor. Tirar o deficiente do ambiente que e acolhido para sofrer exclusão, em salas isoladas, sem o necessário para o deficiente As pessoas com deficiência necessitam de muita atenção, profissional especializado. Local apropriado para evitar constrangimentos em suas necessidades, na alimentação, na higiene, nas necessidades fisiológicas.
CASSIA MARIA SCHIMIDT ROLLEIRA 02/11/20252