A ideia de ter sala ambiente é de suma importância uma vez que esta ciência em especial, requer e diferentemente desenvolve inúmeras habilidades do humano. Lembrando sempre que antes de falarmos, comunicarmos a expressão nata foi o desenho… a pintura… Portanto um país desenvolvido e rico em todos os âmbitos, vêm de uma cultura de respeito e valorização da Arte como ciência fundamental para os humanos… pensemos nisso.
Enquete do PL 5983/2023
Resultado
Resultado parcial desde 12/12/2023
| Opção | Participações | Percentual |
|---|---|---|
| Concordo totalmente | 2.553 | 95% |
| Concordo na maior parte | 31 | 1% |
| Estou indeciso | 4 | 0% |
| Discordo na maior parte | 15 | 1% |
| Discordo totalmente | 67 | 3% |
O que foi dito
Pontos mais populares
Ser obrigatório salas para tais atividades. Haja vista que cada instituição tem a sua realidade. Há escolas que nem quadra de esportes tem e não é obrigatório. Se toda ciência fosse obrigatório ambiente para tais realidades não conseguiríamos ter uma instituição funcionando ou seriam muito poucas. Isso irá dificultar a aprovação do projeto.
Todos os pontos levantados pelos usuários
Exibindo resultados 1 a 10 de 41 encontrados.
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Ponto negativo: A oferta de apenas uma aula semanal de Arte tende a reduzir a efetividade pedagógica do componente, dificultando o desenvolvimento contínuo de processos criativos, estéticos e expressivos. A baixa carga horária limita a prática, a experimentação e o aprofundamento nas diferentes linguagens artísticas, podendo levar à fragmentação dos aprendizados e à percepção da disciplina como acessória, e não como parte essencial da formação integral prevista na LDB e na BNCC (O que vem ocorrendo em SC).
DAIANE FERREIRA MENDES 06/11/20251 -
Ponto positivo: A LDB determina que o ensino de Arte, especialmente em suas expressões regionais, é componente obrigatório da Educação Básica. O PL 5983/2023 fortalece essa garantia ao estabelecer a carga mínima de dois tempos semanais e assegurar a oferta de diferentes linguagens artísticas, evitando que a disciplina seja marginalizada no currículo e promovendo uma formação cultural integral e democrática para todos os estudantes.
DAIANE FERREIRA MENDES 06/11/20251 -
Ponto positivo: Através da Arte a criança descobre seu potencial criativo; ativa seu imaginário para criar; desenvolve seu olhar critico, o olhar atento; através da arte a criança aprende diferenciar cores, suas misturas e texturas, a arte os leva a pensar e a refletir para certos desafios; através da arte se aprende a respeitar a opinião e gostos, conviver e respeitar as diferenças de cada cidadão, além de diferenciar e conhecer estilo e época.
CLAUDINEIA ROSA SOLDAN 05/05/20251 -
Ponto negativo: As aulas de arte deve ser somente para os profissionais com formação em Licenciatura em Artes Visuais, jamais um professor que é de outra disciplina ministrar aula de Arte, não são aptos, seria o mesmo que dar as aulas de inglês para um professor que não sabe falar inglês, como ele iria ministrar , pode até dar tradução a frases, mas não iria longe pois não é formado para tal, o que pode levar a uma série de problemas no comportamento social e de desempenho escolar.
CLAUDINEIA ROSA SOLDAN 05/05/20251 -
Ponto positivo: A disciplina Arte proporciona o autoconhecimento, conhecimento da sua posição no espaço, tempo e sociedade, promove autonomia, por encorajá-los a se expressar de forma autêntica e pessoal. E para esse amadurecimento é necessário valorizar o ensino da Arte em todos os anos do ensino fundamental e médio, no mínimo 02 vezes por semana.
NEY OLIVEIRA 09/07/20242 -
Ponto positivo: A BNCC define q as crianças devem desenvolver em sua educação o protagonismo e a consciência crítica. A disciplina Arte proporciona o autoconhecimento, a sua posição no espaço/tempo e sociedade, promove autonomia, por encorajá-los a se expressar de forma autêntica e pessoal. E para esse amadurecimento é necessário valorizar o ensino da Arte e proporcionar a sua prática em todos os anos do EF e EM, 02 vezes por semana. O autoconhecimento vai dar base para o aprendizado em outras disciplinas.
KELLY MARIA EVANGELISTA 09/07/20242 -
Ponto negativo: Atualmente, os pedagoga assumem as disciplinas de artes, quando na verdade deveriam ser ministradas por licenciados na área. São lutas diárias por espaços como salas de aula com recursos e materiais adequados e suficientes, além da carga horária dividida com colegas pedagogos. Portanto! Falta acrescentar que o ensino de Arte deveria/deve ser ministrada por licenciados em Arte (ou licenciados em um dos componentes de artes: Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança ou Música).
Meyrla Lins 28/06/20246 -
Ponto positivo: O ensino de Arte (artes visuais, artes cênicas, dança e música) torna o indivíduo reflexivo e criativo, desenvolve a autoconfiança e o sentimento de pertencimento, assim como possibilita o conhecimento e o respeito as diferentes culturas existentes, e tantas outras coisas que a arte contribui.. Portanto arte se faz necessária e importante no processo de desenvolvimento humano. E de fato, precisamos de espaços nas escolas independentes de serem privadas ou públicas.
Meyrla Lins 28/06/20246 -
Ponto negativo: Falta acrescentar a obrigatoriedade das aulas serem ministradas apenas por profissionais Licenciados em uma das linguagens da arte (música, dança, teatro ou visuais) e especificar que a carga horária de artes NÃO DEVE ser complemento de carga horária para outras disciplinas (português , pedagogia e outras).
RUY VICTOR CONCEICAO LINS 27/06/20246 -
Ponto positivo: Mantém a obrigatoriedade do ensino das artes(música, dança, teatro e visuais) e amplia para os anos inicias, abrangendo três fases da educação básica. Aumento de carga horária da disciplina. Salas específicas para desenvolver atividades inerentes ao fazer artístico/prático.
RUY VICTOR CONCEICAO LINS 27/06/20245