A exibição do filme Ainda Estou Aqui na educação básica é essencial para que os estudantes compreendam a Ditadura Militar e seus impactos. Conhecer a história evita que erros do passado se repitam, fortalecendo a democracia e o pensamento crítico. Lembrar é um ato de resistência, garantindo que as novas gerações valorizem os direitos humanos e a liberdade. Esse debate na escola forma cidadãos conscientes e engajados na defesa da justiça e da memória histórica.
Enquete do PL 338/2025
Resultado
Resultado parcial desde 07/02/2025
| Opção | Participações | Percentual |
|---|---|---|
| Concordo totalmente | 8 | 57% |
| Concordo na maior parte | 0 | 0% |
| Estou indeciso | 0 | 0% |
| Discordo na maior parte | 1 | 7% |
| Discordo totalmente | 5 | 36% |
O que foi dito
Pontos mais populares
Tira a autonomia dos professores de exibirem o filme que preferirem
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Ponto positivo: A Ditadura foi um fato histórico do Brasil, ou seja, é Historia do Brasil. Por isdo, merece ser contado através de todas as formas, além dos livros, às gerações futuras. Na era tecnológica que vivemos, o filme baseado em fatos reais e uma excelente proposta.
MARLI DA SILVA CRUZ 14/03/20250 -
Ponto negativo: Isso cheira a uma tentativa de doutrinação ideológica. Na disciplina curricular de História já deve ser abordado e promovido um debate sobre esse assunto, mas em meio ao contexto geopolítico daquele momento, numa visão ampla e conscientizadora de que atos extremos não trazem soluções boas para a Nação. Nem de um lado e nem do outro. O que precisamos, na verdade, é ensinar,desde o seio da família até a escola, o respeito e o equilíbrio na convivência social. Pregação ideológica nas escolas não
PAULO ROSA DA SILVA 14/03/20250 -
Ponto positivo: É preciso reforçar para as novas gerações o horror que foi o período nefasto da ditadura. Para que não seja esquecido e jamais repetido.
ANDRE LUIS CALAZANS POLO NORTE 12/03/20251 -
Ponto positivo: A exibição do filme Ainda Estou Aqui na educação básica é essencial para que os estudantes compreendam a Ditadura Militar e seus impactos. Conhecer a história evita que erros do passado se repitam, fortalecendo a democracia e o pensamento crítico. Lembrar é um ato de resistência, garantindo que as novas gerações valorizem os direitos humanos e a liberdade. Esse debate na escola forma cidadãos conscientes e engajados na defesa da justiça e da memória histórica.
CASSIA LUCE DE LIMA BARBOSA 12/03/20251 -
Ponto negativo: A lei não dispõe como as escolas teriam acesso legal ao filme, visto que ele é protegido por medidas de direito intelectual/autoral.
HUGO GONCALVES FERNANDES 13/02/20250 -
Ponto negativo: A forma como a lei foi escrita faria com que o mesmo aluno assistisse ao filme e fizesse atividades relativas a ele ao menos 3 vezes, o que com certeza gerará descontentamento no corpo discente e comprometimento da efetividade da medida.
HUGO GONCALVES FERNANDES 13/02/20250 -
Ponto negativo: A lei é redundante na medida em que a LDB, desde 2014, em seu artigo 26 já prevê a exibição de filmes em toda a educação básica, devendo ser prerrogativa do professor e da escola qual obra cinematográfica exibir de forma a contemplar os interesses/necessidades locais.
HUGO GONCALVES FERNANDES 13/02/20250 -
Ponto negativo: O filme não foi feito pelo governo, mas por uma entidade privada específica, transgredindo princípios isonômicos.
HUGO GONCALVES FERNANDES 13/02/20250 -
Ponto negativo: A lei é extremamente específica ao beneficiar apenas 1 filme, o que deve ser evitado
HUGO GONCALVES FERNANDES 13/02/20250 -
Ponto negativo: Tira a autonomia dos professores de exibirem o filme que preferirem
HUGO GONCALVES FERNANDES 13/02/20251