Enquete do PLP 234/2023

Resultado

Resultado parcial desde 01/11/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 92 59%
Concordo na maior parte 4 3%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 4 3%
Discordo totalmente 53 35%

O que foi dito

Pontos mais populares

Esta lei devolve ao cidadão a propriedade dos seus dados, hoje explorado só por grandes empresas, governos e big techs, lhe dando a possibilidade de monetização para seu benefício e a possibilidade de criação de uma poupança de dados. Vai criar um valor enorme à população de baixa renda. Brasil sendo pioneiro. Excelente iniciativa.

JOAO ANTONIO DANTAS BEZERRA LEITE 06/11/2023
15

Absurdo monetizar dados da população, discordo totalmente desse ponto.

Joyce Alana 02/11/2023
6

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 18 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: A monetização de dados muitas vezes é mal interpretada como algo ligado a informações pessoais e privacidade, mas vai muito além disso. Inclui padrões de comportamento, gostos de consumo e dados de interações diárias. Hoje, muitos desses dados são usados sem consentimento para treinar IA e um comércio ilegal de informações. Com uso ético e permitido, viram fonte valiosa de renda para pessoas, negócios e inovação, preservando a privacidade e fomentando uma economia de dados justa e transparente.

    Brunno Lazzarotto 25/11/2023
    1
  • Ponto positivo: Todos os cidadãos deveriam ter direito de uso e monetização dos seus dados. Para quem acredita que apenas a LGPD os protege está enganado. Gastamos centenas de reais por ano para processar nossos dados, do chip da operadora a energia que pagamos para carregar o telefone e quem lucra com isso são as grandes empresas de tecnologia que são monopolistas dos mesmos. Esta lei vai dar poder de decisão sobre o uso dos dados para cada cidadão. Esqueça privacidade, vamos lutar por direitos.

    JOAO LUIS DINIZ PACHECO CHAVES D AVILA 17/11/2023
    2
  • Ponto positivo: Quando o projeto fala em empoderamento de dados o que vemos na verdade é mudança no poder sobre os dados. Hoje os indivíduos não tem poder sobre seus dados, podem apenas ter uma sensação de proteção com a negativa de acesso a estes, também entendida como privacidade. Ter poder significa decidir se, como e de que forma seus dados podem ser acessados e compartilhados e para qual finalidade. Isto sim é empoderar o real dono do dado! Mudança profunda, necessária, tempestiva e muito bem-vinda!

    Fernando Teles 15/11/2023
    4
  • Ponto negativo: Esse PL tem o objetivo em prejudicar a LGPD que está totalmente alinhado a nossa Constituição. É um retrocesso agora que o Brasil alcançou seu patamar em privacidade e proteção de dados. O objetivo desse PL e tornar a ineficácia da LGPD não deveria nem ser discutido.

    joao machado 15/11/2023
    0
  • Ponto negativo: Proposta atinge diretamente os direitos dos cidadãos, CF art5°incX ,que tanto aguardam proteção e segurança efetiva do ESTADO principalmente em sua personalidade, permitindo venda de cadastro, indo na contra mão da Segurança e Privacidade, para beneficiar empresas, gerar maiores ganhos e formalizar descumprimento as leis já existentes, destruindo credibilidade de Tratados Internacionais e possibilidade de continuidade de negócios e viabilizando o mercado ilícito de criação de novas identidades

    Andrea Godoy 10/11/2023
    2
  • Ponto positivo: Trabalhei por 15 anos em empresas globais (americanas) de tecnologia. Lindo ver o Brasil finalmente assumindo a liderança em um tema de tecnologia com potencial de impacto global.

    Patrick Hruby 09/11/2023
    2
  • Ponto positivo: Eu gostaria de entender onde está a efetividade na garantia dos direitos de proteção de dados como é hoje em dia. Há sim como mensurar o valor das nossas relações, tanto que os incontáveis megavazamentos de dados acontecem com o fim específico de vendê-los! A diferença é que, garantindo propriedade dos dados, o cidadão tem controle e lucro sobre operações que já vêm acontecendo. Eu vejo o PL como regulador de uma situação que já acontece, mas que beneficia outras pessoas que não o titular.

    Jéssicka Oliveira 09/11/2023
    2
  • Ponto positivo: Esta proposta possibilita uma governança mais efetiva e justa por aqueles que são a verdadeira origem legítima dos dados: o próprio cidadão.

    LUIZ FERNANDO MALUF 08/11/2023
    4
  • Ponto positivo: Voto a favor! Chegou a hora do cidadão poder ser dono dos seus dados e fazer o que bem entender. Até hoje não há nem privacidade nem controle. Com a lei pela primeira vez será possível você ser dono de fato do que é seu e poder transformar isso em dinheiro, poupança. Fantástico! Parabéns ao nosso Brasil!!

    Ana 08/11/2023
    4
  • Ponto positivo: Propriedade de dados é liberdade. Seu dado vale dinheiro, seu dinheiro está no banco e você tem toda autonomia sobre ele - pode sacar, receber, depositar, usar seu dinheiro para ajudar a família, amigos a comunidade. Mas seus dados estão na cloud e outras pessoas gerenciam seus dados. Você não tem nenhuma autonomia - outros se beneficiam dos seu dados, e podem usar seus dados contra você. O Brasil é pautado e colonizado por agendas européias e americanas! Esta proposta é brasileira.

    André Vellozo 07/11/2023
    7
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. PL 1804/2015

    Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. REQ 98/2025 CMULHER

    Requer moção de pesar em homenagem e memória da professora Catarina Kasten, vítima de feminicídio em Florianópolis.

  6. PDL 844/2025

    Susta os efeitos da Resolução CCFGTS nº 1.130, de 7 de outubro de 2025, que altera a Resolução CCFGTS nº 958, de 24 de abril de 2020, que regulamenta a alienação ou cessão fiduciária do direito ao saque aniversário da conta vinculada do FGTS.