Enquete do PL 4516/2023

Resultado

Resultado final desde 18/09/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 5 11%
Concordo na maior parte 2 5%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 5 12%
Discordo totalmente 31 72%

O que foi dito

Pontos mais populares

Não há ponto positivo, estudos no exterior comprovam, que uma mistura acima de 10% de álcool à gasolina, aumenta o consumo, diminuindo assim a eficiência energética.

Marcos 06/03/2024
11

Muitos veículos em circulação foram dimensionados ao consumo de gasolina, mostrando-se discutível se o aumento do percentual de etanol irá preservar as peças desses veículos de danos. Medida salutar seria incentivar donos de carros flex ao uso do etanol. Deve-se analisar também essas questões sob o ponto de vista do Mercosul, quanto aos veículos que adentrarem solo nacional,

Leandro Sabatino 11/10/2023
15

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 11 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Apenas os produtores de etanos podem enxergar algum ponto positivo, nesse aumento do percentual do etanol na gasolina. Para os consumidores brasileiros, e principalmente para os mais pobres, que possuem carros movidos a gasolina, não haverá vantagem alguma.

    Ivan Artiolli de Farias 13/03/2024
    3
  • Ponto negativo: Não faz o mínimo sentido justificar, esse aumento do etanol na gasolina, com a questão ambiental. Já está comprovando que a pseudo redução do valor da gasolina, que teoricamente deveria chegar na bomba de combustível, não chega ao cliente final. Com mais etanol na gasolina, se diminui a autonomia dos veículos, logo para que o veículo rode a mesma distância, teremos que colocar mais combustível. Onde há vantagens nisso?

    Ivan Artiolli de Farias 13/03/2024
    3
  • Ponto negativo: Carros somente a gasolina não foram projetados para rodar com um percentual de etanol tão alto (30%), eles estão sujeitos a apresentar problemas mecânicos a longo prazo e os parlamentares que votarem a favor desse projeto logicamente não irão pagar a conta da oficina. Se for para aprovar esse projeto, por favor, pelo menos mantenham as gasolinas PREMIUM (podium, octapro etc) com um percentual menor de etanol (atualmente elas levam 25% de etanol, contra 27,5% das demais gasolinas).

    LUIZA RIBEIRO 11/03/2024
    5
  • Ponto negativo: Deve ser estudado o impacto nos carros no longo prazo, essa medida irá diminuir muito a vida útil dos motores - principalmente os que não são flex-, aumentará o consumo de combustível, diminuição da eficiência energética sem contar que muito provavelmente o preço não irá ser reduzido. Essa PL não trata de um assunto que deva tramitar em caráter de urgência.

    MATEUS COSTA SANTOS 09/03/2024
    3
  • Ponto negativo: Se paga 1 litro de gasolina é recebe 30% de Etanol, pois então, reduza o preço da bomba a uma proporção de diferença do preço entre o Etanol e Gasolina.

    Joaquim Santos 09/03/2024
    3
  • Ponto negativo: Aumento do consumo de combustível, diminuindo a eficiência energética, consequentemente aumentando a emissão de gases na atmosfera, sem dizer os gastos com manutenção, no final dos anos 1980, a comercialização de veículos leve no país, era mais de 90% a álcool, mas com o aumento do açúcar, nossos usineiros deixaram de produzir o álcool, para produzir açúcar, acabando com o Proálcool, e outra coisa, se o álcool fosse tão bom, porque só o Brasil utiliza ...

    Marcos 06/03/2024
    3
  • Ponto positivo: Não há ponto positivo, estudos no exterior comprovam, que uma mistura acima de 10% de álcool à gasolina, aumenta o consumo, diminuindo assim a eficiência energética.

    Marcos 06/03/2024
    11
  • Ponto negativo: Isso não ajuda a melhorar em nada o meio ambiente e ainda diminui a qualidade da gasolina, a autonomia dos carros vão ser menores e haverá mais gastos com combustível.

    Antonio Oannes Tavares Venceslau 04/03/2024
    6
  • Ponto negativo: Irá piorar ainda mais a qualidade da gasolina que já é ruim. Adicionar etanol aumenta o consumo. Quer que use etanol? Reduz imposto para que valha a pena do ponto de vista financeiro. Etanol tem que ser mais de 30% mais barato que a gasolina para fazer sentido.

    Cristiano Alencastro 27/02/2024
    7
  • Ponto positivo: É importante garantir além de carbono neutro, a e-gasolina tenha alta octanagem, maior do que 82% de MON como é atualmente, para assegurar mais eficiência no consumo de combustível, pois apenas produção de combustível requer eficiência na remissão de gases para a atmosfera e diminuir os efeitos de gases-estufa no meio ambiente. Não somente o carbono, reduzir também compostos nitrogenados, aromáticos e sulfurados na composição química.

    jbasilva2406 . 09/01/2024
    0

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2858/2022

    O Projeto de Lei 2858/22 concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir do dia 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral. O objetivo é beneficiar as pessoas que tenham participado do bloqueio de rodovias nacionais e demais atos contrários ao resultado das eleições, incluídas as publicações em redes sociais. Em análise na Câmara, o texto de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) também beneficia quem tenha financiado essas manifestações, e anula multas e demais punições aplicadas pela justiça às pessoas físicas e jurídicas, as quais estejam relacionados aos atos de protesto. Vitor Hugo diz que a iniciativa preserva manifestações que, em sua opinião, são democráticas. “Infelizmente, essa convicção não é a mesma de importantes setores da sociedade que podem impor às famílias hoje acampadas acusações de crimes, o que se configuraria na maior das contradições: aqueles que lutam, pacificamente, pela democracia são os acusados de atentar contra ela”, afirmou. A anistia prevista no texto não inclui a prática de crimes contra a vida e a integridade corporal, bem como os crimes de sequestro e de cárcere privado. A anistia alcança as condenações por litigância de má-fé em processos de cunho eleitoral relacionados ao pleito presidencial de 2022. Se aprovado, o benefício será válido do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor da lei. Tramitação O projeto ainda será distribuído às comissões permanentes para ser analisado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  2. PL 1013/2025

    Dispõe sobre a abolição de valores máximos (teto) de financiamento para os estudantes beneficiários do Fies.

  3. PL 733/2025

    Dispõe sobre o Sistema Portuário Brasileiro, regula a exploração dos portos, as atividades de operação portuária, o trabalho portuário e dá outras providências.

  4. PL 849/2025

    Reduz a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no Estado de Santa Catarina.

  5. PL 489/2025

    Altera o Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, para prever que a exposição ao calor à céu aberto não enseja o pagamento de insalubridade.

  6. PL 1466/2025

    Cria a Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, a Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e a Carreira de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, altera a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal, altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo federal, reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras, padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho, altera as regras do Sistema de Desenvolvimento na Carreira, transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança, altera a regra de designação dos membros dos conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar e dá outras providências.