Enquete do PDL 846/2025

Resultado

Resultado parcial desde 22/10/2025

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 836 95%
Concordo na maior parte 4 0%
Estou indeciso 1 0%
Discordo na maior parte 1 0%
Discordo totalmente 42 5%

O que foi dito

Pontos mais populares

A Educação Especializada é um direito das crianças e adolescentes e das famílias que optarem pela escola especializada. Na APAE que eu trabalho voluntariamente, temos crianças com autismo com nível de comprometimento gigantesco, que já tentaram estudar na escola regular e não se adaptaram.

MARIETA BARBOSA DE ALMEIDA ASSIS 01/11/2025
14

A escola regular não tem estrutura e suporte para atender essas crianças.

GLAUCIA DE FRANCA BORGES 01/11/2025
2

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 18 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Infelizmente sofremos de uma escassez de pensamentos lógicos; O que quero dizer com isso é que, uma escola normal, mesmo que passem por uma adaptação, seria extremamente abaixo da eficiência de uma escola especial com profissionais formados para lecionar a educação especial. Adaptação é extremamente razo comparado a formação em questão de preparo e principalmente em conhecimento.

    TERCIRIO SATHLER SIMAO 08/11/2025
    0
  • Ponto positivo: Vejo que as pessoas que estao votando para sustar o Decreto, não leram o texto. Não há qualquer menção ao fechamento das escolas especializadas. Há, sim, previsão de treinamento especializado para professores e psicólogos nas escolas. A presença da criança com deficiência nas escolas, a socialização, pode ser extremamente benéfica. Assim, como é hoje, a criança frequentará a escola especializada no contraturno.

    IZAULINA DAMAZIO RODRIGUES 07/11/2025
    1
  • Ponto positivo: Sou professor, autista, pai de duas autistas, uma nível 3 e conheço bem a realidade da educação inclusiva brasileira e garanto que as escolas não possuem e, mesmo fazendo inúmeras adaptações, não estarão aptas a receber as pessoas que apresentam um nível de manejo mais elevado, como a minha filha nivel 3 de suporte. Ela necessita de uma escola especializada que trabalhe preferencialmente as demandas que ela precisa para se desenvolver. Portanto, não ao fechamento das escolas especializadas.

    FRANCISCO ENES CLAUDIO RODRIGUES 06/11/2025
    1
  • Ponto negativo: A inclusão existe apenas no papel, as escolas não tem nem o mínimo para oferecer, a educação não é inclusiva, meu filho nem fala e esta no terceiro ano? Oque ele aprendeu? Empurrar com a barriga não é inclusão.

    MARCELA DAMIAO MORETTI LEHKYJ 04/11/2025
    2
  • Ponto negativo: O que mais se percebe é a falta de qualificação adequada dos profissionais da escola regular, com conhecimento muito superficial para demandas tão sérias. A escola precisaria se tornar também uma instituição de saúde, não apenas escolar. Outro ponto negativo é que a real inclusão não acontece. A maioria das crianças com deficiência sofrem exclusão dentro das escolas regulares.

    LUCIANA DE FATIMA LEPECO ROCHA 03/11/2025
    2
  • Ponto positivo: As escolas especializadas respeitam realmente as diferentes deficiências, buscando equidade e qualidade nos atendimentos prestados, desde a equipe pedagógica até o corpo clínico.

    LUCIANA DE FATIMA LEPECO ROCHA 03/11/2025
    2
  • Ponto positivo: Preserva o direito a escolha da família, protege a continuidade das instituições especializadas, evita implementação imediata de uma política sem ampla participação social, evita mudanças bruscas e insegurança operacional nas redes, garante que inclusão não vire “inclusão obrigatória sem condições e defende o modelo de dupla oferta.

    GABRIELA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA 02/11/2025
    2
  • Ponto negativo: Retrocesso ou estagnação de políticas inclusivas; Insegurança jurídica e institucional; Possível limitação da escolha para famílias ou alunos. Impacto orçamentário e operacional; Risco de reforçar segregação ou exclusão; Desafio do diálogo e participação social;

    GABRIELA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA 02/11/2025
    0
  • Ponto negativo: O decreto não dá a importância necessária a especialização para ocupar o cargo de professor de AEE, tornando o profissional sem o conhecimento necessário para a sua atuação.

    ELOIZA CRISTINA DE FREITAS 02/11/2025
    0
  • Ponto negativo: Tirar a liberdade da família decidir o que é melhor. Tirar o deficiente do ambiente que e acolhido para sofrer exclusão, em salas isoladas, sem o necessário para o deficiente As pessoas com deficiência necessitam de muita atenção, profissional especializado. Local apropriado para evitar constrangimentos em suas necessidades, na alimentação, na higiene, nas necessidades fisiológicas.

    CASSIA MARIA SCHIMIDT ROLLEIRA 02/11/2025
    2
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  3. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.

  6. PL 5893/2025

    Cria o Plano Especial de Cargos e o Quadro Suplementar do Ministério da Educação.