Enquete do PL 4018/2023

Resultado

Resultado parcial desde 21/08/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 223 63%
Concordo na maior parte 6 2%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 126 35%

O que foi dito

Pontos mais populares

O enfermeiro em estrategia saúde da família realiza consulta de enfermagem, consulta de puericultura, alem de pré-natais e outros procedimentos que não precisa do médico, onde sua agenda está sempre lotada. Quando um paciente precisa de um atestado pra garantir o abono no dia de trabalho ou por algum motivo de saúde têm que ficar em repouso até a consulta com o médico. Enfermeiro está sim capacitado até mesmo que muitos médicos que não sabem nem realizar uma consulta de puericultura.

EDIVANDO DA SILVA SOUSA 04/09/2023
31

Tenho 80 anos e sou enfermeira aposentada, na época que enfermeira era enfermeira de verdade. Hoje, vejo que não tem o minimo interesse em realizar os procedimentos de enfermagem, ficam só no computador. Não sabem fazer curativos, não avaliam os pacientes, nem sonda sabem passar. E agora querem assumir uma responsabilidade, sim , porque é responsabilidade prescrever medicações, dar atestado de saúde. QUE VERGONHA. Só querem é ganhar dinheiro com clinica de estetica. VERGONHA

Iraci Garcia de Araujo dos Santos 24/08/2023
18

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 11 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Vocês! Que se dizem ser colegas enfermeiros e que são contra! Façam a gentileza em sair da profissão e parem de encher o saco dos colegas que de fato querem trabalhar de forma séria e honesta. Se vocês acham que os colegas não tem a aptidão para emitir Atestado de ENFERMAGEM se baseando pela burrice de vocês, isso é problema de vocês. Mais não encham o saco com o mi-mi-mi pela incapacidade de vocês não terem o racicinio clínico.

    Bravo Costa 25/08/2024
    1
  • Ponto positivo: Isso possibilitará mais autonomia para os enfermeiros, principalmente para aqueles que possuem clínicas,tornará todos os processos mais fáceis ,apoio muito

    Elizete nagy 07/03/2024
    6
  • Ponto positivo: Enferm e Med executam tarefas críticas. Mas quem fica 24h no leito é o enfermeiro e sua equipe. Alterações e intercorrências são suas responsabilidades. Falar de curativos e sondas, é pouco para caracterizar o conhecimento técnico/científico do enfermeiro. Para exemplificar: numa parada cardiorrespiratória, se o enfermeiro for esperar o médico, cerca de 97% morreriam. Assim, o enfermeiro salva-vidas, prescreve medicamentos, mas não é capaz de atestar os dias para recuperação de seu paciente?

    Xosse Manhães de Souza 29/11/2023
    4
  • Ponto positivo: O enfermeiro dá atenção primária perde muita credibilidade ao atender um paciente e fazer sua consulta de enfermagem e não precisar procurar um médico para fazer um atestado. Sem contar que o enfermeiro empreendedor precisa muita dessa ferramenta. Assim os enfermeiros terão mais autonomias com a população.

    Jaqueline Rodrigues 19/10/2023
    4
  • Ponto positivo: Permitir que enfermeiros emitam atestados médicos reduz sobrecarga dos médicos, aumenta acesso rápido à saúde, economiza recursos e melhora a acessibilidade, mantendo padrões rigorosos de supervisão e protocolos de segurança. A possibilidade de enfermeiros emitirem atestados médicos representa uma evolução necessária no campo da saúde e pode trazer diversos benefícios para o sistema de saúde e para a população em geral.

    Gabriel Guimarães 04/09/2023
    3
  • Ponto negativo: Digo: enfermeiro que estuda, sabe muito mais que passar sondas e realizar procedimentos privativos de enfermagem. O problema que muitos enfermeiros não valoriza sua propria classse e vem aqui criticar algo que será de beneficio para o paciente que é obrigado a trabalhar doente para não levar falta até a consulta com o médico, sendo que vaga somente para 03 mese ...

    EDIVANDO DA SILVA SOUSA 04/09/2023
    6
  • Ponto negativo: Assim como na odontologia e na médcina existem muitos profissionais que são péssimos. Entao nao se pode medir a pela capacidade de um e de outro a emisão de atestado, pois têm pacientes que preferm mil vezes os enfermeiros.

    EDIVANDO DA SILVA SOUSA 04/09/2023
    8
  • Ponto positivo: O enfermeiro em estrategia saúde da família realiza consulta de enfermagem, consulta de puericultura, alem de pré-natais e outros procedimentos que não precisa do médico, onde sua agenda está sempre lotada. Quando um paciente precisa de um atestado pra garantir o abono no dia de trabalho ou por algum motivo de saúde têm que ficar em repouso até a consulta com o médico. Enfermeiro está sim capacitado até mesmo que muitos médicos que não sabem nem realizar uma consulta de puericultura.

    EDIVANDO DA SILVA SOUSA 04/09/2023
    31
  • Ponto negativo: Sinto muito mas o/a enfermeiro/a não tem capacidade tecnica para fazer diagnostico e a partir daí se responsabilizar pelo que escreve. Estão invadindo competências. O que esta acontecendo? Não conseguem mais ser profissionais assintenciais. São meros burocratas que almejam cargos e sem se impotar com doentes. Quem trabalha de verdade são as técnicas de enfermagem. Estão fujindo de suas responsabilidades.

    Antonio Lello 28/08/2023
    1
  • Ponto negativo: O atestado para fins de afastamento laboral deve ser emitido quando o indivíduo encontra-se incapaz por tempo determinado. Para tal, é necessário diagnóstico, seja ele clínico ou complementar, e raciocínio clínico para tempo estimado de prognóstico, tais ações são ato médico! O atestado tem consequências legais e previdenciárias. Creio que a enfermagem tem mais a agregar na equipe multidisciplinar, do que acumular essa responsabilidade, sem o preparo técnico que a atividade requer.

    Emilyanna R C Goncalves 27/08/2023
    4
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. PL 1804/2015

    Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  6. PRL 1 CCJC => PL 8132/2014

    Parecer do Relator, Dep. Neto Carletto (AVANTE-BA).