Enquete do PL 3016/2022

Resultado

Resultado parcial desde 06/01/2023

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 929 93%
Concordo na maior parte 48 5%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 11 1%
Discordo totalmente 6 1%

O que foi dito

Pontos mais populares

Muitos estudantes perderam o prazo por dois motivos, ou não tinham recursos para assumir as parcelas mesmo com o desconto e estavam equalizando as contas ou perderam o prazo pois a caixa não abril na sexta feira dia 30/12/22 que era um dia útil, sendo que o prazo era até dia 31/12/22

Gustavo Souto 11/01/2023
91

Não há pontos negativos, desconto para todos! APROVEM!

Lucas Tavares Lopes 13/01/2023
68

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 152 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: FIES e ProUni deviam ser abolidos. Estes programas só servem para enriquecer oligopólios educacionais. A formação nas universidades privadas, em sua grande maioria, é péssima (por que o setor privado só se interessa pelo lucro). É raríssimo encontrar universidade privada que se equipare ao alto nível de uma Federal. As melhores universidades do país são todas públicas, e é pra lá que as verbas deveriam ir. Bilhões são desperdiçados todos os anos com estes programas de bolsa pra educação privada.

    Geovani Reis 01/02/2024
    1
  • Ponto negativo: O PONTO NEGATIVO É ESSA DEMORA PARA A APROVAÇÃO DESSA BENDITA PL, JÁ QUE TODOS OS QUE ESTÃO INADIMPLENTES COM O FIES QUEREM PAGAR SUAS PARCELAS DO FINANCIAMENTO COM UM VALOR MAIS ACESSÍVEL COM A OPORTUNIDADE DE RENEGOCIAÇÃO. GARANTO QUE SE HOUVER AGILIDADE NESSA APROVAÇÃO IRÁ DIMINUIR CONSIDERÁVELMENTE AS INADIMPLÊNCIAS COM O FIES. SÓ QUEREMOS PAGAR E O GOVERNO TEM QUE NOS AJUDAR QUANTO. SÓ ISSO!

    VANESSA ALMEIDA PEREIRA COUTINHO 02/11/2023
    0
  • Ponto positivo: Com a aprovação dessa PL ajudará a muitos como eu que querem pagar as parcelas, porém com um valor mais justo, estou com 4 parcelas atrasadas e com o nome negativado, pelo fato de não estar com condições no momento de pagar o valor da parcela de R$600,00, ainda mais desempregada! Formei claro e agradeço muito por essa oportunidade do financiamento sim! Porém, com a sequela financeira pós- pandemia, muitos ainda não conseguiram se reestruturar financeiramente, que é o meu caso. APROVAÇÃO JÁ!!

    VANESSA ALMEIDA PEREIRA COUTINHO 02/11/2023
    2
  • Ponto negativo: não contempla todos, principalmente quem ficou inadimplente em 2022 e quer quitar a dívida

    Fernanda 09/10/2023
    1
  • Ponto positivo: Qual a dificuldade de uma comissão aprovar um PL? QUANDO SE TRATA DE TRIBUTAÇÃO APROVAM SUPER RAPIDO!

    Caroline viana santos 04/10/2023
    1
  • Ponto positivo: Aprovem logo, quero apenas resolver essa divida, o nome fica bloqueado para tudo ! Demora desnecessária para aprovar, eu aqui querendo regularizar minha situação. Sabemos o quanto isso será importante até para economia do País.

    amanda silvantos 26/09/2023
    4
  • Ponto positivo: Em 2022 no governo do bolsonaro foi sancionada uma lei de renegociação em 3 meses. já essa está demorando quase um ano. Qual a dificuldade em andar com essa PL? Outras coisas irrelevantes, como a cobrança do sindicato está andando super rápido né?!

    Caroline viana santos 26/09/2023
    3
  • Ponto positivo: Seria de imensa ajuda e apoio aos inadimplentes no Novo Fies de 2018 também , tem abrange - los,e serem mais céleres, muitos dependem disso, aos adimplentes, digo que os que estão inadimplentes muitos fatores ocorreram e por não não menosprezam quem está inadimplente, pressa e agilidade em aprovar esse PL, por favor, URGENTE! VAI ABRANGER E ALCANCAR OS ALUNOS DO NOVO FIES DE 2018 CORRETO??

    Adriano Lopes de Morais 26/09/2023
    1
  • Ponto negativo: Demoram 2 anos para aprovar um simples PL que vai ajudar milhares de estudantes que estão com seus nomes sujos no mercado. Desejamos pagar, mas ninguém consegue com os juros cobrados pelos bancos.

    Anderson Ribeiro 21/09/2023
    5
  • Ponto positivo: Essa PL vai movimentar inclusive a ECONOMIA, onde milhares de pessoas serão resinseridas no mercado.

    Anderson Ribeiro 21/09/2023
    3
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  3. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 5893/2025

    Cria o Plano Especial de Cargos e o Quadro Suplementar do Ministério da Educação.

  6. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.