Enquete da PEC 14/2021

Resultado

Resultado parcial desde 25/05/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 20.772 98%
Concordo na maior parte 168 1%
Estou indeciso 17 0%
Discordo na maior parte 28 0%
Discordo totalmente 236 1%

O que foi dito

Pontos mais populares

Boa tarde O Agente comunitário de saúde, esta sempre a frente, pois quem chega primeiro nas casas é o ACS. Ele que ajuda as pessoas que informa dando orientação precisas. Que ajuda as pessoas idosas e com comorbidades. Ele muitas das vezes se preciso for é recepcionista, enfim, faz campanhas de vacinas, campanha do agasalho. E outros trabalhos que não mede esforços para fazer. E que antes da pessoa chegar na unidade de saúde seja com covid, gripes e outras comorbidades ele esta lá.

Varleti Farias 03/06/2021
542

Vocês já perceberam que está cheio de colegas que já poderiam e tem o direito de se aposentar mas não o faz, Por que muitos estão se aposentando com salário mínimo, ou então não querem perder renda por que diminui o salário e preferem continuar trabalhando. Pra não diminuir a renda e agora com essa pandemia, muitos preferem não se aposentar pra não perder renda. É preciso *melhorar o valor da aposentaria final, senão a categoria não se aposenta, ah não ser por doença, so sal

Kell Silva 27/05/2021
283

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 579 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Sou a favor da PC 14

    ADRIANA VILAS BOAS 14/04/2024
    1
  • Ponto positivo: Eu acho que 25 anos na função ainda é muito tempo deveria diminuir esse tempo se fosse contar o tempo de registro ajudaria mais eu ou ACE enfrentamos pessoas com esquizofrenia, entramos em casa de todo tipo de pessoas, enfrentamos cachorros bravos etc... O ace tem que entrar no quintal e tbm no interior da residência sendo vulnerável a todo tipo de perigo desde mexer em nojeira ,contato com doenças, cachorros bravos,pessoas perigosas.

    ADRIANA VILAS BOAS 14/04/2024
    1
  • Ponto negativo: Aqui onde eu moro, não é falando de todos os ACS mas, tem ruas que ficam sem a manutenção de um agente comunitário de saúde. Tem agente que passa 1 vez na casa da pessoa e muito das vezes existe pessoas dentro da casa que necessitam de um acompanhamento médico mais rigoroso.

    Sheila Aparecida 13/04/2024
    0
  • Ponto positivo: Na minha cidade, os agentes de edemas estão de parabéns.

    Sheila Aparecida 13/04/2024
    0
  • Ponto positivo: Sou acs muita vezes nos trabalhos não é reconhecido

    Nobre Afonso 12/04/2024
    0
  • Ponto negativo: Desvalorização da categoria, ACS precisam e necessitam dessa pec14.Sao profissionais de excelência. Não tem valor nos municípios pelos gestores públicos.

    Luana Matos Figueiredo 12/04/2024
    2
  • Ponto negativo: Muitas das vezes o nosso trabalho não e reconhecido, valorizado por alguns profissionais,gestores, autoridades, mas nós sabemos da importância de ser um agente de saúde, pois somos o elo entre a unidade de saúde e as famílias e ver-se versa.Essa categoria precisa sim ser valorizada e reconhecida com direitos justos e dignos. Nem plano de saúde a categoria tem, insalubridade não recemos correto por direito,sem contar os riscos de ser contaminados,ou contrair alguma doençdurante as nossas visita

    Luana Matos Figueiredo 12/04/2024
    2
  • Ponto positivo: Sou ACS a quase 18 anos,sou muito feliz com o trabalho que faço.Pois sei do meu papel e da importância que ele exerce na vida das famílias,principalmente daquelas mais vulnerável e que mais precisam da minha visita, do meu carinho e atenção em acolher as particularidades,as necessidades de cada uma.Somos a peça fundamental na Unidade básica de saúde. Pec14 já!

    Luana Matos Figueiredo 12/04/2024
    6
  • Ponto positivo: Sou Ace contratado a 8 anos trabalhando na labuta sol a sol, enfrentei a pandemia e nossa maior esperança é a Pec 14 .

    José André 11/04/2024
    11
  • Ponto positivo: Nada mais Justo que os ACS e ace sejam beneficiados com a aposentadoria especial,somos trabalhadores que cuidamos da saúde da nossa população e estamos expostos às doenças, não esquecendo de citar que a grande maioria desses profissionais já desenvolveram várias doenças crônicas inclusive na coluna. Estou com 24 anos de atuação e já desenvolvi sérios problemas de coluna, tem dias que é impossível levantar da cama com a coluna travada. Sei que há colegas em situações piores que eu. PEC14 já!

    JOSEFA CONSTANTINA DA COSTA 10/04/2024
    19
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 2717/2019

    O Projeto de Lei 2717/19 define a saúde estética como área de atuação de biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Conforme o texto, o profissional deve ter título de especialidade regulamentado pelo respectivo conselho de fiscalização. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Fred Costa (Patriota-MG), há insegurança jurídica nesse segmento. “A ideia é permitir que esses profissionais exerçam seus conhecimentos em saúde estética, desde que dentro dos limites da área de atuação, da formação profissional e das diretrizes curriculares”, afirmou. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  2. PLP 235/2019

    O Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, já aprovado pelo Senado, cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), com o objetivo de alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações. Como princípios e diretrizes do SNE, são mencionadas a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, na alocação de recursos e na definição de iniciativas; a articulação entre escola, trabalho e prática social; e ações inclusivas para alunos e populações de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Entre os objetivos, estão universalizar o acesso à educação básica, erradicar o analfabetismo e fortalecer os mecanismos redistributivos, todos com qualidade. Fazem parte desses dispositivos a assistência técnica, pedagógica e financeira; a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e a participação democrática nos processos. Estados, Distrito Federal e municípios terão até dois anos para aprovar legislação específica para criação dos respectivos sistemas estaduais, distrital e municipais de educação. O Ministério da Educação deverá prestar assistência a todos. “O Sistema Nacional de Educação poderá representar um estímulo ao princípio da colaboração entre governos na adoção de políticas educacionais”, afirmou o autor da proposta, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ao defender as mudanças. Tramitação O projeto tramitará em conjunto com iniciativa da Câmara (PLP 25/19) e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.     Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

  3. PL 85/2024

    Dispõe sobre fornecimento gratuito da caneta de adrenalina auto injetável pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  4. PEC 14/2021

    Altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

  5. PL 4476/2023

    Estabelece a definição de moedas sociais, bem como regula a sua emissão e transação através da tecnologia de registro distribuído.

  6. PL 536/2024

    Regulamenta a profissão de Motorista Autônomo de Serviços de Mobilidade Urbana e dá outras providências.