Enquete da PEC 2/2025

Resultado

Resultado parcial desde 06/02/2025

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 34 17%
Concordo na maior parte 9 5%
Estou indeciso 2 1%
Discordo na maior parte 10 5%
Discordo totalmente 143 72%

O que foi dito

Pontos mais populares

O Brasil precisa passar por uma atualização administrativa.

JOSE LUIZ DA SILVA 07/02/2025
12

É uma medida oportunista, que desequilibra a democracia, por concentrar poder em deputados, que na maioria das vezes agem em prol dos interesses pessoais e dos grupos que sustentam seu cargo, com pouco compromisso com o desenvolvimento do país e o bem-estar do povo. Apesar do fim da monarquia, a formação histórica do Brasil, seu tamanho e diversidade exigem uma figura que exerça coesão, possa definir os rumos do Estado, gerir a administração federal e vetar projetos de lei.

JUVANI LAGO SATURNO 10/02/2025
30

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 26 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: O povo deve ser consultado por um plebiscito, se não for assim, é um novo modelo de GOLPE. O congresso já consegue sequestrar 50 bilhões do orçamento e SE RECUSA dar transparência, mas o presidente tem q detalhar os " gastos" Votem sobre o fim da escala 6x1 já que agora os senhores terão 1x6! Votem sobre o fim dos supersalários e todos penduricalhos do congresso e do judiciário! Isenção de IR pra quem ganha até 5k e colocar quem ganha acima de 50k / dividendos pra pagar IR SEM ANISTIA !

    KARIN RASP 19/02/2025
    1
  • Ponto negativo: Sinto que essa pec fará muito atrito entre o executivo e o congresso, onde a maioria com congresso irá querer alguém que o represente, e o executivo não irá aceitar. Com a câmara tendo mais poder assim colocando alguém no executivo, criando mais atrito com o presidente e o primeiro ministro. Já que o primeiro ministro com quase total certeza que será escolha da Câmara. Por fim isso será irá cria muita guerra entre o próprio executivo por dentro e o congresso.

    CESAR FAUSTINO DE PAULA 18/02/2025
    1
  • Ponto negativo: A PEC em questão contraria a vontade popular dado que a maioria do povo brasileiro já optou em Plebiscito pelo PRESIDENCIALISMO. A proposta de PEC desequilibra a harmonia entre os 3 Poderes, e sugere o voto distrital, adotado pelos EUA, sendo que esse tipo de voto não garante a eleição do candidato mais votado pelos eleitores americanos. Até mesmo a definição da data para posse do presidente na proposta segue os moldes estadunidenses. Nosso modelo de eleição e tripartição já é suficiente.

    JULLIANA CUTOLO TORRES 17/02/2025
    3
  • Ponto negativo: Art. 80. Compete privativamente ao Presidente da República: dissolver a Câmara dos Deputados, na hipótese de grave crise política e institucional, ouvido o Conselho da República e o Conselho de Defesa, e convocar eleições extraordinárias em sessenta dias; Uma PEC que cria a possibilidade da câmara ser dissolvida pelo presidente da república não parece coerente se falando de uma democracia. Sendo que ainda dependerá de análise de Ministros indicados pelo presidente.

    PAULO CESAR RODRIGUES DA ROSA JUNIOR 14/02/2025
    1
  • Ponto negativo: A Matéria da Câmara: "No semipresidencialismo, o presidente da República continuaria a ser eleito por meio do voto direto majoritário, mas dividiria o poder com um primeiro-ministro. Este seria escolhido entre os deputados, indicado pelos partidos com maioria na Câmara." E a PEC está em discordância. 80. Compete privativamente ao Presidente da República: I — nomear e exonerar o Primeiro Ministro e, por proposta deste, os Ministros de Estado;

    PAULO CESAR RODRIGUES DA ROSA JUNIOR 14/02/2025
    2
  • Ponto negativo: Irá ter atritos entre os políticos eleitos pelas máquinas. Eles são bem vaidosos e não aceitarão muitas opiniões. Fora que será mais um para o pagador de impostos sustentar.

    ALAN BARBOSA LOYOLA 14/02/2025
    3
  • Ponto negativo: Mais um mecanismo para rebater a democracia no país, especialmente após as eleições de 2022 que a extrema direita não aceita a derrota. Artimanha para terem mais poderes, indo contra a vontade da maioria da população. Vê-se que não houve esse tipo de movimento em 2018. Deixem presidentes eleitos democraticamente governarem, independente do lado!

    LETICIA CARVALHO LACERDA 14/02/2025
    6
  • Ponto positivo: Ao contrário do que muitos acreditam, o sistema semipresidencialista não concentra os poderes do Executivo na Legislatura do país. Isso significa que o Parlamento não irá mandar no país! Como exemplo, cito o modelo do sistema semipresidencialista francês que, apesar de ser dual, ainda dispõe amplos poderes de moderação ao chefe de Estado (Presidente da República), que por sua vez também pode responder à suprema corte. Esse é o sistema que deveríamos seguir. O sistema da Democracia!

    WESLEY HENRIQUE BEIRA DA SILVA 13/02/2025
    1
  • Ponto positivo: O que precisamos é de total transparência no uso dos recursos públicos para impedir o roubo e o mal uso dos mesmos. O semipresidencialismo proposto aumenta ainda mais o poder do parlamento que já está usurpando o executivo com o montante astronômico de emendas que está retirando dos cofres públicos e se negando a dar transparência no seu uso. O parlamento brasileiro está precisando de uma intervenção da justiça para retirar os golpistas antidemocráticos e os que fazem mal uso das verbas.

    ORLANDO DE SOUZA LEAO OLIVEIRA JUNIOR 13/02/2025
    4
  • Ponto negativo: Infelizmente ainda trata-se da república, a monarquia seria ainda melhor!

    JOSENIAS LUCAS SANTANA DE OLIVEIRA 12/02/2025
    2
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2858/2022

    O Projeto de Lei 2858/22 concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir do dia 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral. O objetivo é beneficiar as pessoas que tenham participado do bloqueio de rodovias nacionais e demais atos contrários ao resultado das eleições, incluídas as publicações em redes sociais. Em análise na Câmara, o texto de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) também beneficia quem tenha financiado essas manifestações, e anula multas e demais punições aplicadas pela justiça às pessoas físicas e jurídicas, as quais estejam relacionados aos atos de protesto. Vitor Hugo diz que a iniciativa preserva manifestações que, em sua opinião, são democráticas. “Infelizmente, essa convicção não é a mesma de importantes setores da sociedade que podem impor às famílias hoje acampadas acusações de crimes, o que se configuraria na maior das contradições: aqueles que lutam, pacificamente, pela democracia são os acusados de atentar contra ela”, afirmou. A anistia prevista no texto não inclui a prática de crimes contra a vida e a integridade corporal, bem como os crimes de sequestro e de cárcere privado. A anistia alcança as condenações por litigância de má-fé em processos de cunho eleitoral relacionados ao pleito presidencial de 2022. Se aprovado, o benefício será válido do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor da lei. Tramitação O projeto ainda será distribuído às comissões permanentes para ser analisado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  2. PL 1013/2025

    Dispõe sobre a abolição de valores máximos (teto) de financiamento para os estudantes beneficiários do Fies.

  3. PL 733/2025

    Dispõe sobre o Sistema Portuário Brasileiro, regula a exploração dos portos, as atividades de operação portuária, o trabalho portuário e dá outras providências.

  4. PL 849/2025

    Reduz a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no Estado de Santa Catarina.

  5. PL 489/2025

    Altera o Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, para prever que a exposição ao calor à céu aberto não enseja o pagamento de insalubridade.

  6. PL 1466/2025

    Cria a Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, a Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e a Carreira de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, altera a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal, altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo federal, reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras, padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho, altera as regras do Sistema de Desenvolvimento na Carreira, transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança, altera a regra de designação dos membros dos conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar e dá outras providências.