Enquete da PEC 8/2025

Resultado

Resultado parcial desde 25/02/2025

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 97.432 97%
Concordo na maior parte 1.977 2%
Estou indeciso 30 0%
Discordo na maior parte 92 0%
Discordo totalmente 554 1%

O que foi dito

Pontos mais populares

Só compreende o peso incessante da escala 6x1 quem trabalha nesse regime. São horas a fio de transporte até o trabalho, fora as 8h de trabalho propriamente dito. Não há vida. Queremos vida além do trabalho!

VINICIUS HERDY MOURA 25/02/2025
12120

Possivelmente haverá empresas que se aproveitarão desta pauta para gerar ondas de desemprego. Mas o mercado se equilibra.

VINICIUS HERDY MOURA 25/02/2025
3648

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 982 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Eu acho que a escala 4x3 é muito radical a escala 5x2 é mais eqilibrada.

    JADER DOS SANTOS CORREIA 15/12/2025
    0
  • Ponto positivo: Eu concordo com a escala 5x2 é mais plausível.

    JADER DOS SANTOS CORREIA 15/12/2025
    0
  • Ponto positivo: O maior índice de depressão se origina dessa carga exaustiva onde, nos sentimos incapazes de lidar com nossa casa, nossos filhos e nossos problemas. O brasil tem milhões de pessoas trabalhando atualmente, em nada vai afetar o nosso âmbito trabalhista. Só quem discorda são empresários e pessoas que não atuam com essa escala que nos adoece a cada dia. O Brasil está se tornando pioneiro em doenças como a síndrome de Burnout, tem que acabar com essa escala o mais rápido possível. #FIMDAESCALA6X1

    JULIANA IDALINO SILVA 13/12/2025
    2
  • Ponto negativo: Ineficiente e prejudicial ao trabalhador. Haverá redução salarial e adoção de jornada dupla de trabalho, onde os trabalhadores irão ter dois ou mais empregos para completar a renda, aumentando a jornada para 7x0. O caminho seria a flexibilização da escala por setores, sem imposição de carga reduzida.

    FERNANDO VICENTE BATISTA 06/12/2025
    1
  • Ponto positivo: É muito importante para nós trabalhadores, o fim 6x1, teremos poder de decisão, não ficaremos refém de trabalhos ruins??. #liberdade.

    JOILSON XAVIER PEREIRA LIMA 05/12/2025
    1
  • Ponto positivo: Super Salários, benefícios dos parlamentares, aí não quebra o país né?! O governo sempre lucra dos trabalhadores e empregadores, impostos, encargos etc... tantas coisas, se facilitar para os empresários também aí fica bom para ambas as partes! 5x2 36h semanais já seria bom avanço! Sem redução salarial, cortem da própria carne. São milhões de Trabalhadores que não aguentam mais, isso não é projeto partidário! Escala 6x1 é desumano, 8h de trabalho fora ônibus, 1 dia mal dá para descansar! E Famil

    JOSUE FRANCISCO DA SILVA NETO 04/12/2025
    2
  • Ponto positivo: Eu apoio o fim da escala 6x1.

    LUANA CARMEN DE CASTILHOS 02/12/2025
    1
  • Ponto positivo: Tecnologia e automação aceleraram a produção mas essa nova realidade gerou apenas demissões e lucro. O empresariado DEVE À SOCIEDADE BRASILEIRA E AOS TRABALHADORES a repartição dos benefícios da tecnologia. Não à desumana escala 6x1. Jornada de 36 horas semanais novo padrão nacional, sem perda de salário.

    SABRINA HENRIQUE ALMEIDA DALL ACQUA 11/11/2025
    8
  • Ponto positivo: Quando ocorreu a redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais, também houve amplo debate e argumentos de que tal mudança poderia gerar prejuízos à economia. No entanto, o discurso não se sustentou na prática: a economia continuou funcionando, empresas se adaptaram e o país seguiu seu desenvolvimento. Da mesma forma, não há razão para afirmar que a economia “irá parar” caso seja aprovado o fim da escala 6x1.

    VANDERLEIA TAFFAREL DE ANDRADE 28/10/2025
    8
  • Ponto positivo: Essa lei poderá regulamentar as folgas, prevenindo o trabalho análogo a escravidão que temos em empresas que "compram" os nossos dias de folga dizendo que é obrigatório. Estou torcendo por isso, torço pelo Governo federal!

    SARAH RODRIGUES SCHITINI NORONHA 22/10/2025
    7
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. PL 1804/2015

    Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  6. PRL 1 CCJC => PL 8132/2014

    Parecer do Relator, Dep. Neto Carletto (AVANTE-BA).