Enquete do PL 5102/2023

Resultado

Resultado parcial desde 23/10/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 852 81%
Concordo na maior parte 25 2%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 7 1%
Discordo totalmente 173 16%

O que foi dito

Pontos mais populares

O CEFET-MG já tem a dimensão de uma universidade, com a maioria de seus docentes doutores, um corpo técnico administrativo altamente qualificado e com cursos de excelência nos três níveis de ensino: EBTT, Graduação e Pós-graduação. Merece ser reconhecido como Universidade!

Giani david silva 09/11/2023
113

cefet é mais bonito que utf tem todo um conceito e mudar o nome significa mudar logo, fachada, dominio do site, uniforme... Acho que não tem necessidade de mudar o nome

Lorena Marques Vieira Medeiros 08/11/2023
20

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 25 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Além de corrigir as inadequações jurídicas dos dois institutos, a transformação pode abrir novos horizontes de ensino e pesquisa. Em Petrópolis-RJ, por exemplo, é possível pensar em parcerias com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado na cidade, além da abertura de novos cursos na área da computação (em todos os níveis), de modo a aproveitar a estrutura já existente. Também é possível adequar a remuneração dos profissionais que ali atuam, atualmente defasada.

    DANIEL SANT ANNA LISBOA 22/10/2025
    0
  • Ponto negativo: A transformação dos CEFETs em UTFs pode corrigir a inadequação jurídica da instituição e abrir novos horizontes de ensino e pesquisa. No entanto, é preciso tomar cuidado para que isso não signifique o fim do ensino médio nas unidades descentralizadas. Para além do ensino técnico, em algumas cidades, os CEFETs oferecem o melhor ensino médio (com base na pontuação do ENEM). Muitos o enxergam como uma esperança de ascensão em meio à falência da rede estadual. Tirar essa opção seria uma covardia.

    DANIEL SANT ANNA LISBOA 22/10/2025
    0
  • Ponto negativo: O Governo Federal quer investir em cursos Técnicos pq já percebeu a falta desses profissionais no mercado de trabalho. Então NÃO teremos NENHUM GANHO. Já temos mais de 15 Universidades, mas só 3 Instituições de curso Técnico. O servidor que fez concurso para o CEFET RJ já sabia que seria para a carreira EBTT voltado para cursos técnicos, então transformar a Instituição em Universidade vai desvalorizar e acabar com os cursos de formação técnica, pois a preferência será o Magistério Superior

    PERICLES ANDRE DE ASSIS AZEVEDO 04/10/2024
    0
  • Ponto negativo: O governo está investindo nos Cursos Técnicos para atender à crescente demanda da indústria e de outros setores, como transportes e agronegócios. A conclusão do CONPERJ gera milhares de empregos, sendo na sua maioria profissionais do Nível Técnico. O RJ é um estado Óleo Dependente. Quais os ganhos que o nosso Estado do Rio de Janeiro vai ter com essa transformação do CEFET-RJ em Universidade Tecnológica visto que já temos mais de 16 Univers. Públicas de cunho tecnológico? NENHUM!

    JULIO ROBERTO SANTOS BICALHO 04/10/2024
    2
  • Ponto positivo: Após isso é colocar um centro de Ensino Fundamental a nível federal, como temos no estado do RJ, com a UERJ. Entregar estruturas de primeiro mundo, pois passar em frente ao Cefet RJ e não perceber o nível deplorável de abandono já nos muros é impossível. Valorizar os profissionais que ali estão para que ali também fiquem. Por anos. Pois hoje os Cefets são um ponto de partida para o servidor angariar novos rumos, já que o salário é surrealmente baixo.

    LEANDRO SILVA DOS SANTOS 15/05/2024
    4
  • Ponto positivo: A transformação dos CEFETs em universidades tecnológicas desempenha um papel crucial, conferindo autonomia, recursos suplementares e ampliada visibilidade para as instituições. Representa uma ampliação de opções de cursos, abrindo portas para oportunidades de pesquisa, impulsiona a produção de conhecimento científico e tecnológico, e promove as esferas cultural e artística. Apoiar essa transformação equivale a investir significativamente no avanço acadêmico, profissional e cultural do país.

    Mardone Canigia 27/11/2023
    6
  • Ponto positivo: Com a mudança, vem também a definição como universidade, que acarreta em verbas satisfatórias para a instituição, investimentos na ampliação do espaço e melhoria dos laboratórios. O financeiro do CEFET-MG faz milagres com orçamento reduzido, pelo fato de ser um "centro tecnológico". O ensino é excelente, digo como aluna de graduação e agora pós, contudo espero que a mudança traga o aumento dos profissionais de ensino, técnicos e adm.

    Brenda Palhares 16/11/2023
    7
  • Ponto positivo: Os CEFETs já são instituições de ensino reconhecidamente de qualidade. Ampliar seu escopo de atuação será um importante ganho para a sociedade, interiorizando o conhecimento e possibilitando acesso mais fácil a ensino de alto nível para nossos jovens.

    teofilo rodrigues 16/11/2023
    4
  • Ponto negativo: Chega de centros de formação de militantes. Privatização de universidades para melhorar o ensino e demitir um bando de encostados se fingindo de professores.

    Alonso Barros 13/11/2023
    0
  • Ponto negativo: Qualquer instituição que se transforme em universidade, o objetivo não é melhorar o ensino ou outra "boa intenção" agregar valores - é para doutrinar e criar um rebanho de analfabetos funcionais militantes com verba do contribuinte. As universidades devem ser privatizadas para selecionar alunos proveitosos e não vitimistas ricos que entraram por cotas raciais

    Alonso Barros 13/11/2023
    2
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  3. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.

  6. PL 5196/2025

    Dispõe sobre a obrigatoriedade de dispositivos de proteção em motores de sucção de piscina para fins de segurança dos usuários e dá outras providências.