Enquete do PL 116/2024

Resultado

Resultado parcial desde 05/02/2024

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 1.366 91%
Concordo na maior parte 25 2%
Estou indeciso 2 0%
Discordo na maior parte 8 1%
Discordo totalmente 93 6%

O que foi dito

Pontos mais populares

A Psicopedagogia é essencial nas escolas e clínicas de saúde para enfrentar distúrbios de aprendizagem, como autismo, TDAH, dislexia, discalculia, entre outros. Sua atuação promove educação inclusiva, compreendendo individualidades e implementando estratégias personalizadas para o desenvolvimento pleno de cada aluno. O profissional de Psicopedagogia pode transformar vidas que estariam segregadas para vidas com protagonismo.

IONE MARIA AIRES NETO 20/02/2024
235

As proposições legislativas estariam desrespeitando a lei que criou a Psicologia (4.119/1962), que estabelece a utilização de métodos e técnicas psicológicas com objetivo de orientação psicopedagógica. A regulamentação de uma profissão não pode se sobrepor a outra já regulamentada. O projeto em tramitação está tentando regular uma especialidade já existente, seria o mesmo que tentar transformar a Pediatria em uma graduação a parte da Medicina.

ELIZANGELA SILVA SANTOS 10/03/2025
24

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 74 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Regulamentar a profissão da psicopedagoga, nao substitui nenhuma outra. A Psicopedagogia ela complementa e auxiliar na dificuldade de aprendizagem. Merecemos ter essa prof reconhecida, um trabalho tão lindo, como tantos outros.

    TALITA BORGES CUSTODIO 20/08/2025
    1
  • Ponto positivo: É fundamental destacar que a regulamentação da Psicopedagogia não diminui, nem exclui a importância da Psicologia. Pelo contrário, reconhece a relevância da atuação do psicólogo, especialmente no campo da saúde mental, do diagnóstico psicológico e da psicoterapia. Enquanto o psicólogo possui um campo de atuação mais amplo, o psicopedagogo concentra-se especificamente nas dificuldades e nos processos de aprendizagem, compreendendo a relação entre sujeito, conhecimento e contexto.

    AYLLA MAYSA PEREIRA SOUZA 20/08/2025
    1
  • Ponto positivo: Não vamos roubar o conhecimento dos psicólogos. Eles continuaram sendo psicólogos infantis, trabalharam com o seu conhecimento também. O que estão fazendo conosco é vergonhoso. Nós estamos assim para com nossas crianças. Lutamos, trabalhamos, estudamos e aprendemos todos os dias. É o ensino de qualidade que queremos, é o todo que buscamos, é a equipe multidisciplinar que a criança merece. Respeite a nossa profissão. Regulamentação da psicopedagogia já!

    MARCELE ALVES COSTA 13/08/2025
    1
  • Ponto positivo: É muito triste o que nós, da psicopedagogia estamos vivendo. Um descaso, um abandono dos nossos representantes, deputados. Não somos psicólogos, não somos pedagogos, somos psicopedagogos. Não somos uma pós, somos uma graduação. Ela existe, ela é real, por isso merecemos SIM o nosso conselho, a nossa classe, o nosso reconhecimento. Não queremos a graduação de ninguém, queremos o reconhecimento da nossa. Não vamos roubar o conhecimento dos psicólogos.

    MARCELE ALVES COSTA 13/08/2025
    1
  • Ponto positivo: A regulamentação da Psicopedagogia no Brasil é um passo importante para a valorização da profissão. Ela garante mais segurança para os psicopedagogos, define melhor sua atuação e contribui para um atendimento de qualidade, no SUS, atendimentos particulares e em convênios. Além disso, abre mais oportunidades de trabalho e ajuda no cuidado com as dificuldades de aprendizagem.

    AMANDA CHRISTINA TEIXEIRA ROCHA 06/08/2025
    2
  • Ponto positivo: A Psicopedagogia existe a graduação a mais de quatro décadas,temos faculdade Federal e muitas outras particulares formando bacharéis e sem contar nas inúmeras pós graduações!

    JAQUELINE CORREIA DE SOUSA CHAVES 05/08/2025
    6
  • Ponto positivo: A Psicopedagogia é a ciência que atua diretamente no desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo, por isso, essencial tanto na educação quanto na saúde. Nossa prática se fundamenta na compreensão dos processos de aprendizagem e suas dificuldades, que muitas vezes têm origem em transtornos neurológicos, emocionais ou contextuais. Atuamos na prevenção, diagnóstico e intervenção de questões que impactam o funcionamento cerebral, a linguagem, a memória, a atenção, a percepção...

    JAQUELINE CORREIA DE SOUSA CHAVES 05/08/2025
    5
  • Ponto positivo: O psicopedagogo muda vidas é um profissional que deve estar em todos os lugares pois ele ajuda muito na questão da aprendizagem

    LUANA FELIPE SHLON 04/08/2025
    4
  • Ponto positivo: A falta de regulamentação da Psicopedagogia afeta diretamente as famílias. Milhares de crianças com dificuldades de aprendizagem ficam sem o suporte correto, e pais se veem perdidos, buscando ajuda em um sistema despreparado. A educação básica precisa de psicopedagogos reconhecidos por lei!

    Emilly 01/08/2025
    9
  • Ponto positivo: Como atuar com responsabilidade se o Estado não reconhece nossa profissão? A graduação em Psicopedagogia existe, mas os profissionais ficam desamparados, trabalhando sem respaldo legal. Queremos segurança jurídica para cuidar com excelência da educação e da saúde emocional infantil.

    Emilly 01/08/2025
    10
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  3. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 5196/2025

    Dispõe sobre a obrigatoriedade de dispositivos de proteção em motores de sucção de piscina para fins de segurança dos usuários e dá outras providências.

  6. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.