Reduz o custo do transporte. Aumenta a vida útil dos pneus. E diminui o descarte de pneus inservivies.
Enquete do PL 3569/2024
Enquete encerrada em 15/04/2025
Resultado
Resultado final desde 16/09/2024
| Opção | Participações | Percentual |
|---|---|---|
| Concordo totalmente | 14 | 6% |
| Concordo na maior parte | 4 | 1% |
| Estou indeciso | 0 | 0% |
| Discordo na maior parte | 3 | 1% |
| Discordo totalmente | 253 | 92% |
O que foi dito
Pontos mais populares
Aonde é perigoso usar pneu recapado já está proibido por lei ...o reaproveitamento de carcaça diminui e poluição e os custos de logística..com uma lei dessa é um atraso para o desenvolvimento do país e mais uma forma de burocratizar a vida de quem quer trabalhar... Políticos trabalhem para o Bem comum das pessoas para gerar renda e melhorar a qualidade de vida!!
Todos os pontos levantados pelos usuários
Exibindo resultados 1 a 10 de 32 encontrados.
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Ponto negativo: Os pneus são resolados pq o fabricante fez estudos para reaproveitar a carcaça. O próprio fabricante faz a resola.Isso diminui o impacto ao meio ambiente, pq o pneu é feito de aço e borracha. Esse projeto de lei vai impactar no custo de operação, que os caminhoneiros consequentemente vão ter que repassar no valor do frete, aí vem o aumento dos produtos finais que serão entregues ao consumidor. A maioria dos caminhoneiros autônomos não terão condições de se adequar à essa lei.
ANDRE GARCIA ZUTIN 01/10/20240 -
Ponto negativo: Primeiro informa que estudos "dizem" mas não citam o mesmo para efeito de análise. Segundo a proibição do uso de pneus ressolados gerará um maior custo a toda cadeia rodoviária que no final será repassado ao consumidor final, já que os pneus novos não terão redução e se houver subsídios do governo demostra que mais imposto serão gerados para suprir o novo déficit nas contas públicas. Já a importação fica inviável devido a taxação alta realizada atualmente, sendo assim uma lei ineficaz.
THIAGO HENRIQUE FERREIRA DE OLIVEIRA 25/09/20243 -
Ponto negativo: Uma projeto que visa a gerar desemprego, que não tem a proposto de reciclar, reaproveitar. Um projeto que gera custos, o brasileiro já paga muito imposto para pouco retorno destes políticos se legislam para seu bem ou de grandes lobby. Gerar mais lixo. Atrapalha o incentivo a geração de novas ideias para uma empresa sustentável e que ajuda o meio ambiente. Enfim, pq em vez de obrigar gastar dinheiro com pneus novos, reduz imposto.
MARCOS VINICIUS DE MOURA SILVA 25/09/20246 -
Ponto positivo: O pneu recapado feito em local correto e em conformidades com parâmetros de segurança gera, economia(o brasil paga cara nos produtos e muitos impostos, impostos que paga políticos que inventam leis para atrapalhar a vida das pessoas em sua maioria), reduz a quantidade de lixo, incentiva o REAPROVEITAMENTO, uma vez que para reformar o pneu corretamente gasta menos petróleo, gera emprego, é bom para meio ambiente, gera empregos e uso de tecnologia que podem ser melhoradas ainda mais com estudos.
MARCOS VINICIUS DE MOURA SILVA 25/09/20241 -
Ponto positivo: Pneus recapado são bons e não trás nenhum perigo, o que e prejudicial são as ma condições das rodovias , a proibição só vai aumentar o frete onde muitas empresas não vão repassar aos autônomos , infelizmente não se vê um deputado apresentar uma lei que nós favorece , combustível uns dos mais caro do mundo, caminhoneiros hoje e visto pela PRF como se fosse criminoso , não podemos trabalhar exigem absurdo de horas parado , porém um policial poe uma arma na cintura e faz 24 de plantão e ai
LUIS ANTONIO FERREIRA DA SILVA 24/09/20243 -
Ponto positivo: O uso da recapagem e sobre o custo , no meu caso nunca tive problema com recapagem sempre usei a mais de 15 anos porém só faço em lugar com qualidade de serviço , incrível como certos deputados querem aprovar lei que prejudica os pequenos os autônomos mas qdo for ano eleitoral promete tudo dps só faz pra ferrar com nós , já não chega essa lei do tempo parado com veículo , quem consegue dormir 11 horas em uma caminhão , diz aí?
LUIS ANTONIO FERREIRA DA SILVA 24/09/20241 -
Ponto negativo: Esse projeto tende a reduzir ainda mais a competitividade das empresas de transportes, onerando ainda mais quem produz e garante o pagamento do vosso salário, sem contar o desemprego em massa que gerará ao desabilitar as recapadoras do serviço em pneus de caminhões. Para garantir a segurança da via é preciso um asfalto de melhor qualidade, duplicação, acostamento, ponto de descanso, remuneração adequada, não somente proibir o que já é praticado a tempos sem uma contrapartida.
MARCELO ANDRE CIOTI 24/09/20242 -
Ponto positivo: O uso de pneu repacado é comum nas rodovias e sendo feito de maneira correta não trás risco algum para via, lembrando que esse processo já é certificado pelo Inmetro, o problema são as péssimas condições de asfalto que nós enfrentamos todos os dias. Trabalhem para reduzir o custo Brasil ao começar pela própria câmara que nos representa, assim podemos pensar em redução de carga tributária nos pneus novos, gerando mais possibilidade de compra.
MARCELO ANDRE CIOTI 24/09/20244 -
Ponto negativo: Intao. So quem vive a maior parte da vida nas belas rodovias do brasil. Todo pneu sendo recapado ou nao e passivel de explosao se deslocado..Todo dia se ver nas rodovias bandas de pneu sim; lembrando que, Tambem se ver as campanas de freio (tambores de freio)em pedacos sempre que pra mim e qualidade da peça q nao aguenta a pressao. Fora isso parafusos soltos na pista devido a trapidacao da rodovia. As cabecas de ponte intao ja passa a ser uma falta de respeito com nos usuarios.
WENDER PAULO MACEDO DOS SANTOS 23/09/20242 -
Ponto negativo: Em relação ao meio ambiente, com essa lei tende a correr um aumento significativo na quantidade de pneus descarados, o ilustre autor da lei pensou nisso. Se está preocupado com a segurança dos usuários de rodovias, seria melhor criar uma lei pra fiscalizar a empresas que prestam esse serviço pra que a recapagem não venha a soltar, coloca o Inmetro pra fiscalizar. Se estiver sem criatividade pra criar uma lei, tenta colocar uma pra que o valor pago nos pedágios seja abatido no valor do IPVA.
JORGE CINTRA LYRA 23/09/20242