Enquete do PDL 76/2021

Resultado

Resultado final desde 18/02/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 23 48%
Concordo na maior parte 0 0%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 25 52%

O que foi dito

Pontos mais populares

Vai contra o regime jurídico único previsto na constituição.

luizrobertode@gmail.com 22/02/2021
0

O executivo pode alterar unilateralmente regras e assim criar excrescências como no caso das pensões onde vincularam os indices de aumento ao Regime Geral e no entanto as pensionistas continuam contribuindo para o Regime Próprio. Ora, ou se está vinculado a um ou a outro regime. O caso das pensionistas é emblemático recebem vinculadas ao INSS e continuam vinculadas ao Regime Próprio para contribuir.

Roberto Massironi Carus 23/02/2021
0

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 12 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: ACABA COM ESSA INJUSTIÇA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS !

    SILVIO SALUSTIANO DOS SANTOS 16/07/2021
    0
  • Ponto positivo: Vai contra o regime jurídico único previsto na constituição. esse governo elegeu os servidores públicos como inimigos e faz tudo para destruir o que durou anos para ser construído.

    MAURO 26/02/2021
    0
  • Ponto positivo: Mais tempo para discussão sobre o assunto

    Conceição Cavalcante 25/02/2021
    0
  • Ponto negativo: Acho temerário a unificação com o INSS onde há 30% de desvio das receitas para DRU. Primeiro precisam provar que a conta do INSS cobre todas as despesas e trabalharem para encerrar a ciranda legal da DRU. São os servidores públicos, insertos no RPPS, que realizam as maiores contribuições e se forem para lá, vão continuar incentivando o problema da Assistência Social e da Saúde serem bancadas com recursos previdenciários, empurrando o problema no tempo e trazendo prejuízo a outro grupo.

    Nicole Maia 24/02/2021
    0
  • Ponto positivo: Os servidores não são os culpados pela crise

    Fabricio Sabaini 23/02/2021
    0
  • Ponto negativo: É absurdo desvincular a aposentadoria dos servidores dos seus órgãos de origem. Isso causará mais dificuldade na hora de pleitear o direito. Fora que irão desvincular para prejudicar na hora de conseguir direitos.

    Diego Paulo Borges 23/02/2021
    0
  • Ponto negativo: O executivo pode alterar unilateralmente regras e assim criar excrescências como no caso das pensões onde vincularam os indices de aumento ao Regime Geral e no entanto as pensionistas continuam contribuindo para o Regime Próprio. Ora, ou se está vinculado a um ou a outro regime. O caso das pensionistas é emblemático recebem vinculadas ao INSS e continuam vinculadas ao Regime Próprio para contribuir.

    Roberto Massironi Carus 23/02/2021
    0
  • Ponto positivo: Reverte a tentativa do governo de equiparar o RPPS com RGPS.

    Leandro Cunha 23/02/2021
    0
  • Ponto positivo: Reverte a decisão autocrática do governo com a publicação de decreto fora dos limites de sua competência e sem debate social.

    Leandro Cunha 23/02/2021
    0
  • Ponto positivo: Possibilita que a proposta seja debatida democraticamente no congresso.

    Leandro Cunha 23/02/2021
    0

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 1027/2025

    O Projeto de Lei 1027/25 inclui a cirurgia plástica facial entre as atividades privativas do médico. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei do Ato Médico, que trata do exercício da medicina. “O avanço tecnológico e a popularização dos procedimentos estéticos têm levado a aumento na oferta de cirurgias plásticas faciais por profissionais de outras áreas da saúde”, disse a autora da proposta, deputada Fernanda Pessoa (União-CE). “Tal prática pode acarretar complicações graves, como infecções, deformidades e sequelas permanentes, colocando em risco a vida e o bem-estar dos pacientes”, continuou a deputada, ao defender mudanças na legislação. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  2. PL 1007/2026

    Dispõe sobre a reorganização das competências federais relativas ao patrimônio histórico e artístico nacional, extinguindo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), instituído com fundamento na Lei nº 8.113, de 12 de dezembro de 1990.

  3. PL 1559/2021

    O Projeto de Lei 1559/21 estabelece piso salarial para o farmacêutico, devido aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão, no valor de R$ 6,5 mil mensais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, esse valor deverá ser corrigido pela inflação acumulada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2021 e o mês imediatamente anterior à vigência da futura lei. Depois disso, o piso salarial será corrigido anualmente, também conforme a variação do INPC. “A defesa de um piso salarial justo e adequado às funções do farmacêutico tem sido bandeira constante da categoria”, diz o autor, deputado André Abdon (PP-AP). “O objetivo é somar esforços para o sucesso dessa empreitada”, afirma. Segundo o projeto, o valor do piso não se aplica aos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  4. PL 8256/2014

    A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8256/14, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria 973 cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, com sede na cidade de Campinas (SP) e jurisdição em 599 municípios no interior de São Paulo. Pela proposta, serão 356 cargos de analista da área judiciária, 90 de oficial de Justiça avaliador federal; 147 de analista judiciário da área administrativa; e 380 de técnico judiciário. Segundo o presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, com o aumento do quantitativo de ações trabalhistas verificado nos últimos anos, inclusive em razão das novas competências atribuídas aos tribunais do Trabalho por meio da Reforma do Judiciário (Emenda Constitucional 45), cresceram, em igual medida, as demandas relativas ao primeiro e segundo graus de jurisdição. “Estudos realizados pelas áreas técnicas do TRT 15ª Região revelaram defasagem entre a estrutura atual e a necessária”, disse Levenhagen. “O TRT da 15ª Região alega que a organização funcional do tribunal vem sustentando, ao longo de vários anos, o segundo maior volume de processos recebidos no País, superando a significativa marca de 1,2 milhão de processos desde o ano de 2006”, complementou. Tramitação De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  5. PEC 3/2026

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/26 altera a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que passaria a considerar apenas o peso do veículo, e não mais o valor de mercado. A proposta, que é apoiada por 204 deputados, está em análise na Câmara dos Deputados. O texto também estabelece um teto para a cobrança do imposto: o valor total não poderá exceder 1% do valor de venda do automóvel. Além disso, a PEC autoriza os estados a criarem descontos para veículos menos poluentes. Atualmente, o IPVA é cobrado pelos estados com base no valor de mercado do veículo (Tabela Fipe), com alíquotas que variam entre 1% e 4%. Limites de gastos públicos Além da mudança tributária, a proposta impõe novos limites para despesas da máquina pública: Publicidade: gastos com propaganda institucional de todos os poderes e do Ministério Público — abrangendo União, estados, Distrito Federal e municípios — ficam limitados a 0,1% da Receita Corrente Líquida. Fica proibida a publicidade de caráter promocional ou pessoal. Legislativo e tribunais de Contas: a despesa total desses órgãos (incluindo o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas estaduais e a Câmara Legislativa do DF, além dos respectivos tribunais de Contas) não poderá ultrapassar 0,4% da Receita Corrente Líquida do respectivo ente federativo. Se esses limites forem descumpridos, o órgão ficará proibido de criar novas despesas, conceder reajustes ou contratar pessoal até que se enquadre novamente. Justificativa Os autores argumentam que o modelo atual do IPVA é uma anomalia, pois taxa continuamente um bem que se desvaloriza. Eles citam exemplos de países como Estados Unidos e Japão, onde a tributação considera critérios físicos (como peso) e não o preço. Sobre os gastos públicos, a justificativa aponta para a "inexistência de limite constitucional específico para as despesas do Poder Legislativo e dos tribunais de Contas", o que permite um crescimento orçamentário "desconectado da realidade fiscal". Próximos passos A PEC 3/26 será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para análise da admissibilidade. A proposta será submetida em seguida a uma comissão especial, onde precisará ser aprovada por maioria simples, e depois segue para apreciação do Plenário. Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição

  6. PL 1049/2026

    Institui a Política Nacional para Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, cria o Cadastro Nacional de Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, e altera a Lei nº 11.578, de 26 de novembro de 2007.