Enquete do PL 2370/2024

Resultado

Resultado parcial desde 12/06/2024

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 560 96%
Concordo na maior parte 4 1%
Estou indeciso 1 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 15 3%

O que foi dito

Pontos mais populares

Reabsorção de técnicos qualificados que vinham contribuindo para a eficácia do serviço público e têm muito a contribuir ainda, pois conhecem o negócio da empresa.

Marisa Medina 27/06/2024
68

Isso fere o igual direito ao acesso a o funcionalismo publico. Recontratar o quadro anterior não dá chance a renovação e evolução humana da empresa. Se os funcionários foram desligados ou absorvidos pelas empresas privadas, estes têm que fazer um novo processo seletivo como todo civil brasileiro.

ANDERSON BRENDOM SILVA AMORIM 28/06/2024
6

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 19 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Oportunidade do Estado reparar seu erro, pois colocou os empregados públicos em total insegurança jurídica, tendo em vista que concursados não puderam permanecer como empregados públicos. Tal insegurança jurídica não ocorreu para os sócios das empresas privadas adquirentes do patrimônio público, pois examinaram cada cláusula do contrato, e não deixaram passar desapercebido qualquer perda p/os mesmos.

    MIRIAM CLAUDIA DE FREITAS NOBRE 04/12/2025
    2
  • Ponto positivo: O PL vai corrigir uma injustiça praticada contra milhares de trabalhadores que dedicaram parte de suas vidas a Petrobras. Trabalhadores admitidos após passarem em concursos altamente disputados e que foram por muitos anos parte da engrenagem da Petrobras tiveram seus empregos arrancados sem qualquer piedade. A aprovação deste PL garante o retorno da dignidade dos trabalhadores e de seus familiares.

    ANDRE LUIZ GONCALVES GAMA 16/11/2025
    4
  • Ponto positivo: É totalmente justo o PL porque os ex-funcionários não foram consultados sobre o destino deles. As empresas foram privatizadas à revelia dos funcionários, funcionários esses que prestaram concurso público e estavam nas empresas por mérito próprio. Por isso, nada mais justo a aprovação do PL para reparar uma injustiça feita com esses trabalhadores.

    CLAUDIO BARROS VALENTIM DA SILVA 08/11/2025
    5
  • Ponto positivo: Os ex-empregados da Liquigás e BR Distribuidora ingressaram nas respectivas empresas por Concurso público de âmbito Nacional. Após a privatização foram obrigados a aderir a um PDO muito desvantajoso e os que não optaram por esse caminho foram obrigados a aderir a um plano de redução salarial que chegou a 45% do salário bruto e mesmo assim após passar seus conhecimentos aos novos funcionários foram sendo desligados paulatinamente.

    FLAVIO JOSE DA ROCHA OLIVEIRA 14/10/2025
    7
  • Ponto positivo: Os ex-empregados da Liquigás e BR Distribuidora ingressaram nas respectivas empresas por Concurso público de âmbito Nacional abertos em admitidos embasados no ART 38, salvo engano, da Constituição Federal e não poderiam ser demitidos sem justa causa tendo em vista que, embora tenham ocorrido as privatizações das subsidiárias, a empresa mãe (responsável e tutelar dos então empregados) continuou a existir. Portanto, a Petrobras deveria ter-lhes dado a opção/direito de transferência/absorção.

    JOEL MURAID DOS REIS 07/10/2025
    9
  • Ponto positivo: Concordo somente com os pontos positivos

    ANDRE LUIZ ALVES FLEXA 03/10/2025
    7
  • Ponto positivo: A empresa está em franca expansão, necessitando de mão de obra especializada. Os postulantes a reintegração , são pessoas concursadas, que já estão ambientadas/adaptadas a realidade da Petrobrás. O tempo e o custo de ambientação é infinitamente menor e mais barato para a empresa. Não há nenhum risco para a empresa, uma vez que são pessoas com vasta experiência. Isto ajuda a economia do país, o INSS, enfim, só há ganhos para todos.

    DIONISIO ROGERIO 04/06/2025
    13
  • Ponto positivo: As pessoas que deixaram a Petrobras, seja por desligamento ou por adesão a programas de saída, entraram na empresa por concurso público e tiveram suas carreiras interrompidas de forma abrupta. O retorno dos profissionais irá restabelecer a justiça e o integridade dos mesmos.

    JULIA DA COSTA EMERICH DE PAULA 01/06/2025
    15
  • Ponto positivo: É uma questão de justiça. Os empregados foram aprovados em concurso público de provas e títulos altamente disputado. E não devem ser impactados pela entrega do patrimônio público ao capital privado. O PL em questão vai corrigir essa covardia com profissionais que dedicaram tempo, dinheiro e esforço, que abdicaram do convívio da família e amigos para serem aprovados no concurso. Profissionais que vinham contribuindo com o desenvolvimento do pais e fortalecimento do setor público nacional.

    RODRIGO FERNANDES EMERICH DE PAULA 01/06/2025
    13
  • Ponto positivo: Todos os funcionários que foram desligados ou saíram em programa de desligamento, fizeram concurso público, e tiveram sua vida profissional no sistema Petrobras interrompida. Temos que pensar que essas pessoas têm famílias que foram afetadas. Profissionais com mais de 20 anos de casa que estão dificuldade de se recolocar no mercado, pela idade. Isso é uma questão de justiça somente!!! São brasileiros civis que tiveram seus direitos, adquiridos através de concurso público, ceifados!!!

    LUIZA FERNANDES BAIRRAL CASTANHEIRA 21/04/2025
    15
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 5942/2025

    Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo - SENATUR e do Comitê Intersetorial de Investimento no Turismo

  2. PRL 1 CFT => PL 581/2019

    Parecer da Relatora, Dep. Laura Carneiro (PSD-RJ), pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária do Projeto de Lei nº 581, de 2019; e, no mérito, pela aprovação.

  3. REQ 362/2026

    Requer a inclusão em Ordem do Dia do Projeto de Lei 5.120, de 2025, que “Altera a Lei nº 13.316, de 20 de julho de 2016, que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Ministério Público da União e as carreiras dos servidores do Conselho Nacional do Ministério Público”.

  4. PL 3278/2021

    Institui o marco legal do transporte público coletivo urbano e altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), a Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, a Lei nº 10.636, de 30 de dezembro de 2002, e a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012 (Lei de Mobilidade Urbana).

  5. PL 1559/2021

    O Projeto de Lei 1559/21 estabelece piso salarial para o farmacêutico, devido aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão, no valor de R$ 6,5 mil mensais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, esse valor deverá ser corrigido pela inflação acumulada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2021 e o mês imediatamente anterior à vigência da futura lei. Depois disso, o piso salarial será corrigido anualmente, também conforme a variação do INPC. “A defesa de um piso salarial justo e adequado às funções do farmacêutico tem sido bandeira constante da categoria”, diz o autor, deputado André Abdon (PP-AP). “O objetivo é somar esforços para o sucesso dessa empreitada”, afirma. Segundo o projeto, o valor do piso não se aplica aos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  6. PL 3507/2025

    O Projeto de Lei 3507/25, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), estabelece a realização de vistoria veicular periódica obrigatória em todo o País, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para criar a vistoria. Além da vistoria periódica, também está prevista a exigência do procedimento em caso de: transferência de propriedade ou mudança de domicílio intermunicipal ou interestadual; recuperação de veículo furtado, roubado ou com apropriação indébita; suspeita de clonagem; e em casos específicos previstos no CTB ou em regulamentação. A vistoria poderá ser feita pelos órgãos de trânsito ou por empresas públicas ou privadas credenciadas. O procedimento deverá ser físico e presencial, sendo vedada a realização de vistoria remota. As informações serão transmitidas eletronicamente ao órgão executivo de trânsito competente. Pela regra atual, a vistoria veicular é exigida apenas em situações específicas, como a venda de um carro, e sua regulamentação está dispersa entre o Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Contran. Modelo proposto A vistoria terá como objetivo verificar: a autenticidade da identificação do veículo e da documentação; a legitimidade da propriedade; a presença e o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; as condições de visibilidade e legibilidade da placa, entre outros pontos. Em caso de reprovação por suspeita de adulteração ou irregularidade nos sinais de identificação, o responsável pela vistoria deverá comunicar o órgão de trânsito e a polícia judiciária. Nas demais situações de reprovação, será concedido prazo para regularização. Se o veículo for encontrado em circulação após nova reprovação, será retido. Para Fausto Pinato, a medida é necessária para fortalecer o sistema de trânsito nacional diante da consolidação da fiscalização eletrônica. “A vistoria periódica emerge como uma medida indispensável para assegurar a eficiência desses sistemas e, consequentemente, para salvar vidas”, afirmou. Vistoria prévia A proposta também prevê que o interessado em comprar um veículo poderá pagar por uma vistoria prévia. Se o veículo for reprovado, o custo deverá ser ressarcido pelo vendedor. “Deixar apenas para a vistoria pelo Detran após a aquisição pode gerar transtornos, às vezes impossíveis de serem sanados sem a intervenção judicial”, disse Pinato. O projeto estabelece ainda que as empresas credenciadas de vistoria deverão desenvolver ações para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Próximos passos A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei