Enquete do INC 947/2023

Resultado

Resultado parcial desde 30/06/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 1.627 100%
Concordo na maior parte 4 0%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 2 0%
Discordo totalmente 1 0%

O que foi dito

Pontos mais populares

O INSS é o braço do governo responsável por executar as políticas de previdência e do BPC para a população mais carente. Hoje cerca de 50% do quadro de servidores do órgão está vago. Soma-se a isso as próximas vacâncias, por aposentadoria, morte ou mudança para outro órgão.

ROQUE RONALD OLIVEIRA SILVA JUNIOR 30/06/2023
28

A falta de servidores no INSS está prejudicando a quem mais precisa dos atendimentos nas agências da previdência, principalmente, nos interiores.

MOTIVAÇÃO - INSCREVA - SE 01/07/2023
20

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 47 encontrados.

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  • Ponto positivo: Tem que contratar sim mais servidores ao INSS umas das mais importantes instituições públicas do país!! merecem ter mais funcionários servidores concursados!! os aposentados brasileiros merecem mais dignidade nas unidades da previdência.

    Artur Alvim Cury 27/07/2023
    0
  • Ponto positivo: O INSS, instrumento fundamental de proteção social, vive a pior crise da história. A fila se aproxima de 2 milhões. Dados oficiais apontam que 64% dos pedidos de benefícios ultrapassaram o prazo legal. Inclusive, alguns requerimentos estão há mais de 1 ano aguardando análise. Enquanto isso, o déficit de servidores é de quase 22.177 mil cargos vagos (técnicos). A convocação dos 2.144 excedentes do concurso é medida urgente e necessária, de interesse público e não somente dos aprovados!

    TAIS DOS PASSOS DE MORAES FERREIRA 07/07/2023
    10
  • Ponto positivo: Não restam dúvidas de que a medida mais econômica e eficiente é o aproveitamento do último concurso do INSS, uma vez que a sua realização envolveu tempo, recursos e esforços consideráveis, representando um investimento público significativo. Aproveitar o referido certame é uma forma inteligente de otimizar esse investimento, fortalecer o quadro de servidores do INSS e, principalmente, melhorar a qualidade do atendimento e evitar prejuízos financeiros decorrentes de demandas judiciais.

    TAIS DOS PASSOS DE MORAES FERREIRA 07/07/2023
    9
  • Ponto positivo: De fato, a fila do INSS atrasa a vida da população brasileira. Várias agências pelo Brasil estão fechadas devido a falta de servidores. A autarquia necessita cada vez mais de uma recomposição no quadro de servidores técnicos que saibam lidar e diminuir essa fila que tanto prejudica os brasileiros. Dessa forma, vejo como positiva e extremamente necessária a medida de convocar os candidatos aprovados no concurso do INSS de 2022

    Rafael Rocha Jobim 07/07/2023
    4
  • Ponto negativo: O INSS possui concurso vigente e pessoal aprovado nas listas de cadastro reserva que podem ser aproveitados. Não convocar todos os aprovados do cadastro reserva acaba por atrasar ainda mais a prestação de serviço público à população que já vem sofrendo há tempos.

    Angelo Ferraro Jr 04/07/2023
    10
  • Ponto positivo: Recompor o quadro de pessoal de uma das autarquias mais importantes do Brasil é essencial. Por isso, a convocação de todo o cadastro de reserva do concurso INSS 2022 é fundamental e trará um custo-benefício tanto para a Administração quanto para a população, que não precisará aguardar a morosidade de um novo concurso para começar a desafogar o serviço!

    Angelo Ferraro Jr 04/07/2023
    8
  • Ponto positivo: Essa IN é totalmente positiva. O desfalque de servidores no INSS está elevando a cada dia a fila de pessoas que necessitam de seus benefícios. Pessoas morrem aguardando o que é seu por direito tem gente que fica dependendo de ajuda dos outros para sobreviver a espera de seu benefício. Estamos tratando de vidas e dignidade da pessoa humana. A perda de servidores chega a quase 20 mil cargos. Então faz-se urgente a reposição de seu quadro.

    Dieime Queice Rodrigues Silva 04/07/2023
    5
  • Ponto positivo: Um órgão dessa magnitude, dessa importância não pode passar pelo que está passando, a população carece de um serviço mais célere, longas filas, atrasos na análise de benefícios são problemas que serão solucionados apenas com a recomposição do quadro de funcionários.

    Vanessa Silveira 04/07/2023
    7
  • Ponto positivo: Se faz necessário a convocação emergencial dos concursados aprovados em cadastro reserva devido a defasagem de funcionários que compõe o quadro do INSS.

    Ricardo Pellegrin Marion 01/07/2023
    10
  • Ponto positivo: Essa proposta é muito boa para toda a população que no momento de maior vulnerabilidade não encontra atendimento digno, pois não existe servidores suficientes para prestar atendimento célere a população. Por isso é importante a recomposição do quadro de servidores do INSS e com urgência.

    EURI RODRIGUES DO NASCIMENTO 01/07/2023
    12
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Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 38/2025

    A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25), é estruturada em quatro eixos que buscam: promover a eficiência na administração pública, com metas e resultados; assegurar o direito à inclusão digital, por meio do governo eletrônico; profissionalizar e reestruturar as carreiras no Poder Executivo; e eliminar privilégios, como a aposentadoria compulsória de juízes, promotores e procuradores. As normas alcançam não apenas a administração federal, como também o serviço público de estados e municípios. O objetivo é combater problemas na administração pública que limitam a efetividade das políticas públicas. "Persistem problemas de natureza sistêmica: baixa maturidade da governança pública, ausência de mecanismos vinculantes de gestão por resultados, fragmentação de carreiras e estruturas, manutenção de privilégios incompatíveis com o interesse público e falta de integração tecnológica", analisam os autores da PEC, na justificativa que acompanha o texto. Gestão A PEC institui mecanismos de planejamento estratégico para resultados, com a celebração de acordos de resultados e avaliação periódica de desempenho. O acordo de resultados deve definir objetivos e metas institucionais a serem alcançadas em cada ano. Periodicamente, haverá avaliação de objetivos e metas por equipes e individuais. A avaliação de desempenho será utilizada como critério para progressão funcional, nomeação para cargos em comissão, designação para funções de confiança e pagamento de bônus de resultado. Os critérios da avaliação devem ser objetivos e transparentes, levando em conta circunstâncias institucionais e condições pessoais que possam comprometer o desempenho do servidor. Um colegiado poderá reavaliar o servidor, que terá direito a contraditório e ampla defesa. Bonificação por resultado O bônus de resultado terá o limite anual de até duas remunerações, podendo alcançar até quatro remunerações para quem ocupar cargos em comissão e funções de confiança estratégicos. O pagamento será anual, realizado em parcela única. Os recursos para pagar o bônus não podem exceder o valor gasto com gratificações natalinas, 13º salário ou verbas de natureza equivalente recebidas no ano anterior por agentes públicos em atividade. Em até 180 dias após a posse, governadores e prefeitos deverão divulgar o planejamento estratégico para resultados, com objetivos e metas para todo o mandato. O planejamento deve orientar os acordos de resultados, com metas e objetivos para cada ano. As metas e os objetivos devem estar vinculados à qualidade dos serviços públicos. "Nesse contexto, ao impor a elaboração de planejamento estratégico focado em problemas concretos da população e em resultados mensuráveis, a PEC assegura que os recursos públicos sejam alocados em iniciativas com maior retorno social, fortalecendo a capacidade estatal", explicam os autores da proposta. Inclusão digital O Plano Nacional de Governo Digital, com duração de dez anos, vai definir projetos e ações para o domínio de tecnologias digitais e de inteligência artificial, exercício soberano da governança digital e segurança cibernética, entre outras metas. Todos os entes federativos passam a ter obrigação de: garantir a interoperabilidade de dados e sistemas; manter identificação única nacional segura; assegurar rastreabilidade e registro digital de todos os atos administrativos; integrar canais físicos e digitais de atendimento; adotar padrões de segurança cibernética e proteção de dados. Os prestadores de serviços públicos deverão compartilhar com o Poder Público informações sobre os serviços prestados e dados dos usuários necessários para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A proposta ainda inclui a erradicação do analfabetismo digital entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). "No Brasil, essa transformação permitirá redução de custos operacionais, maior transparência e ampliação do acesso a serviços públicos – especialmente para populações em áreas remotas ou com mobilidade reduzida", justificam os autores. Carreiras A proposta determina a reestruturação do quadro de pessoal, pela eliminação de sobreposições de atribuições e reorganização das carreiras, com a priorização de carreiras transversais aptas a atuar em diversos órgãos e entidades. Os níveis remuneratórios devem ser definidos em uma tabela única de acordo com o grau de complexidade das atribuições. Cargos em comissão terão seleção preferencial por processo seletivo. Novos concursos públicos só poderão ser realizados após dimensionamento prévio da força de trabalho. Decreto presidencial poderá extinguir funções ou cargos públicos desnecessários ou obsoletos, assegurando o aproveitamento do servidor público estável que ocupar essas posições. Atualmente, a Constituição Federal apenas permite a extinção de função ou cargos públicos por decreto quando essas posições estão vagas. As carreiras devem ter no mínimo 20 níveis para alcançar o topo. Cada progressão ou promoção deve levar no mínimo um ano. Com isso, um funcionário público deverá levar no mínimo 20 anos para chegar ao nível final da carreira. A remuneração ou subsídio inicial de cada carreira deve ser de até a metade do valor do último nível da carreira. A única exceção está nas carreiras que tenham remuneração final de até quatro salários mínimos, o que equivale a R$ 6.072 no valor de 2025. Os autores destacam os esforços para reduzir a fragmentação da gestão de pessoal. Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 43 Planos de Cargos e Carreiras, 121 Carreiras e mais de 2 mil cargos distintos. "Essa configuração gera ineficiência, dificulta a realocação de servidores para áreas prioritárias e eleva os custos de folha de pagamento", analisam os autores da PEC. Combate a privilégios A PEC veda uma série de vantagens para detentores de cargos, funções e empregos públicos, incluindo detentores de mandato eletivo. Entre as regras, as férias deverão ter até 30 dias, com a exceção de professores e profissionais de saúde expostos a fatores de risco que justifiquem períodos maiores. Funcionários não podem receber folgas ou qualquer tipo de licença ou verba com a finalidade de compensar acumulação de função ou trabalho excedente. Não é permitido aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos, inclusive por meio de lei. Aposentados e pensionistas não podem receber verba remuneratória com base em desempenho. Verbas indenizatórias devem compensar despesas efetivas de agentes públicos exercendo suas atribuições. Elas não podem ter pagamento rotineiro e permanente, ou ser concedidas sem distinção à totalidade ou à maioria dos integrantes de categorias ou carreiras. A exceção é o auxílio alimentação, saúde e transporte. Estes auxílios devem somar apenas até 10% da remuneração ou subsídio. O pagamento retroativo só pode ocorrer por decisão judicial transitada em julgado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não poderão instituir qualquer verba remuneratória ou indenizatória ou conceder aumento de remuneração ou de parcela indenizatória, inclusive com efeitos retroativos. A PEC veda a concessão de aposentadoria compulsória a magistrados ou membros do Ministério Público como sanção pela prática de infração disciplinar. Em caso de faltas graves, os juízes devem ser punidos com perda do cargo, demissão ou equivalente. Segundo a proposta, os juízes somente perderão o cargo com sentença judicial transitada em julgado; por deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, após processo administrativo disciplinar; ou por deliberação do CNJ. A proposta ainda limita, a 50% do total dos encargos legais, o pagamento a advogados públicos de honorários de sucumbência e parcela de encargos legais incidentes em ações judiciais da União, de estados e municípios. Não será possível usar esses recursos para fundos ou entidades privados ou para pagar verbas indenizatórias. Municípios A proposta estabelece limites de gastos para municípios deficitários, em que as despesas para custeio da administração superam a receita corrente líquida, sem levar em conta as transferências a receber. Essas prefeituras poderão ter no máximo entre cinco secretarias, caso os municípios tenham até 10 mil habitantes, ou até dez secretarias, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Os prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios deficitários também terão limites de salário, de acordo com o tamanho da cidade: 30% do subsídio do governador do estado, para municípios de até 10 mil habitantes; 40% do subsídio do governador do estado, para municípios de 10.001 a 50 mil habitantes; 50% do subsídio do governador do estado, para municípios de 50.001 a 100 mil habitantes; 60% do subsídio do governador do estado, para municípios de 100.001 a 300 mil habitantes; 70% do subsídio do governador do estado, para municípios de 300.001 a 500 mil habitantes; 80% do subsídio do governador do estado, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Também haverá limites para gastos de câmaras de vereadores e tribunais de Contas. Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição

  2. INC 2774/2025

    Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça e Segurança Pública, a adoção de medidas administrativas para convocação de todos os candidatos aprovados na primeira fase do concurso da Polícia Federal de 2025, com base nos princípios da eficiência e economicidade.

  3. INC 2773/2025

    Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça e Segurança Pública, a adoção de medidas administrativas para a quebra da cláusula de barreira para os cotistas PPP do concurso da Polícia Federal de 2025, com base nos princípios da eficiência e economicidade.

  4. PDL 3/2025

    Susta os efeitos da Resolução nº 258, de 23 de dezembro de 2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

  5. PL 4704/2025

    Altera a Lei nº 7.957, de 22 de fevereiro de 1989, para dispor sobre o período de afastamento para recontratação dos agentes temporários ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  6. PDL 846/2025

    Susta os efeitos do Decreto nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.