Enquete do PL 5620/2023

Resultado

Resultado parcial desde 21/11/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 990 99%
Concordo na maior parte 13 1%
Estou indeciso 2 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 4 0%

O que foi dito

Pontos mais populares

Existe um ponto positivo importantíssimo na aprovação deste PL, o povo brasileiro necessita de cuidados, principalmente com as práticas integrativas, e essa profissão tra um olhar diferenciado para as pessoas, não enxergando somente a doença, mas trazendo um cuidado geral. Acredito que só venha agregar e melhorar a saúde do nosso povo.

Elaine Mara da Costa Mattos 24/11/2023
59

Discordo do par. único do art. 3, ao argumento de que, aqueles que hoje utilizam as práticas integrativas o fazem na qualidade de TÉCNICOS. Para obterem a condição de NATURÓLOGOS, devem ter uma GRADUAÇÃO como NATURÓLOGO, NATUROPATA OU MEDICINA NATUROPÁTICA. Entendimento contrário desqualifica o curso de graduação em naturologia e enfraquece a categoria, tendo em vista que o art. 7 já permite que demais profissionais da saúde atuem com as PICS. Deve existir divisão entre TÉCNICOS E NATURÓLOGOS.

Elenice Camargo 25/11/2023
32

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 22 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Creio que a única observação é que deve-se dar obrigatoriedade às práticas Naturopaticas e integrativas para os profissionais devidamente graduados. Assim sendo, vamos manter a seriedade e comprometimento nos protocolos de tratamentos aplicados. Assim sendo reafirmo a necessidade de liberação somente para graduados, dando seriedade e confiabilidade para todos.

    CHRISTIANA DA SILVA NEVES 24/04/2025
    0
  • Ponto positivo: Profissão de imenso valor para todos, para o cuidado com o outro e meio ambiente. Os principais pesquisadores da área de Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas do mundo são Naturopatas a nível de bacharelado. Esse PL é importantíssima para o desenvolvimento sustentável e seguro do uso das práticas no país. A sociedade como um todo só tende a ganhar com um cuidado humazinado em saúde e não apenas com o foco na doença. E quem diz ser pseudociência, gentileza pesquisar mais.

    Taise Schmelzer 08/07/2024
    5
  • Ponto positivo: Como interagente, termo que eles utilizam ao contrário de paciente, eu melhorei muito a minha saúde por meio dos cuidados com uma Naturóloga. Eu concordo totalmente em legitimizar e aprovar a lei para regulamentação desse profissional. Isso é urgente e de suma importância para a população ter mais saúde por meio de recursos naturais, com esse olhar integrativo.

    Âmago Clínica Integral 04/04/2024
    15
  • Ponto positivo: A Naturologia já teve seu reconhecimento como racionalidade em saúde. Suas disciplinas são pautadas tanto no modelo vitalista, quanto no modelo biomédico de saúde. Esta profissão é um novo modelo, uma nova ciência transdisciplinar que visa a integralidade do indivíduo. É a formação acadêmica que melhor compreende os processos de saúde-adoecimento em uma abordagem vitalista.

    ROBERTA DE CASTRO GOMES 29/11/2023
    24
  • Ponto negativo: Mais uma pseudociência para desviar dinheiro público para algo sem efetividade...

    Objetiva Assistência 28/11/2023
    0
  • Ponto positivo: Acredito que o Naturólogo, devidamente capacitado, será de grande valia para o tratamento de problemas de saúde através de recursos naturais.

    Roberto Araujo 27/11/2023
    25
  • Ponto negativo: Discordo do par. único do art. 3, ao argumento de que, aqueles que hoje utilizam as práticas integrativas o fazem na qualidade de TÉCNICOS. Para obterem a condição de NATURÓLOGOS, devem ter uma GRADUAÇÃO como NATURÓLOGO, NATUROPATA OU MEDICINA NATUROPÁTICA. Entendimento contrário desqualifica o curso de graduação em naturologia e enfraquece a categoria, tendo em vista que o art. 7 já permite que demais profissionais da saúde atuem com as PICS. Deve existir divisão entre TÉCNICOS E NATURÓLOGOS.

    Elenice Camargo 25/11/2023
    32
  • Ponto positivo: A regulamentação da naturologia possibilitará o exercício das Medicinas Tradicionais e práticas integrativas por profissionais graduados, valorizando essas práticas, tanto a nível acadêmico, quanto científico, permitindo que o seu uso e benefícios tenha maior alcance junto à sociedade, em especial no SUS. O reconhecimento da naturologia tende a valorizar a prática dessas terapias.

    Elenice Camargo 25/11/2023
    24
  • Ponto positivo: A naturalogia é uma prática , tradicional no Brasil. É inegável , que há diversos profissionais atuando na área , não legaliza-la é a prova viva de que o poder não emana do povo, mas da elite , isto é, a sua não regulamentação configura uma ofensa a constituição federal, que legitimar a livre iniciativa do trabalho, permitindo ao cidadão atuar em favor do bem de todos . No entanto, o que ainda observa n Brasil um egoísmo profissional advindo do período colonial , em que o saber popular inválido

    PRISCILA DE NAZARE ALVES DE LIMA 25/11/2023
    15
  • Ponto positivo: O naturólogo é a único bacharel na área da saúde que possui sua formação inteiramente dedicada às Práticas Integrativas e Complementares-PIC''s. Regulamentando o naturólogo enquanto profissão trará mais profissionais qualificados para postos de trabalho que exigem esta expertise. Além disso, os naturólogos irão ajudar no desenvolvimento científico e tecnológico das PIC''s e qualidade no ensino destes conteúdos. A regulamentação ampliará as vagas de emprego e cargos públicos, trazendo mais acesso.

    Alan Kornin 24/11/2023
    30
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 76/2019 (Fase 1 - CD)

    Altera a Constituição Federal para incluir as polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública.

  2. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  3. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  4. PL 1804/2015

    Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

  5. PDL 844/2025

    Susta os efeitos da Resolução CCFGTS nº 1.130, de 7 de outubro de 2025, que altera a Resolução CCFGTS nº 958, de 24 de abril de 2020, que regulamenta a alienação ou cessão fiduciária do direito ao saque aniversário da conta vinculada do FGTS.

  6. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.