Enquete do PL 1376/2022

Resultado

Resultado parcial desde 26/05/2022

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 3.686 85%
Concordo na maior parte 87 2%
Estou indeciso 7 0%
Discordo na maior parte 28 1%
Discordo totalmente 533 12%

O que foi dito

Pontos mais populares

É necessário a aprovação desta Lei com urgência alta, pois estamos numa era que a IA está fazendo todo processo de tradução de Dublagem, e nas obras audiovisuais que temos aqui aqui é "Versão Brasileira", existem piadas estrangeiras que ficariam muito estranhas traduzida por uma IA. Precisamos de uma Dublagem com pessoas, eu quero a Dublagem Viva!

Lucas Camilini 10/03/2024
264

Diferente do mencionado na lei, as empresas de legendagem pagam muito mais no exterior do que dentro do Brasil. Não faz sentido exigir algo que prejudicará todos os profissionais da área.

Matheus Maggi 17/08/2022
100

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 59 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Precisamos ampliar alguns detalhes desta proposta, como legendagem "viva" pois sabemos que muitos usam a legenda automática e não é a mesma coisa em relação aos aspectos linguísticos e culturais da língua. Além disso, poderia adicionar ou criar outra proposta de lei em relação aos tradutores de Libras, para que sejam sempre tradutores humanos! Pois estão querendo colocar avatar pra tudo, o qual não da para entender, pois não considera as particularidades da língua.

    Alice Stephanie Ramos 02/06/2024
    0
  • Ponto positivo: Precisamos urgentemente entender que a IA é uma ferramenta que pode nos auxiliar em diversas coisas no nosso cotidiano, porém, jamais substituirá o trabalho humano de traduzir um texto. O processo de tradução é extremamente complexo, envolve questões sociolinguísticas, particularidades da língua e cultura. Ao longo dos anos os trabalhos de tradução para a dublagem evoluíram significativamente, os tradutores estudam muito para realizar um excelente trabalho. A dublagem precisa ser viva!

    Alice Stephanie Ramos 02/06/2024
    3
  • Ponto positivo: A dublagem original em inglês parece que todo adolescente em animação tem voz de criança de 6 anos, além disso eu não via muita "alma" naquela dublagem, aí eu mudei para a ptbr e nossa a diferença era total, Vozes que representavam cada personagem, que se eu ouvi -las vou saber que é o personagem x,As originais da netflix então nem se fala, cada meme, expressão, ximgamento e até frases comuns tem toda uma entonação e particularidade dublado em outside la fora as falas são desconectas e ruins.

    Marcos Aurelio Dal Evedove Campos Scotto Barion 22/03/2024
    11
  • Ponto negativo: Votos comprados dubladores apelaram nas redes sociais para os fãs votarem. PL que quer monopolizar o mercado.

    Melo Studio 22/03/2024
    0
  • Ponto positivo: A dublagem viva é um meio de nós povo brasileiro, deixarmos marcados nossa luta, a Inteligência Artificial e de muita ajuda para muitos mas também pode ser a desgraça de outros. Dar o direito a pessoas que lutaram para exercerem o que amam fazer é algo indiscutível, Eu quero a dublagem viva!

    Lyan Aparicio 20/03/2024
    17
  • Ponto positivo: Positivo, pois as dublagens em IA iriam desencadear uma onda de desempregos na área de dublagem, como tradutores, dubladores, diretores. além de derrubar a maioria de estúdio de dublagem, ademais, a qualidade das dublagens e traduções iria cair drasticamente, pois os trabalhos feito em IA são traduzido ''''ao pé da letra''''

    Wello 19/03/2024
    23
  • Ponto negativo: Os principais pontos negativos a destacar é o possível aumento no custo: com fortes regulamentações, o PL pode limitar as opções de conteúdos audiovisuais estrangeiros no mercado brasileiro e aumentar os preços dos ingressos e das assinaturas das plataformas de streaming para os consumidores. Além disso, o PL não aborda diretamente o impacto das tecnologias como a IA na indústria da dublagem, que é uma ameaça mais significativa aos empregos dos dubladores e profissionais envolvidos.

    Iago 18/03/2024
    9
  • Ponto positivo: Este PL, ao mesmo tempo em que garante a qualidade da dublagem brasileira, que já é reconhecida por ser uma das melhores do mundo devido ao cuidado com que é feita, perserva os empregos dos profissionais brasileiros que trabalham no setor (que já estão ameaçados devido ao advento da IA), e evita a concorrência desleal das empresas estrangeiras, que não estão sujeitas às mesmas obrigações fiscais que as empresas no Brasil.

    Iago 18/03/2024
    18
  • Ponto positivo: Extremamente necessário. Tanto para o fim de dublagens barateadas como as famosas Dublagens de Miami, como para evitar as dublagens por IA. De brinde, restringir a tradutores residindo no Brasil garante que a tradução seja feita por um profissional por dentro da cultura atual do país, evitando trabalhos porcos cheios de memes e gírias datados de dez anos atrás, como se vê aos montes em legendas e dublagens da Netflix e Prime.

    Marco Antonio Gama da Silva Júnior 18/03/2024
    18
  • Ponto positivo: Como uma pessoa que acompanha o cenário de dublagem brasileira de forma assídua, posso dizer com toda certeza que na prática, a dublagem feita por outros países só serve para a PRECARIZAÇÃO do trabalho e do trabalhador, SEMPRE implica em algo mal adaptado, feito por alguém que não tem o menor apreço às nuances necessárias na nossa língua, que é complexa. Dublagem internacional em português só serve pra economizar no bolso de empresas bilionárias.

    Kai 18/03/2024
    13
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  3. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 5893/2025

    Cria o Plano Especial de Cargos e o Quadro Suplementar do Ministério da Educação.

  6. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.