Enquete do PL 5983/2023

Resultado

Resultado parcial desde 12/12/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 2.553 95%
Concordo na maior parte 31 1%
Estou indeciso 4 0%
Discordo na maior parte 15 1%
Discordo totalmente 67 3%

O que foi dito

Pontos mais populares

A ideia de ter sala ambiente é de suma importância uma vez que esta ciência em especial, requer e diferentemente desenvolve inúmeras habilidades do humano. Lembrando sempre que antes de falarmos, comunicarmos a expressão nata foi o desenho… a pintura… Portanto um país desenvolvido e rico em todos os âmbitos, vêm de uma cultura de respeito e valorização da Arte como ciência fundamental para os humanos… pensemos nisso.

Gislene Carvalho 02/03/2024
89

Ser obrigatório salas para tais atividades. Haja vista que cada instituição tem a sua realidade. Há escolas que nem quadra de esportes tem e não é obrigatório. Se toda ciência fosse obrigatório ambiente para tais realidades não conseguiríamos ter uma instituição funcionando ou seriam muito poucas. Isso irá dificultar a aprovação do projeto.

JEFERSON MOTA DE OLIVEIRA 01/03/2024
17

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 41 encontrados.

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  • Ponto negativo: A oferta de apenas uma aula semanal de Arte tende a reduzir a efetividade pedagógica do componente, dificultando o desenvolvimento contínuo de processos criativos, estéticos e expressivos. A baixa carga horária limita a prática, a experimentação e o aprofundamento nas diferentes linguagens artísticas, podendo levar à fragmentação dos aprendizados e à percepção da disciplina como acessória, e não como parte essencial da formação integral prevista na LDB e na BNCC (O que vem ocorrendo em SC).

    DAIANE FERREIRA MENDES 06/11/2025
    1
  • Ponto positivo: A LDB determina que o ensino de Arte, especialmente em suas expressões regionais, é componente obrigatório da Educação Básica. O PL 5983/2023 fortalece essa garantia ao estabelecer a carga mínima de dois tempos semanais e assegurar a oferta de diferentes linguagens artísticas, evitando que a disciplina seja marginalizada no currículo e promovendo uma formação cultural integral e democrática para todos os estudantes.

    DAIANE FERREIRA MENDES 06/11/2025
    1
  • Ponto positivo: Através da Arte a criança descobre seu potencial criativo; ativa seu imaginário para criar; desenvolve seu olhar critico, o olhar atento; através da arte a criança aprende diferenciar cores, suas misturas e texturas, a arte os leva a pensar e a refletir para certos desafios; através da arte se aprende a respeitar a opinião e gostos, conviver e respeitar as diferenças de cada cidadão, além de diferenciar e conhecer estilo e época.

    CLAUDINEIA ROSA SOLDAN 05/05/2025
    1
  • Ponto negativo: As aulas de arte deve ser somente para os profissionais com formação em Licenciatura em Artes Visuais, jamais um professor que é de outra disciplina ministrar aula de Arte, não são aptos, seria o mesmo que dar as aulas de inglês para um professor que não sabe falar inglês, como ele iria ministrar , pode até dar tradução a frases, mas não iria longe pois não é formado para tal, o que pode levar a uma série de problemas no comportamento social e de desempenho escolar.

    CLAUDINEIA ROSA SOLDAN 05/05/2025
    1
  • Ponto positivo: A disciplina Arte proporciona o autoconhecimento, conhecimento da sua posição no espaço, tempo e sociedade, promove autonomia, por encorajá-los a se expressar de forma autêntica e pessoal. E para esse amadurecimento é necessário valorizar o ensino da Arte em todos os anos do ensino fundamental e médio, no mínimo 02 vezes por semana.

    NEY OLIVEIRA 09/07/2024
    2
  • Ponto positivo: A BNCC define q as crianças devem desenvolver em sua educação o protagonismo e a consciência crítica. A disciplina Arte proporciona o autoconhecimento, a sua posição no espaço/tempo e sociedade, promove autonomia, por encorajá-los a se expressar de forma autêntica e pessoal. E para esse amadurecimento é necessário valorizar o ensino da Arte e proporcionar a sua prática em todos os anos do EF e EM, 02 vezes por semana. O autoconhecimento vai dar base para o aprendizado em outras disciplinas.

    KELLY MARIA EVANGELISTA 09/07/2024
    2
  • Ponto negativo: Atualmente, os pedagoga assumem as disciplinas de artes, quando na verdade deveriam ser ministradas por licenciados na área. São lutas diárias por espaços como salas de aula com recursos e materiais adequados e suficientes, além da carga horária dividida com colegas pedagogos. Portanto! Falta acrescentar que o ensino de Arte deveria/deve ser ministrada por licenciados em Arte (ou licenciados em um dos componentes de artes: Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança ou Música).

    Meyrla Lins 28/06/2024
    6
  • Ponto positivo: O ensino de Arte (artes visuais, artes cênicas, dança e música) torna o indivíduo reflexivo e criativo, desenvolve a autoconfiança e o sentimento de pertencimento, assim como possibilita o conhecimento e o respeito as diferentes culturas existentes, e tantas outras coisas que a arte contribui.. Portanto arte se faz necessária e importante no processo de desenvolvimento humano. E de fato, precisamos de espaços nas escolas independentes de serem privadas ou públicas.

    Meyrla Lins 28/06/2024
    6
  • Ponto negativo: Falta acrescentar a obrigatoriedade das aulas serem ministradas apenas por profissionais Licenciados em uma das linguagens da arte (música, dança, teatro ou visuais) e especificar que a carga horária de artes NÃO DEVE ser complemento de carga horária para outras disciplinas (português , pedagogia e outras).

    RUY VICTOR CONCEICAO LINS 27/06/2024
    6
  • Ponto positivo: Mantém a obrigatoriedade do ensino das artes(música, dança, teatro e visuais) e amplia para os anos inicias, abrangendo três fases da educação básica. Aumento de carga horária da disciplina. Salas específicas para desenvolver atividades inerentes ao fazer artístico/prático.

    RUY VICTOR CONCEICAO LINS 27/06/2024
    5
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    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  3. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

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