Enquete da PEC 66/2023 (Fase 1 - CD)

Resultado

Resultado final desde 22/08/2024

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 53 1%
Concordo na maior parte 13 0%
Estou indeciso 4 0%
Discordo na maior parte 91 2%
Discordo totalmente 5.863 97%

O que foi dito

Pontos mais populares

Nada.Essa.proposta transforma o aumento da expectativa de vida - grande conquista da medicina e da civilização moderna - em derrota e azar doa trabalhadores que vão viver mais somente para trabalhar para os ricos parasitas do Estado. A população já contribuiu com as outras tantas reformas inúteis da previdência que houve. Agora é a vez dos empresários e bilionários que nunca contribuiram com nada de ajudar: imposto das grandes fortunas, das heranças igual na Noruega e desenvolver o pais. Chega!

WENDEL VIEIRA DA CONCEICAO 14/10/2024
307

Reforma com enorme injustiça com relação as regras de transição pois as pessoas que já estavam próximas e já pagando um pedágio de acréscimo simplesmente esse padágio foi duplicado, eu já estava pagando um pedágio de 5 anos, agora com essa transição subiu pra 10 anos. Nas reformas anteriores foram respeitadas as pessoas que estavam próximas de se aposentar e o que é pior que quebrado esse respeito, quem garante que daqui 10 anos aumentem de novo? Ninguém vai conseguir mais se aposentar

AMAURI DE OLIVEIRA 26/08/2024
397

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 63 encontrados.

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  • Ponto negativo: Essa emenda é uma afronta à Constituição, tirando toda a segurança jurídica e beneficiando somente o devedor da dívida pública. É um ultraje!

    CAIO PINHEIRO GARCIA SANTOS FERREIRA 24/07/2025
    1
  • Ponto negativo: Retirada dos direitos dos Funcionários Públicos. É um verdadeiro calote!

    MARIA APARECIDA NEMETH PINTO 13/07/2025
    5
  • Ponto positivo: Aposentadoria é um direito dos servidores públicos e trabalhadores em geral.

    DANIELA COELHO RODRIGUES 26/10/2024
    6
  • Ponto negativo: É curioso observar que, ao lutar para preservar um direito trabalhista, alguém que se considera "de direita" pode, inadvertidamente, alinhar-se com pautas da "esquerda". Isso acontece porque a direita, frequentemente, tenta roubar conquistas sociais, enfraquecendo direitos essenciais. Ao reconhecer a importância da luta por esses direitos, essa pessoa pode se dar conta da importância da defesa do trabalho e da dignidade humana. Essa reflexão pode ser um passo significativo para a mudança.

    BRUNO DE MORAES FERREIRA 25/10/2024
    4
  • Ponto negativo: É curioso ver como direitos sociais viram bandeira política mais do que questões de justiça. A música "Caminhando e Cantando" (VANDRÉ, 1968) nos lembra que somos todos iguais, mas a politização extrema de direitos os fragiliza. Quando os defendemos só para certos grupos, eles ficam sujeitos a retrocessos conforme o cenário muda. Em uma democracia, a defesa dos direitos deveria ser universal e apartidária, sem rótulos. Direitos essenciais não deveriam depender da ideologia de quem os defende.

    BRUNO DE MORAES FERREIRA 25/10/2024
    3
  • Ponto positivo: "Caminhando e cantando E seguindo a canção Somos todos iguais Braços dados ou não [...]" (VANDRÉ, 1968). É curioso ver quem se pensa ser de "direita" se tornar de "esquerda" na hora de defender a não perda de um direito ^_^. Na primeira noite eles [...] e roubam uma flor [...] Na segunda noite, [...] pisam as flores, [...] Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa,[...] arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada fica a reflexão

    BRUNO DE MORAES FERREIRA 25/10/2024
    2
  • Ponto negativo: Esta PEC é mais um corte de direitos a aposentadoria dos Servidores Públicos.

    JOAO BATISTA QUEIROZ EUDOCIAK 25/10/2024
    5
  • Ponto positivo: Com o corte de direitos dos professores, vai sobrar mais grana no orçamento da Previdência para pagar pensões para filhas de militares e promoções por aposentadoria.

    MOYSES APARECIDO BERNDT 24/10/2024
    6
  • Ponto negativo: Não há nenhum ponto positivo nessa proposta ultrajante. Ela apenas suprime direitos conquistados ao longo de gerações, culpando o funcionalismo por toda a incapacidade de gestão dos recursos por parte do governo. O legislativo tem a oportunidade de ser justo e coerente, e representar o povo nessa demanda.

    ISLAN SANTIAGO BORGES 24/10/2024
    8
  • Ponto positivo: Retirada de direitos dos servidores públicos, já não basta a falta de aumento digno, agora vem a retirada de direitos

    PATRICIA DA SILVA FERES 24/10/2024
    10

Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 38/2025

    A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25), é estruturada em quatro eixos que buscam: promover a eficiência na administração pública, com metas e resultados; assegurar o direito à inclusão digital, por meio do governo eletrônico; profissionalizar e reestruturar as carreiras no Poder Executivo; e eliminar privilégios, como a aposentadoria compulsória de juízes, promotores e procuradores. As normas alcançam não apenas a administração federal, como também o serviço público de estados e municípios. O objetivo é combater problemas na administração pública que limitam a efetividade das políticas públicas. "Persistem problemas de natureza sistêmica: baixa maturidade da governança pública, ausência de mecanismos vinculantes de gestão por resultados, fragmentação de carreiras e estruturas, manutenção de privilégios incompatíveis com o interesse público e falta de integração tecnológica", analisam os autores da PEC, na justificativa que acompanha o texto. Gestão A PEC institui mecanismos de planejamento estratégico para resultados, com a celebração de acordos de resultados e avaliação periódica de desempenho. O acordo de resultados deve definir objetivos e metas institucionais a serem alcançadas em cada ano. Periodicamente, haverá avaliação de objetivos e metas por equipes e individuais. A avaliação de desempenho será utilizada como critério para progressão funcional, nomeação para cargos em comissão, designação para funções de confiança e pagamento de bônus de resultado. Os critérios da avaliação devem ser objetivos e transparentes, levando em conta circunstâncias institucionais e condições pessoais que possam comprometer o desempenho do servidor. Um colegiado poderá reavaliar o servidor, que terá direito a contraditório e ampla defesa. Bonificação por resultado O bônus de resultado terá o limite anual de até duas remunerações, podendo alcançar até quatro remunerações para quem ocupar cargos em comissão e funções de confiança estratégicos. O pagamento será anual, realizado em parcela única. Os recursos para pagar o bônus não podem exceder o valor gasto com gratificações natalinas, 13º salário ou verbas de natureza equivalente recebidas no ano anterior por agentes públicos em atividade. Em até 180 dias após a posse, governadores e prefeitos deverão divulgar o planejamento estratégico para resultados, com objetivos e metas para todo o mandato. O planejamento deve orientar os acordos de resultados, com metas e objetivos para cada ano. As metas e os objetivos devem estar vinculados à qualidade dos serviços públicos. "Nesse contexto, ao impor a elaboração de planejamento estratégico focado em problemas concretos da população e em resultados mensuráveis, a PEC assegura que os recursos públicos sejam alocados em iniciativas com maior retorno social, fortalecendo a capacidade estatal", explicam os autores da proposta. Inclusão digital O Plano Nacional de Governo Digital, com duração de dez anos, vai definir projetos e ações para o domínio de tecnologias digitais e de inteligência artificial, exercício soberano da governança digital e segurança cibernética, entre outras metas. Todos os entes federativos passam a ter obrigação de: garantir a interoperabilidade de dados e sistemas; manter identificação única nacional segura; assegurar rastreabilidade e registro digital de todos os atos administrativos; integrar canais físicos e digitais de atendimento; adotar padrões de segurança cibernética e proteção de dados. Os prestadores de serviços públicos deverão compartilhar com o Poder Público informações sobre os serviços prestados e dados dos usuários necessários para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A proposta ainda inclui a erradicação do analfabetismo digital entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). "No Brasil, essa transformação permitirá redução de custos operacionais, maior transparência e ampliação do acesso a serviços públicos – especialmente para populações em áreas remotas ou com mobilidade reduzida", justificam os autores. Carreiras A proposta determina a reestruturação do quadro de pessoal, pela eliminação de sobreposições de atribuições e reorganização das carreiras, com a priorização de carreiras transversais aptas a atuar em diversos órgãos e entidades. Os níveis remuneratórios devem ser definidos em uma tabela única de acordo com o grau de complexidade das atribuições. Cargos em comissão terão seleção preferencial por processo seletivo. Novos concursos públicos só poderão ser realizados após dimensionamento prévio da força de trabalho. Decreto presidencial poderá extinguir funções ou cargos públicos desnecessários ou obsoletos, assegurando o aproveitamento do servidor público estável que ocupar essas posições. Atualmente, a Constituição Federal apenas permite a extinção de função ou cargos públicos por decreto quando essas posições estão vagas. As carreiras devem ter no mínimo 20 níveis para alcançar o topo. Cada progressão ou promoção deve levar no mínimo um ano. Com isso, um funcionário público deverá levar no mínimo 20 anos para chegar ao nível final da carreira. A remuneração ou subsídio inicial de cada carreira deve ser de até a metade do valor do último nível da carreira. A única exceção está nas carreiras que tenham remuneração final de até quatro salários mínimos, o que equivale a R$ 6.072 no valor de 2025. Os autores destacam os esforços para reduzir a fragmentação da gestão de pessoal. Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 43 Planos de Cargos e Carreiras, 121 Carreiras e mais de 2 mil cargos distintos. "Essa configuração gera ineficiência, dificulta a realocação de servidores para áreas prioritárias e eleva os custos de folha de pagamento", analisam os autores da PEC. Combate a privilégios A PEC veda uma série de vantagens para detentores de cargos, funções e empregos públicos, incluindo detentores de mandato eletivo. Entre as regras, as férias deverão ter até 30 dias, com a exceção de professores e profissionais de saúde expostos a fatores de risco que justifiquem períodos maiores. Funcionários não podem receber folgas ou qualquer tipo de licença ou verba com a finalidade de compensar acumulação de função ou trabalho excedente. Não é permitido aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos, inclusive por meio de lei. Aposentados e pensionistas não podem receber verba remuneratória com base em desempenho. Verbas indenizatórias devem compensar despesas efetivas de agentes públicos exercendo suas atribuições. Elas não podem ter pagamento rotineiro e permanente, ou ser concedidas sem distinção à totalidade ou à maioria dos integrantes de categorias ou carreiras. A exceção é o auxílio alimentação, saúde e transporte. Estes auxílios devem somar apenas até 10% da remuneração ou subsídio. O pagamento retroativo só pode ocorrer por decisão judicial transitada em julgado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não poderão instituir qualquer verba remuneratória ou indenizatória ou conceder aumento de remuneração ou de parcela indenizatória, inclusive com efeitos retroativos. A PEC veda a concessão de aposentadoria compulsória a magistrados ou membros do Ministério Público como sanção pela prática de infração disciplinar. Em caso de faltas graves, os juízes devem ser punidos com perda do cargo, demissão ou equivalente. Segundo a proposta, os juízes somente perderão o cargo com sentença judicial transitada em julgado; por deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, após processo administrativo disciplinar; ou por deliberação do CNJ. A proposta ainda limita, a 50% do total dos encargos legais, o pagamento a advogados públicos de honorários de sucumbência e parcela de encargos legais incidentes em ações judiciais da União, de estados e municípios. Não será possível usar esses recursos para fundos ou entidades privados ou para pagar verbas indenizatórias. Municípios A proposta estabelece limites de gastos para municípios deficitários, em que as despesas para custeio da administração superam a receita corrente líquida, sem levar em conta as transferências a receber. Essas prefeituras poderão ter no máximo entre cinco secretarias, caso os municípios tenham até 10 mil habitantes, ou até dez secretarias, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Os prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios deficitários também terão limites de salário, de acordo com o tamanho da cidade: 30% do subsídio do governador do estado, para municípios de até 10 mil habitantes; 40% do subsídio do governador do estado, para municípios de 10.001 a 50 mil habitantes; 50% do subsídio do governador do estado, para municípios de 50.001 a 100 mil habitantes; 60% do subsídio do governador do estado, para municípios de 100.001 a 300 mil habitantes; 70% do subsídio do governador do estado, para municípios de 300.001 a 500 mil habitantes; 80% do subsídio do governador do estado, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Também haverá limites para gastos de câmaras de vereadores e tribunais de Contas. Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição

  2. PDL 3/2025

    Susta os efeitos da Resolução nº 258, de 23 de dezembro de 2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

  3. PL 4704/2025

    Altera a Lei nº 7.957, de 22 de fevereiro de 1989, para dispor sobre o período de afastamento para recontratação dos agentes temporários ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  4. INC 2774/2025

    Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça e Segurança Pública, a adoção de medidas administrativas para convocação de todos os candidatos aprovados na primeira fase do concurso da Polícia Federal de 2025, com base nos princípios da eficiência e economicidade.

  5. INC 2773/2025

    Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça e Segurança Pública, a adoção de medidas administrativas para a quebra da cláusula de barreira para os cotistas PPP do concurso da Polícia Federal de 2025, com base nos princípios da eficiência e economicidade.

  6. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.