Enquete do PL 5010/2024

Resultado

Resultado parcial desde 19/12/2024

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 279 4%
Concordo na maior parte 14 0%
Estou indeciso 3 0%
Discordo na maior parte 21 0%
Discordo totalmente 7.234 96%

O que foi dito

Pontos mais populares

Qualquer avaliação mostra que os colégios militares estão muito a frente das escolas pessimamente ministradas pelo Mec. A maioria dos alunos dos colégios militares aprendem o conteúdo e superam muito as ministradas pelo Mec

MARCEL DOMINGUES DA SILVA MOTTA 26/12/2024
431

Observamos uma crescente desvalorização das Forças Armadas no discurso educacional, como se fossem parte de uma conspiração infundada. O art. 206, inciso III, da Constituição garante o “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”. Este projeto ameaça essa diversidade ao eliminar a opção de estudar em um ambiente com valores militares, padronizando a educação e restringindo a liberdade de escolha.

GIOVANI DESIDERIO GARUTTI 26/12/2024
629

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 103 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Discordo. O próprio INEP em seus levantamentos já apontou a eficiência das escolas militares apresentando o desempenho significativamente superior às escolas tradicionais. Além disso, esta proposta vai de encontro com o principio da eficiência da Adm Pública. Art. 37, Caput, CF/88. Ao pretender submeter uma estrutura que tem obtido excelentes resultados a um modelo que ainda carece de significativas mudanças (MEC). Por fim, sou contrário a transferência da gestão, defendendo o modelo atual.

    WITALO AURELIO SENA DE LUCENA 21/04/2025
    2
  • Ponto negativo: Subordinar o ensino militar ao MEC, que comprovadamente guia mal a educação do país, é abdicar do melhor ensino do país. Além disso, a formação militar tem a peculiaridade de formar combatentes para guerra, diferente de qualquer outra profissão civil. Dessa forma, tirar a autonomia dos militares para conduzirem suas próprias formações, é a mesma coisa que tirar o piloto do avião da cabine da aeronave e colocar em seu lugar um motorista de ônibus.

    THIAGO AMARAL DE FREITAS 19/04/2025
    2
  • Ponto negativo: Não consigo visualizar qualquer melhoria na nossa sofrível educação caso o projeto seja aprovado. Não há razão lógica alguma na proposta.

    GUILHERME OTAVIO GODINHO DE CARVALHO 18/04/2025
    2
  • Ponto positivo: Precisamos de uma educação pública de qualidade para TODOS e não para um grupelho privilegiado.

    DANIEL JORGE LISBOA SOARES 03/01/2025
    2
  • Ponto positivo: Manter as escolas cívico-militares como são. Formam cidadãos de verdade.

    REINALDO LUIZ DAGNOLO 02/01/2025
    12
  • Ponto negativo: O projeto, por si só, já e o ponto negativo. Acrescenta nada de útil, ao contrário, estraga o que ainda resta de educação verdadeira e respeitável. Subordinar ao falido e medíocre MEC é o chamado “tiro no pé”.

    REINALDO LUIZ DAGNOLO 02/01/2025
    17
  • Ponto negativo: O modelo dos Colégios Militares é vencedor, justamente por seguir a mesma fórmula desde o Império. Educando a juventude, conforme as LEI Federal, sob a égide dos militares, incute na juventude, valores que ajudam a formar cidadãos que despontam nas mais diversas áreas. Deixem o que está funcionando , seguir seu curso, e foquem esforços e recursos em melhorar as demais escolas do BR, pra que atinjam o.patamar do Sistema CM do Brasil.

    DANIEL TEIXEIRA COSTA ZAMITH 02/01/2025
    13
  • Ponto positivo: Não há nenhum. Os Colégios Militares seguem a legislação federal referente à Educação, conforme os parâmetros do MEC, incutindo na juventude, valores caros ao Exército Brasileiro.

    DANIEL TEIXEIRA COSTA ZAMITH 02/01/2025
    10
  • Ponto negativo: As escolas militares sob comando do Ministério da Defesa tem excelente desempenho; oposto às escolas supervisionadas pelo MEC, onde a qualidade despenca há mais de década, refletindo no QI médio brasileiro ter caído de 87 para 83. Macacos chegam ao QI 90. Notório o aparelhamento do MEC por ativistas que desviam os recursos para pautas que reduzem a capacidade cognitiva e facilita a manipulação, necessária para os hipócritas e corruptos se manterem no poder https://youtu.be/qZCMR45UO8Y

    LUIZ ROBERTO NUNES PADILLA 02/01/2025
    11
  • Ponto negativo: Mais uma tentativa do governo e dos setores progressistas de atacar frontalmente e destruir aos poucos o ensino militar. Esse projeto não deve passar.

    VINICIUS ANDRADE DE OLIVEIRA SOUZA 01/01/2025
    8
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  3. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 5196/2025

    Dispõe sobre a obrigatoriedade de dispositivos de proteção em motores de sucção de piscina para fins de segurança dos usuários e dá outras providências.

  6. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.