Enquete da PEC 72/2023 (Fase 1 - CD)

Resultado

Resultado final desde 21/03/2024

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 110 86%
Concordo na maior parte 2 2%
Estou indeciso 2 2%
Discordo na maior parte 2 2%
Discordo totalmente 10 8%

O que foi dito

Pontos mais populares

A PEC de relatoria do Senador Cleitinho uniformiza a cobrança de IPVA em todo território nacional. Minas Gerais por exemplo cobra 4% sob o valor do veículo de IPVA,. Proprietários de veículos antigos em Minas Gerais pagam IPVA por muito mais tempo do que proprietários de veículos em outros Estados do Brasil. Uniformizar a cobrança para veículos com até 20 anos de fabricação é um avanço na legislação tributária e desonera alguns milhões de Brasileiros, da cobrança do imposto.

GUSTAVO CAMARGOS DOS SANTOS 14/06/2024
21

Isentar carros com 20 anos de idade/fabricação Não faz sentido. Estaremos falando de carros super velhos, em péssimo estado de conservação, em péssimas condições de uso. Em média, o brasileiro roda 15mil km no ano com um carro. Em 240 meses, que equivaleria a 20 anos, estaremos isentando carros com 3 MILHÕES e 600MIL KMs rodados. Há brasileiro que roda muito mais que 15mil kms. Ou a PEC diminui para 10 ANOS ou ALTERE as alíquotas no Senado Federal, como dispõe o inc. I, §6, art. 155, CF/88.

MATEUS EMANOEL MENDES DE JESUS 07/01/2025
1

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 9 de 9 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Colocar em igualdadade todos os estados brasileiros. Por que MG, um dos estados mais ricos do país ainda cobra IPVA (que nem era pra cobrar imposto de algo que o Estado não nos deu) de carros antigos? RN que é pobre, não cobra IPVA de carros já com 10 anos de fabricação. SP, a maior frota do país, não cobra por veículos com 20 anos. Só MG que gosta de sugar seu povo. Sou a favor de acabar com IPVA, mas se essa joça passar, já é uma vitória dos mineiros. Não muda nada para os outros estados.

    MIQUELANGELO ALMEIDA DE OLIVEIRA 08/11/2025
    1
  • Ponto positivo: A proposta visa uniformizar e distribuir a gratuidade a todos os brasileiros e auxilia na preservação do histórico cultural do país. Minha sugestão é incluir uma contrapartida para o proprietário no qual o ''obriga'' em manter o estado de conservação, segurança e originalidade evitando-se assim ''ferro velho ambulante''

    JULES CESAR SOTTO 24/07/2025
    0
  • Ponto positivo: Essa isenção é um avanço, mas é preciso acabar com este imposto, o brasileiro tem uma das maiores carga tributária o que trava nosso crescimento.

    JESSE SOUZA MOURA JUNIOR 14/04/2025
    3
  • Ponto positivo: Excelente matéria, muito importante uniformizar a isenção e corrigir distorções entre Estados, especialmente isentando pessoas mais pobres, que não tem condições de comprar um carro mais novo. O governo já terá arrecadado muito com esses carros, 20 anos de pagamento é praticamente o valor do carro. O cidadão tem um carro mas paga 3, sendo um pra concessionária, um pro banco e um pro governo. Já tá bom né?! Não faz sentido cobrar ad eternum.

    SYLMAR MALDONADO FERREIRA DA ROCHA 02/04/2025
    2
  • Ponto negativo: Isentar carros com 20 anos de idade/fabricação Não faz sentido. Estaremos falando de carros super velhos, em péssimo estado de conservação, em péssimas condições de uso. Em média, o brasileiro roda 15mil km no ano com um carro. Em 240 meses, que equivaleria a 20 anos, estaremos isentando carros com 3 MILHÕES e 600MIL KMs rodados. Há brasileiro que roda muito mais que 15mil kms. Ou a PEC diminui para 10 ANOS ou ALTERE as alíquotas no Senado Federal, como dispõe o inc. I, §6, art. 155, CF/88.

    MATEUS EMANOEL MENDES DE JESUS 07/01/2025
    1
  • Ponto positivo: A isenção de IPVA nestas condições beneficia pessoas mais pobres, que não tem condições de comprar um veículo mais novo, e ao mesmo tempo necessitam do mesmo para se locomover e trabalhar, para buscar o sustento para a família. A aprovação também corrige uma diferença de legislação entre estados, que adotam idades diferentes para isenção, ou até mesmo não permitem isenção, como Minas Gerais e Pernambuco, permitindo uma uniformização da cobrança e corrigindo injustiças.

    Marcelo Alves 09/09/2024
    5
  • Ponto positivo: Pessoal tenho um carro de 30 anos ainda pago IPVA, PRA MIM SERIA DE GRANDE AJUDA Ser USENTADA POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE COMORAR UM MAIS NOVO

    ELIANA MEIRA PEREIRA 08/09/2024
    7
  • Ponto positivo: A PEC de relatoria do Senador Cleitinho uniformiza a cobrança de IPVA em todo território nacional. Minas Gerais por exemplo cobra 4% sob o valor do veículo de IPVA,. Proprietários de veículos antigos em Minas Gerais pagam IPVA por muito mais tempo do que proprietários de veículos em outros Estados do Brasil. Uniformizar a cobrança para veículos com até 20 anos de fabricação é um avanço na legislação tributária e desonera alguns milhões de Brasileiros, da cobrança do imposto.

    GUSTAVO CAMARGOS DOS SANTOS 14/06/2024
    21
  • Ponto positivo: não existe ponto positivo quando uma categoria é isenta e a outra categoria paga toda a conta

    Regina Celis Barboza 13/06/2024
    0

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 3922/2025

    Acrescenta o inciso XII ao art. 06 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 – Estatuto do Desarmamento, para tornar vinculado o porte de arma de fogo para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas.

  2. PEC 76/2019 (Fase 1 - CD)

    Altera a Constituição Federal para incluir as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública.

  3. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PL 1827/2019

    O Projeto de Lei 1827/19 define o piso salarial do assistente social em R$ 4.200,00 para uma jornada de 30 horas. Esse valor deverá ser reajustado ao final de cada ano com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O autor, deputado Célio Studart (PV-CE), lembrou que propostas com pretensão semelhante – pelo menos sete desde 1988 – acabaram arquivadas sem terem sido votadas pelo Plenário. Citando dados do Conselho Federal de Serviço Social (CFSS), o deputado afirmou que o Brasil conta atualmente com pouco mais de 180 mil profissionais registrados. “É o segundo país no mundo em número de assistentes sociais, mas ainda não existe um piso salarial”, disse. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  6. PL 6487/2025

    Dispõe sobre diretrizes para a promoção do acesso, da permanência e da conclusão de curso de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior e dá outras providências.