Enquete do PL 2456/2025

Resultado

Resultado parcial desde 21/05/2025

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 1.503 97%
Concordo na maior parte 39 3%
Estou indeciso 1 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 5 0%

O que foi dito

Pontos mais populares

Olá, isso valorizará a classe, pois já tem anos que nem si quer cumpre o piso nacional de 2 salários mínimos! A categoria é de extrema importância para a sociedade! Podem ver que qualquer médico não consegue dar um diagnóstico para o paciente sem antes pedir um raio-x ou qualquer outro exame por imagem! Então é mais do que Justo valorizar a categoria! Obrigado pelo apoio Deputado federal! Espero que todos apóiem a causa! ??

CLAUDEMIR DE SOUZA NOBREGA 06/07/2025
86

Um ponto negativo dessa PL é o "Art. 3º Nenhum Técnico em Radiologia poderá receber salário inferior ao estabelecido nesta Lei, salvo quando houver previsão mais favorável em convenção coletiva, acordo coletivo de trabalho ou estatuto de servidor público." Isso dá margem a que muitos profissionais da radiologia ganhem um salário inferior ao que essa PL visa estabelecer. Deveria ser: "Art. 3º Nenhum Técnico em Radiologia poderá receber salário inferior ao estabelecido nesta Lei."

TAMARA DA SILVA NEMETH 07/07/2025
55

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 47 encontrados.

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  • Ponto negativo: *Ponto Negativo:* - Falta de Diferenciação por Complexidade: pode desincentivar especializações e contratações para áreas complexas. - Perda de Sinalização por Qualificação: falta de reconhecimento financeiro pode desmotivar técnicos em áreas complexas. - Risco de Desigualdade Interna: ausência de diferenciação pode criar desigualdades entre técnicos de áreas complexas e menos complexas.

    CECILIO CARLOS DA CRUZ MACHADO 13/11/2025
    0
  • Ponto negativo: Ponto positivo — Valorização e redução de desigualdades Se o PL for aprovado sem diferenciação por complexidade, o efeito prático é que todos os técnicos (independente da subárea) terão uma base salarial muito mais alta do que a média atual do meu Estado - Bahia. Vantagem prática: eleva imediatamente o piso para o conjunto da categoria, reduzindo desigualdades regionais e dando maior poder aquisitivo

    CECILIO CARLOS DA CRUZ MACHADO 13/11/2025
    0
  • Ponto negativo: Nada contra biomédicos mas não concordo deles fazerem parte da radiologia onde eles não estudam o tanto que a grade pede , até recepcionista fazem no trabalho em alguns exames como a densitometria, não tem fiscalização, no serviço privado então , total descaso com nossa carga horária e salário, enfim já passou da hora de mudar e nos valorizar , que não somos apertadores de botões , vai muito além disso , muito estudo , dedicação e amor a profissão e empatia pelo próximo.

    ALESSANDRA DE CASSIA BARROS 13/11/2025
    0
  • Ponto positivo: Além de trabalharmos com o que gostamos , é uma constante estarmos nos aperfeiçoando em cursos que não são baratos , somos os olhos dos médicos , com esse laudo a distância então os desafios aumentaram , portando nada mais justo termos nossos direitos assegurados .

    ALESSANDRA DE CASSIA BARROS 13/11/2025
    0
  • Ponto negativo: É lamentável ter que lutar por esse direito, mas tenho fé que os envolvidos atenderão a nossa causa.

    JEAN NASCIMENTO SANTOS 13/11/2025
    0
  • Ponto positivo: Valorizar o profissional de radiologia por meio de uma remuneração justa!

    JEAN NASCIMENTO SANTOS 13/11/2025
    0
  • Ponto negativo: Não especifica sobre insalubridade e sobre a ressonância magnética.

    PALOMA SANTOS SENA 13/11/2025
    0
  • Ponto positivo: Sem radiologia não há diagnóstico por imagem, vamos pra cima técnicos e tecnólogos

    MARILENE DA SILVA REIS 13/11/2025
    1
  • Ponto negativo: Isso por outro lado vai limitar ainda mais a realização de concursos públicos, reduzida ainda mais o quadro desses profissionais nas unidades e sobrecarregando os que já estão trabalhando.

    EDNILTON JOSE DE SANTANA 13/11/2025
    0
  • Ponto positivo: Já passou da hora de valorizar essa classe tão importante na saúde e até na economia do planeta, essa PL veia para pontuar essa importância.

    EDNILTON JOSE DE SANTANA 13/11/2025
    1
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Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 38/2025

    A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25), é estruturada em quatro eixos que buscam: promover a eficiência na administração pública, com metas e resultados; assegurar o direito à inclusão digital, por meio do governo eletrônico; profissionalizar e reestruturar as carreiras no Poder Executivo; e eliminar privilégios, como a aposentadoria compulsória de juízes, promotores e procuradores. As normas alcançam não apenas a administração federal, como também o serviço público de estados e municípios. O objetivo é combater problemas na administração pública que limitam a efetividade das políticas públicas. "Persistem problemas de natureza sistêmica: baixa maturidade da governança pública, ausência de mecanismos vinculantes de gestão por resultados, fragmentação de carreiras e estruturas, manutenção de privilégios incompatíveis com o interesse público e falta de integração tecnológica", analisam os autores da PEC, na justificativa que acompanha o texto. Gestão A PEC institui mecanismos de planejamento estratégico para resultados, com a celebração de acordos de resultados e avaliação periódica de desempenho. O acordo de resultados deve definir objetivos e metas institucionais a serem alcançadas em cada ano. Periodicamente, haverá avaliação de objetivos e metas por equipes e individuais. A avaliação de desempenho será utilizada como critério para progressão funcional, nomeação para cargos em comissão, designação para funções de confiança e pagamento de bônus de resultado. Os critérios da avaliação devem ser objetivos e transparentes, levando em conta circunstâncias institucionais e condições pessoais que possam comprometer o desempenho do servidor. Um colegiado poderá reavaliar o servidor, que terá direito a contraditório e ampla defesa. Bonificação por resultado O bônus de resultado terá o limite anual de até duas remunerações, podendo alcançar até quatro remunerações para quem ocupar cargos em comissão e funções de confiança estratégicos. O pagamento será anual, realizado em parcela única. Os recursos para pagar o bônus não podem exceder o valor gasto com gratificações natalinas, 13º salário ou verbas de natureza equivalente recebidas no ano anterior por agentes públicos em atividade. Em até 180 dias após a posse, governadores e prefeitos deverão divulgar o planejamento estratégico para resultados, com objetivos e metas para todo o mandato. O planejamento deve orientar os acordos de resultados, com metas e objetivos para cada ano. As metas e os objetivos devem estar vinculados à qualidade dos serviços públicos. "Nesse contexto, ao impor a elaboração de planejamento estratégico focado em problemas concretos da população e em resultados mensuráveis, a PEC assegura que os recursos públicos sejam alocados em iniciativas com maior retorno social, fortalecendo a capacidade estatal", explicam os autores da proposta. Inclusão digital O Plano Nacional de Governo Digital, com duração de dez anos, vai definir projetos e ações para o domínio de tecnologias digitais e de inteligência artificial, exercício soberano da governança digital e segurança cibernética, entre outras metas. Todos os entes federativos passam a ter obrigação de: garantir a interoperabilidade de dados e sistemas; manter identificação única nacional segura; assegurar rastreabilidade e registro digital de todos os atos administrativos; integrar canais físicos e digitais de atendimento; adotar padrões de segurança cibernética e proteção de dados. Os prestadores de serviços públicos deverão compartilhar com o Poder Público informações sobre os serviços prestados e dados dos usuários necessários para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A proposta ainda inclui a erradicação do analfabetismo digital entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). "No Brasil, essa transformação permitirá redução de custos operacionais, maior transparência e ampliação do acesso a serviços públicos – especialmente para populações em áreas remotas ou com mobilidade reduzida", justificam os autores. Carreiras A proposta determina a reestruturação do quadro de pessoal, pela eliminação de sobreposições de atribuições e reorganização das carreiras, com a priorização de carreiras transversais aptas a atuar em diversos órgãos e entidades. Os níveis remuneratórios devem ser definidos em uma tabela única de acordo com o grau de complexidade das atribuições. Cargos em comissão terão seleção preferencial por processo seletivo. Novos concursos públicos só poderão ser realizados após dimensionamento prévio da força de trabalho. Decreto presidencial poderá extinguir funções ou cargos públicos desnecessários ou obsoletos, assegurando o aproveitamento do servidor público estável que ocupar essas posições. Atualmente, a Constituição Federal apenas permite a extinção de função ou cargos públicos por decreto quando essas posições estão vagas. As carreiras devem ter no mínimo 20 níveis para alcançar o topo. Cada progressão ou promoção deve levar no mínimo um ano. Com isso, um funcionário público deverá levar no mínimo 20 anos para chegar ao nível final da carreira. A remuneração ou subsídio inicial de cada carreira deve ser de até a metade do valor do último nível da carreira. A única exceção está nas carreiras que tenham remuneração final de até quatro salários mínimos, o que equivale a R$ 6.072 no valor de 2025. Os autores destacam os esforços para reduzir a fragmentação da gestão de pessoal. Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 43 Planos de Cargos e Carreiras, 121 Carreiras e mais de 2 mil cargos distintos. "Essa configuração gera ineficiência, dificulta a realocação de servidores para áreas prioritárias e eleva os custos de folha de pagamento", analisam os autores da PEC. Combate a privilégios A PEC veda uma série de vantagens para detentores de cargos, funções e empregos públicos, incluindo detentores de mandato eletivo. Entre as regras, as férias deverão ter até 30 dias, com a exceção de professores e profissionais de saúde expostos a fatores de risco que justifiquem períodos maiores. Funcionários não podem receber folgas ou qualquer tipo de licença ou verba com a finalidade de compensar acumulação de função ou trabalho excedente. Não é permitido aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos, inclusive por meio de lei. Aposentados e pensionistas não podem receber verba remuneratória com base em desempenho. Verbas indenizatórias devem compensar despesas efetivas de agentes públicos exercendo suas atribuições. Elas não podem ter pagamento rotineiro e permanente, ou ser concedidas sem distinção à totalidade ou à maioria dos integrantes de categorias ou carreiras. A exceção é o auxílio alimentação, saúde e transporte. Estes auxílios devem somar apenas até 10% da remuneração ou subsídio. O pagamento retroativo só pode ocorrer por decisão judicial transitada em julgado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não poderão instituir qualquer verba remuneratória ou indenizatória ou conceder aumento de remuneração ou de parcela indenizatória, inclusive com efeitos retroativos. A PEC veda a concessão de aposentadoria compulsória a magistrados ou membros do Ministério Público como sanção pela prática de infração disciplinar. Em caso de faltas graves, os juízes devem ser punidos com perda do cargo, demissão ou equivalente. Segundo a proposta, os juízes somente perderão o cargo com sentença judicial transitada em julgado; por deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, após processo administrativo disciplinar; ou por deliberação do CNJ. A proposta ainda limita, a 50% do total dos encargos legais, o pagamento a advogados públicos de honorários de sucumbência e parcela de encargos legais incidentes em ações judiciais da União, de estados e municípios. Não será possível usar esses recursos para fundos ou entidades privados ou para pagar verbas indenizatórias. Municípios A proposta estabelece limites de gastos para municípios deficitários, em que as despesas para custeio da administração superam a receita corrente líquida, sem levar em conta as transferências a receber. Essas prefeituras poderão ter no máximo entre cinco secretarias, caso os municípios tenham até 10 mil habitantes, ou até dez secretarias, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Os prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios deficitários também terão limites de salário, de acordo com o tamanho da cidade: 30% do subsídio do governador do estado, para municípios de até 10 mil habitantes; 40% do subsídio do governador do estado, para municípios de 10.001 a 50 mil habitantes; 50% do subsídio do governador do estado, para municípios de 50.001 a 100 mil habitantes; 60% do subsídio do governador do estado, para municípios de 100.001 a 300 mil habitantes; 70% do subsídio do governador do estado, para municípios de 300.001 a 500 mil habitantes; 80% do subsídio do governador do estado, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Também haverá limites para gastos de câmaras de vereadores e tribunais de Contas. Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição

  2. PL 2456/2025

    Estabelece o piso salarial nacional para os Técnicos em Radiologia, nos termos desta Lei, aplicável a todos os vínculos empregatícios formais em estabelecimentos públicos ou privados de saúde e diagnóstico por imagem, em todo o território nacional.

  3. PDL 848/2025

    Susta, nos termos do art. 49, inciso V, da Constituição Federal, os efeitos das Resoluções RDC nº 56, de 9 de novembro de 2009 e Resolução RE nº 1.260 de 1 de abril de 2025 ambos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

  4. PDL 3/2025

    Susta os efeitos da Resolução nº 258, de 23 de dezembro de 2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

  5. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  6. PL 4704/2025

    Altera a Lei nº 7.957, de 22 de fevereiro de 1989, para dispor sobre o período de afastamento para recontratação dos agentes temporários ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).