Enquete do PL 4/2024

Resultado

Resultado parcial desde 11/01/2024

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 2.525 94%
Concordo na maior parte 68 3%
Estou indeciso 4 0%
Discordo na maior parte 6 0%
Discordo totalmente 85 3%

O que foi dito

Pontos mais populares

A justiça eleitoral, em regra, tem atuação viabilizada por servidores cedidos de Prefeituras Municipais, já que possui um quadro de pessoal reduzido. O PL visa o fortalecimento da Justiça Eleitoral e independência na sua atuação muito necessário ao Estado Democrático.

ALEX DA SILVA RODRIGUES 23/01/2024
292

O projeto de lei que cria cargos no TSE e TREs, embora eleve despesas, é indispensável para atender ao aumento das demandas da Justiça Eleitoral, garantindo eficiência administrativa. Apesar de ampliar o quadro de pessoal, isso fortalece a estrutura e agilidade dos processos. Mesmo condicionado a limites orçamentários, demonstra responsabilidade fiscal.

ERVESON ALAN COSTA SANTOS 23/12/2024
91

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 57 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: São poucos cargos efetivos. Sugiro diminuir os cargos comissionados e aumentar o número de cargos efetivos. Servidores efetivos estão menos propensos a se sujeitar à corrupção.

    GILVANE LIMA SOBRINHA GOMES 25/07/2025
    14
  • Ponto negativo: O quantitativo sugerido para as vagas na Justiça Eleitoral é insuficiente para lidar com a complexidade do cenário político atual e as crescentes pressões sociais que se avizinham. A polarização política e a judicialização excessiva do processo eleitoral, por exemplo, demandam uma estrutura mais robusta para garantir a lisura e a agilidade dos pleitos. Um corpo de servidores maior e mais preparado para lidar com as demandas futuras assegurará a legitimidade do processo eleitoral.

    RENAN BAMBINI MOREIRA 23/07/2025
    15
  • Ponto negativo: Poucos cargos, a Justiça Eleitoral é um dos pilares da democracia, atualmente com quadro muito defasados de servidores do Tribunal, grande parte emprestados de outros órgãos. É necessário compor um quadro com maior quantidade de servidores da Justiça Eleitoral.

    BRUNO MARCEL ALVES 22/07/2025
    14
  • Ponto negativo: Este Projeto de Lei 04/2024 apresenta como único ponto negativo a quantidade ínfima de criação de cargos públicos efetivos destinados aos TRE''s, uma vez que há uma demanda cada vez mais crescente por serviços eleitorais nos cartórios eleitorais, o que prejudica a realização de serviços públicos de excelência e a segurança das eleições. Portanto, é de fundamental importância que Justiça Eleitoral crie novos cargos efetivos para esses TRE''s, possibilitando a nomeação dos aprovados no seu concurso.

    JEAN BARBOSA RAULINO DA SILVA 16/07/2025
    12
  • Ponto positivo: É de fundamental importância a criação de novos cargos efetivos pela Justiça Eleitoral, possibilitando, assim, a formação de um quadro efetivo de servidores qualificados e comprometidos com a Soberania Nacional, tendo em vista as constantes ameaças à Democracia e ao sistema eleitoral brasileiro.

    JEAN BARBOSA RAULINO DA SILVA 16/07/2025
    8
  • Ponto positivo: É um direito do órgão ter seus próprios quadro de servidores.

    DELMIRA DE SENA BARROS 02/07/2025
    6
  • Ponto negativo: no TRE do Ceará NUNCA VI UM POLICIAL JUDICIAL, o efetivo é muito baixo tem muitos servidores de outros órgão. OS TRES têm que ter seus próprios servidores. a situação dos TRES Brasil a fora está muito precário. Deputados agilizem isso ai é para o povo. Obrigado!

    DELMIRA DE SENA BARROS 02/07/2025
    7
  • Ponto negativo: Há um baixo número de vagas para os Tribunais Regionais. É necessário o aumento destas, pois sabemos que a demanda é muito maior e real. Assim será possível o aproveitamento dos aprovados no Concurso TSE Unificado. Que as vagas sejam aumentadas! ??

    LUANDA DA CAMARA MOREIRA 17/06/2025
    9
  • Ponto positivo: A justiça eleitoral precisa ter pessoal próprio. É uma das maiores garantidoras da democracia e necessita urgentemente de mais pessoal para seus quadros. Na justiça eleitoral há muitos requisitados, inclusive descumprindo percentuais em lei. É um avanço importante a aprovação desse PL para a justiça eleitoral.

    KELVIN BEN OLIVEIRA PRIMO 17/06/2025
    7
  • Ponto negativo: Servidores concursados são treinados para as necessidades específicas do órgão, evitando improvisos. Evita a desorganização causada por entradas e saídas constantes de servidores requisitados. Profissionais efetivos se especializam no órgão, elevando a excelência do trabalho. Requisições geram gastos invisíveis (tempo de adaptação, erros, retrabalho), enquanto concursos trazem eficiência consolidada.

    WAGNER NUNES DOS SANTOS JUNIOR 14/06/2025
    5
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 3922/2025

    Acrescenta o inciso XII ao art. 06 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 – Estatuto do Desarmamento, para tornar vinculado o porte de arma de fogo para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas.

  2. PEC 76/2019 (Fase 1 - CD)

    Altera a Constituição Federal para incluir as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública.

  3. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  4. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  5. PL 4687/2025

    Acrescenta e altera dispositivos da Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, para isentar do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas os rendimentos de professores e demais profissionais da educação básica e superior.

  6. PDL 844/2025

    Susta os efeitos da Resolução CCFGTS nº 1.130, de 7 de outubro de 2025, que altera a Resolução CCFGTS nº 958, de 24 de abril de 2020, que regulamenta a alienação ou cessão fiduciária do direito ao saque aniversário da conta vinculada do FGTS.