Enquete do PL 2339/2022

Resultado

Resultado parcial desde 10/10/2022

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 573 1%
Concordo na maior parte 98 0%
Estou indeciso 41 0%
Discordo na maior parte 1.308 1%
Discordo totalmente 88.738 98%

O que foi dito

Pontos mais populares

Não adianta aumentar o imposto de importação, tem que diminuir o imposto nacional, aí sim vai tem competitividade. Dessa maneira só o governado sai ganhando e o cidadão paga cada vez mais impostos, o Brasil já é recordista em recolhimento.

Douglas Henrique 24/03/2023
3737

Governo trabalhando em prol de alguns empresários e de quebra gamhamos mais um imposto, como se ja não tivesse o bastante. Medida afeta somente os mais pobres pois vai encarecer o produto importado.

Maicon Antunes Luiz 24/03/2023
3538

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 8266 encontrados.

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  • Ponto negativo: Verdadeiros legisladores não tiram do pobre . E os que o fazem não perduram. Tudo é plantação e colheita . O mundo é ação e reação independente de religião e uma lei da física . Se tem o que se oferece. Quanto maior o poder maior a responsabilidade . Quando as leis se aplicam as pessoas se perguntam porque comigo? O que fiz ?E um sistema que se move sozinho . tudo que se faz em defesa de motivos não veneráveis e que levam a insatisfação da maioria está fadado a experimentar o escárnio do povo

    MICHELI DE SOUZA NUNES 11/09/2024
    0
  • Ponto negativo: Os impostos sobre impostos visam desacelerar as importações que tanto facilitavam a vida dos brasileiros quando os grandes empresários importam em containers que nunca são fiscalizados ao pé da letra para esses pequenos objetos . Cobrar 5 reais de uma mercadoria de valor ínfimo de 35 reais é mesquinharia que engorda os cofres públicos e fere a parte financeira do assalariado de baixa e média renda . É pegar o doce que se passa no pão do flagelado. Governos queda comuma mãoe tira com a outra

    MICHELI DE SOUZA NUNES 11/09/2024
    0
  • Ponto positivo: Tudo bem querer cobrar um imposto maior, porém isso devia ser aplicado NO LUGAR CORRETO, como já não é feito a anos, e como podemos ver, em menos de 1 ano e meio, o Brasil possúi um deficit maior do que na PANDEMIA...

    João Vieira 18/07/2024
    1
  • Ponto negativo: Dito isso podemos ver que administração de dinheiro desse governante atual não é das melhores, inclusive se este projeto for aprovado, será um dos paises com a maior taxa de importação do PLANETA, isso se não for o 1°... não faz sentido taxar um produto que não se produz aqui no Brasil, se você quer taxar um produto de 100 reais, faça um produto melhor, ou equivalente, por pelo menos 120 reais a menos... mas o Brasil não é capaz, ou o dinheiro é mal gasto... como podemos ver esse deficit.

    João Vieira 18/07/2024
    0
  • Ponto negativo: O governo está trabalhando para fazer a vontade dos grandes empresários e dos mais ricos. Qual o sentido de taxar compras de até R$ 250,00? Estão confundindo totalmente pessoas físicas que compram 1 vez por mês nos sites para próprio usufruto e os criminosos que possuem CNPJ, e fazem várias compras como pessoa física para comercializar as mercadorias que vem da China. Ao invés de fiscalizar e criar um método de evitar essa fraude, vocês querem penalizar toda a população pobre. Pelo amor de Deus!

    RAISSA ELIS CONCEICAO COSTA 31/05/2024
    4
  • Ponto positivo: Todo e qualquer imposto, taxa, tarifa ou outro meio que onere o contribuinte não se faz necessário pois o que se paga não trará o benefício à população, pois o Governo quer uma arrecadação alta porque está gastando mal e sem requisitos em prol da sociedade.

    Thiago Tavares 21/05/2024
    8
  • Ponto negativo: Cobrar imposto é justo, porem cobrar 92% de impostos é um roubo.

    Edeson Hahn 17/05/2024
    7
  • Ponto negativo: O referido PL só atendente a certos setores do empresariado brasileiro, em detrimento da grande maioria dos pequenos consumidores que importam produtos que NÃO são encontrados aqui. Portanto, a suposta alegação de "concorrência desleal" dita por tais setores do empresariado não tem fundamento neste caso. Vale ressaltar que muitos dos produtos "nacionais" são na verdade fabricados em países com mão de obra barata, como Vietnam, Tailândia ou a própria China, e vendidos aqui a preços exorbitantes.

    ANDRE MONTEIRO ICHIWAKI 16/05/2024
    8
  • Ponto negativo: Ponto negativo é justamente beneficiar uma pequena parte dos interessados, e assim desvalorizar os pequenos e médios comerciantes.

    LUIZ FELIPE RUIZ LEITE 16/05/2024
    5
  • Ponto positivo: Ponto positivo é apenas para os grandes comerciantes locais, pois os pequenos e médios utilizam essa modalidade.

    LUIZ FELIPE RUIZ LEITE 16/05/2024
    1
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Enquetes populares nesta semana

  1. PEC 38/2025

    A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25), é estruturada em quatro eixos que buscam: promover a eficiência na administração pública, com metas e resultados; assegurar o direito à inclusão digital, por meio do governo eletrônico; profissionalizar e reestruturar as carreiras no Poder Executivo; e eliminar privilégios, como a aposentadoria compulsória de juízes, promotores e procuradores. As normas alcançam não apenas a administração federal, como também o serviço público de estados e municípios. O objetivo é combater problemas na administração pública que limitam a efetividade das políticas públicas. "Persistem problemas de natureza sistêmica: baixa maturidade da governança pública, ausência de mecanismos vinculantes de gestão por resultados, fragmentação de carreiras e estruturas, manutenção de privilégios incompatíveis com o interesse público e falta de integração tecnológica", analisam os autores da PEC, na justificativa que acompanha o texto. Gestão A PEC institui mecanismos de planejamento estratégico para resultados, com a celebração de acordos de resultados e avaliação periódica de desempenho. O acordo de resultados deve definir objetivos e metas institucionais a serem alcançadas em cada ano. Periodicamente, haverá avaliação de objetivos e metas por equipes e individuais. A avaliação de desempenho será utilizada como critério para progressão funcional, nomeação para cargos em comissão, designação para funções de confiança e pagamento de bônus de resultado. Os critérios da avaliação devem ser objetivos e transparentes, levando em conta circunstâncias institucionais e condições pessoais que possam comprometer o desempenho do servidor. Um colegiado poderá reavaliar o servidor, que terá direito a contraditório e ampla defesa. Bonificação por resultado O bônus de resultado terá o limite anual de até duas remunerações, podendo alcançar até quatro remunerações para quem ocupar cargos em comissão e funções de confiança estratégicos. O pagamento será anual, realizado em parcela única. Os recursos para pagar o bônus não podem exceder o valor gasto com gratificações natalinas, 13º salário ou verbas de natureza equivalente recebidas no ano anterior por agentes públicos em atividade. Em até 180 dias após a posse, governadores e prefeitos deverão divulgar o planejamento estratégico para resultados, com objetivos e metas para todo o mandato. O planejamento deve orientar os acordos de resultados, com metas e objetivos para cada ano. As metas e os objetivos devem estar vinculados à qualidade dos serviços públicos. "Nesse contexto, ao impor a elaboração de planejamento estratégico focado em problemas concretos da população e em resultados mensuráveis, a PEC assegura que os recursos públicos sejam alocados em iniciativas com maior retorno social, fortalecendo a capacidade estatal", explicam os autores da proposta. Inclusão digital O Plano Nacional de Governo Digital, com duração de dez anos, vai definir projetos e ações para o domínio de tecnologias digitais e de inteligência artificial, exercício soberano da governança digital e segurança cibernética, entre outras metas. Todos os entes federativos passam a ter obrigação de: garantir a interoperabilidade de dados e sistemas; manter identificação única nacional segura; assegurar rastreabilidade e registro digital de todos os atos administrativos; integrar canais físicos e digitais de atendimento; adotar padrões de segurança cibernética e proteção de dados. Os prestadores de serviços públicos deverão compartilhar com o Poder Público informações sobre os serviços prestados e dados dos usuários necessários para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A proposta ainda inclui a erradicação do analfabetismo digital entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). "No Brasil, essa transformação permitirá redução de custos operacionais, maior transparência e ampliação do acesso a serviços públicos – especialmente para populações em áreas remotas ou com mobilidade reduzida", justificam os autores. Carreiras A proposta determina a reestruturação do quadro de pessoal, pela eliminação de sobreposições de atribuições e reorganização das carreiras, com a priorização de carreiras transversais aptas a atuar em diversos órgãos e entidades. Os níveis remuneratórios devem ser definidos em uma tabela única de acordo com o grau de complexidade das atribuições. Cargos em comissão terão seleção preferencial por processo seletivo. Novos concursos públicos só poderão ser realizados após dimensionamento prévio da força de trabalho. Decreto presidencial poderá extinguir funções ou cargos públicos desnecessários ou obsoletos, assegurando o aproveitamento do servidor público estável que ocupar essas posições. Atualmente, a Constituição Federal apenas permite a extinção de função ou cargos públicos por decreto quando essas posições estão vagas. As carreiras devem ter no mínimo 20 níveis para alcançar o topo. Cada progressão ou promoção deve levar no mínimo um ano. Com isso, um funcionário público deverá levar no mínimo 20 anos para chegar ao nível final da carreira. A remuneração ou subsídio inicial de cada carreira deve ser de até a metade do valor do último nível da carreira. A única exceção está nas carreiras que tenham remuneração final de até quatro salários mínimos, o que equivale a R$ 6.072 no valor de 2025. Os autores destacam os esforços para reduzir a fragmentação da gestão de pessoal. Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 43 Planos de Cargos e Carreiras, 121 Carreiras e mais de 2 mil cargos distintos. "Essa configuração gera ineficiência, dificulta a realocação de servidores para áreas prioritárias e eleva os custos de folha de pagamento", analisam os autores da PEC. Combate a privilégios A PEC veda uma série de vantagens para detentores de cargos, funções e empregos públicos, incluindo detentores de mandato eletivo. Entre as regras, as férias deverão ter até 30 dias, com a exceção de professores e profissionais de saúde expostos a fatores de risco que justifiquem períodos maiores. Funcionários não podem receber folgas ou qualquer tipo de licença ou verba com a finalidade de compensar acumulação de função ou trabalho excedente. Não é permitido aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos, inclusive por meio de lei. Aposentados e pensionistas não podem receber verba remuneratória com base em desempenho. Verbas indenizatórias devem compensar despesas efetivas de agentes públicos exercendo suas atribuições. Elas não podem ter pagamento rotineiro e permanente, ou ser concedidas sem distinção à totalidade ou à maioria dos integrantes de categorias ou carreiras. A exceção é o auxílio alimentação, saúde e transporte. Estes auxílios devem somar apenas até 10% da remuneração ou subsídio. O pagamento retroativo só pode ocorrer por decisão judicial transitada em julgado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não poderão instituir qualquer verba remuneratória ou indenizatória ou conceder aumento de remuneração ou de parcela indenizatória, inclusive com efeitos retroativos. A PEC veda a concessão de aposentadoria compulsória a magistrados ou membros do Ministério Público como sanção pela prática de infração disciplinar. Em caso de faltas graves, os juízes devem ser punidos com perda do cargo, demissão ou equivalente. Segundo a proposta, os juízes somente perderão o cargo com sentença judicial transitada em julgado; por deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, após processo administrativo disciplinar; ou por deliberação do CNJ. A proposta ainda limita, a 50% do total dos encargos legais, o pagamento a advogados públicos de honorários de sucumbência e parcela de encargos legais incidentes em ações judiciais da União, de estados e municípios. Não será possível usar esses recursos para fundos ou entidades privados ou para pagar verbas indenizatórias. Municípios A proposta estabelece limites de gastos para municípios deficitários, em que as despesas para custeio da administração superam a receita corrente líquida, sem levar em conta as transferências a receber. Essas prefeituras poderão ter no máximo entre cinco secretarias, caso os municípios tenham até 10 mil habitantes, ou até dez secretarias, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Os prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios deficitários também terão limites de salário, de acordo com o tamanho da cidade: 30% do subsídio do governador do estado, para municípios de até 10 mil habitantes; 40% do subsídio do governador do estado, para municípios de 10.001 a 50 mil habitantes; 50% do subsídio do governador do estado, para municípios de 50.001 a 100 mil habitantes; 60% do subsídio do governador do estado, para municípios de 100.001 a 300 mil habitantes; 70% do subsídio do governador do estado, para municípios de 300.001 a 500 mil habitantes; 80% do subsídio do governador do estado, para municípios com mais de 500 mil habitantes. Também haverá limites para gastos de câmaras de vereadores e tribunais de Contas. Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição

  2. PL 2456/2025

    Estabelece o piso salarial nacional para os Técnicos em Radiologia, nos termos desta Lei, aplicável a todos os vínculos empregatícios formais em estabelecimentos públicos ou privados de saúde e diagnóstico por imagem, em todo o território nacional.

  3. PDL 848/2025

    Susta, nos termos do art. 49, inciso V, da Constituição Federal, os efeitos das Resoluções RDC nº 56, de 9 de novembro de 2009 e Resolução RE nº 1.260 de 1 de abril de 2025 ambos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

  4. PL 165/2022

    O Projeto de Lei 165/22 isenta do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), seja na fonte ou na declaração anual, a remuneração recebida pelos professores em efetivo exercício no ensino infantil, fundamental, médio e superior. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.713/88, que trata do IRPF. “Essa isenção terá o condão de valorizar o professor diretamente, aumentando os rendimentos de modo efetivo”, afirmou o autor da proposta, deputado Rubens Otoni (PT-GO). “Ao valorizar o magistério, a proposta prestigia o papel estratégico da educação no desenvolvimento do País”, continuou o parlamentar. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  5. PL 4704/2025

    Altera a Lei nº 7.957, de 22 de fevereiro de 1989, para dispor sobre o período de afastamento para recontratação dos agentes temporários ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  6. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.