Não há ponto positivo, estudos no exterior comprovam, que uma mistura acima de 10% de álcool à gasolina, aumenta o consumo, diminuindo assim a eficiência energética.
Enquete do PL 4516/2023
Enquete encerrada em 13/03/2024
Resultado
Resultado final desde 18/09/2023
Opção | Participações | Percentual |
---|---|---|
Concordo totalmente | 5 | 11% |
Concordo na maior parte | 2 | 5% |
Estou indeciso | 0 | 0% |
Discordo na maior parte | 5 | 12% |
Discordo totalmente | 31 | 72% |
O que foi dito
Pontos mais populares
Muitos veículos em circulação foram dimensionados ao consumo de gasolina, mostrando-se discutível se o aumento do percentual de etanol irá preservar as peças desses veículos de danos. Medida salutar seria incentivar donos de carros flex ao uso do etanol. Deve-se analisar também essas questões sob o ponto de vista do Mercosul, quanto aos veículos que adentrarem solo nacional,
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Exibindo resultados 1 a 10 de 11 encontrados.
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Ponto positivo: Apenas os produtores de etanos podem enxergar algum ponto positivo, nesse aumento do percentual do etanol na gasolina. Para os consumidores brasileiros, e principalmente para os mais pobres, que possuem carros movidos a gasolina, não haverá vantagem alguma.
Ivan Artiolli de Farias 13/03/20243 -
Ponto negativo: Não faz o mínimo sentido justificar, esse aumento do etanol na gasolina, com a questão ambiental. Já está comprovando que a pseudo redução do valor da gasolina, que teoricamente deveria chegar na bomba de combustível, não chega ao cliente final. Com mais etanol na gasolina, se diminui a autonomia dos veículos, logo para que o veículo rode a mesma distância, teremos que colocar mais combustível. Onde há vantagens nisso?
Ivan Artiolli de Farias 13/03/20243 -
Ponto negativo: Carros somente a gasolina não foram projetados para rodar com um percentual de etanol tão alto (30%), eles estão sujeitos a apresentar problemas mecânicos a longo prazo e os parlamentares que votarem a favor desse projeto logicamente não irão pagar a conta da oficina. Se for para aprovar esse projeto, por favor, pelo menos mantenham as gasolinas PREMIUM (podium, octapro etc) com um percentual menor de etanol (atualmente elas levam 25% de etanol, contra 27,5% das demais gasolinas).
LUIZA RIBEIRO 11/03/20245 -
Ponto negativo: Deve ser estudado o impacto nos carros no longo prazo, essa medida irá diminuir muito a vida útil dos motores - principalmente os que não são flex-, aumentará o consumo de combustível, diminuição da eficiência energética sem contar que muito provavelmente o preço não irá ser reduzido. Essa PL não trata de um assunto que deva tramitar em caráter de urgência.
MATEUS COSTA SANTOS 09/03/20243 -
Ponto negativo: Se paga 1 litro de gasolina é recebe 30% de Etanol, pois então, reduza o preço da bomba a uma proporção de diferença do preço entre o Etanol e Gasolina.
Joaquim Santos 09/03/20243 -
Ponto negativo: Aumento do consumo de combustível, diminuindo a eficiência energética, consequentemente aumentando a emissão de gases na atmosfera, sem dizer os gastos com manutenção, no final dos anos 1980, a comercialização de veículos leve no país, era mais de 90% a álcool, mas com o aumento do açúcar, nossos usineiros deixaram de produzir o álcool, para produzir açúcar, acabando com o Proálcool, e outra coisa, se o álcool fosse tão bom, porque só o Brasil utiliza ...
Marcos 06/03/20243 -
Ponto positivo: Não há ponto positivo, estudos no exterior comprovam, que uma mistura acima de 10% de álcool à gasolina, aumenta o consumo, diminuindo assim a eficiência energética.
Marcos 06/03/202411 -
Ponto negativo: Isso não ajuda a melhorar em nada o meio ambiente e ainda diminui a qualidade da gasolina, a autonomia dos carros vão ser menores e haverá mais gastos com combustível.
Antonio Oannes Tavares Venceslau 04/03/20246 -
Ponto negativo: Irá piorar ainda mais a qualidade da gasolina que já é ruim. Adicionar etanol aumenta o consumo. Quer que use etanol? Reduz imposto para que valha a pena do ponto de vista financeiro. Etanol tem que ser mais de 30% mais barato que a gasolina para fazer sentido.
Cristiano Alencastro 27/02/20247 -
Ponto positivo: É importante garantir além de carbono neutro, a e-gasolina tenha alta octanagem, maior do que 82% de MON como é atualmente, para assegurar mais eficiência no consumo de combustível, pois apenas produção de combustível requer eficiência na remissão de gases para a atmosfera e diminuir os efeitos de gases-estufa no meio ambiente. Não somente o carbono, reduzir também compostos nitrogenados, aromáticos e sulfurados na composição química.
jbasilva2406 . 09/01/20240