Enquete do PL 2669/2022

Resultado

Resultado parcial desde 16/11/2022

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 555 26%
Concordo na maior parte 60 3%
Estou indeciso 8 0%
Discordo na maior parte 60 3%
Discordo totalmente 1.477 68%

O que foi dito

Pontos mais populares

NÃO HÁ POSITIVO Alterar a LBI para obrigar o poder público a estimular e apoiar a disponibilização dos “óculos falantes” Orcam Myeye é uma verdadeira violência contra direitos elementares das pessoas com deficiência. É um retrocesso injustificável que atinge de morte a educação de uma parcela da população que convive com a falta de acessibilidade no dia-a-dia das escolas públicas brasileiras. É expor crianças e adolescentes que já sofrem exclusão diária, a uma posição de maior vulnerabilidade.

Agnaldo Borcath 11/06/2024
54

A medida nada mais é do que jogar dinheiro público fora. Tecnologia que nada vai ajudar as pessoas com deficiência visual. A inteligência empregada, visa enriquecer os desenvolvedores dos equipamentos, haja vista sabermos, que ele realmente não funcionam da forma adequada.

PEDRO DE JESUS JUNIOR 10/06/2024
76

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 27 encontrados.

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  • Ponto positivo: Positivo, pois escancara como o interesse do setor privado revela sobre os recursos do Fundo Publico, mas sem ouvir, avaliar e compreender a real necessidade desta populacao vulneravel.

    Ademar Gaedke 21/06/2024
    1
  • Ponto negativo: Projeto puramente marqueteiro típico de quem não conhece absolutamente nada de pessoas cegas, ou baixa visão. Esse projeto apenas gastará muito mal o dinheiro público, além de desrespeitar conceitos básicos de inclusão.

    Sérgio Ramos de Faria 20/06/2024
    1
  • Ponto negativo: O PL em si é completamente negativo.

    Rafael Ferraz Carpi 20/06/2024
    1
  • Ponto negativo: O ORCAM é extremamente caro para oferecer menos que aplicativos gratuitos. Ele não substitui o braille e está sendo vendido como uma solução milagrosa para pessoas cegas. O marketing exagerado apenas beneficia financeiramente alguns, sem real interesse em melhorar a vida dos deficientes visuais. As associações precisam de recursos básicos para a reabilitação, e não de dispositivos inúteis que drenam fundos essenciais. É uma jogada política que não atende às necessidades reais da comunidade.

    SóRezenha 19/06/2024
    0
  • Ponto negativo: Esse equipamento custa 15 mil reais e existem aplicativo como Lookaut, Seeing Aí, Be My Eyes que fazem a MESMA coisa e não custam nada! Esse equipamento não lê letra cursiva, fica pendurado na perna do óculos com imã, podendo cair e sua manutenção é mais cara que o próprio óculos (quando há). É um verdadeiro desperdício (em alguns casos desvio) de verba pública! Sem falar no principal, que é a questão educacional! Achar que uma voz robotizada é melhor que o braille é coisa de desinformado.

    Bianca Chaló 15/06/2024
    8
  • Ponto negativo: Este óculos, Além de ser um equipamento muito caro, não deve jamais substituir o livro em braile no processo de aprendizagem das crianças cegas. Investir em livros em braile máquinas impressoras computadores ou até celulares, São recursos muito mais úteis e eficazes. Sou pessoa cega congênita e professora, sou contra o óculos no processo de aprendizagem da escrita da leitura pois acarretaria em várias lacunas e dificuldades na aprendizagem da ortografia, gramática, estética textual, e do conta

    INES BERLANDA SEIDLER 15/06/2024
    5
  • Ponto negativo: Esse equipamento Mantém as pessoas analfabetas! Alfabetização Das crianças no ensino fundamental só acontece Através do braille e o melhor equipamento Para esta finalidade é a Linha Braille . A Linha Braille é cara também e deveria ser subsidiada pelo governo federal ! O governo federal deveria isentar Este equipamento do imposto de importação ! A criança Com a linha braille seria alfabetizada e no futuro Teria uma equidade para o mercado de trabalho !

    JOSE ANTONIO SPOTTI LOPES 14/06/2024
    4
  • Ponto positivo: . Positivo, só se for para a empresa que comercializa o produto por altos custos no Brasil.

    beto 13/06/2024
    6
  • Ponto negativo: o problema principal seria o custo investido, sendo que livros em braile são opções mais duradouras além de não atrapalhar os outros leitores com o barulho

    rafael vidal de marchi 13/06/2024
    14
  • Ponto negativo: Não atende aos critérios técnicos enquanto ajuda técnica de uso público e para bibliotecas; É incoerente com a LBI que exige, corretamente, o uso do Design Universal como paradigma para promover a acessibilidade. (se a mesma fosse cumprida, os recursos adequados seriam disponibilizados adequadamente. Está pautada pelo modelo biomédico de deficiência enquanto a a Convenção Internacional exige o modelo biopsicossocial. Os únicos beneficiários são aqueles que produzem e vendem o equipamento.

    Renata Andrade 13/06/2024
    12
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Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. PL 1804/2015

    Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  6. PRL 1 CCJC => PL 8132/2014

    Parecer do Relator, Dep. Neto Carletto (AVANTE-BA).