Enquete do PL 287/2021

Resultado

Resultado parcial desde 08/02/2021

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 29 38%
Concordo na maior parte 1 1%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 1 1%
Discordo totalmente 46 60%

O que foi dito

Pontos mais populares

Parabéns pela iniciativa! Via uma injustiça muito grande nessa tributação. Afinal, a pensão alimentícia é voltada para gastos com os filhos, e muitas vezes, a responsável em gerí-la é penalizada injustamente em ter que pagar imposto altíssimo sobre o valor, reduzindo assim, o efetivo valor da pensão. No momento da declaração, paga-se quase que integralmente o total de 3 ou 4 meses de pensão, só de impostos.

Vanessa Costa 25/02/2021
6

Esse projeto é uma forma de dar mais poder financeiro para a mãe sem qualquer tipo de fiscalização. Muitas vezes a mãe usa a pensão para si própria e nao há como se provar qualquer coisa. Na maioria das vezes não existe acordo entre os pais sobre valores a serem pagos. Acho que existem abusos dos dois lados e qualquer excesso abre margem para injustiça.

Rafael Almeida 20/02/2021
7

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 14 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: No meu caso, o percentual da pensão é aplicado após os descontos e INSS e IR. Se não mais deduzir o valor da pensão, ficará maior o desconto do IR o que reduzirá o valor base para cálculo do percentual da pensão. Resultado: o valor da pensão será reduzido. Na prática, quem ganha com isso é o Leão.

    André Haidamus 17/04/2023
    0
  • Ponto positivo: Estou já a espera da aprovação deste projeto, pois o pai do meu filho, e militar e já deduz direto dos rendimentos dele mensalmente o IR, aí qdo eu recebo a pensão alimentícia, tenho q declarar novamente e no fim acabo perdendo 2 meses de pensão só p pagar IR. Já estou com 3 anos atrasados de pagamentos de IR, pois não sobra dinheiro p pagar, uma vez que uso o dinheiro da pensão p a qualidade de vida de meu filho com escola particular, o eles, convênio , clube , natação, alimentação, vestuário.

    Vivian Pellegrini 16/03/2022
    0
  • Ponto negativo: O deputado é sua equipe que avaliaram fatores como valores de produtos femininos, etc, não avaliaram um fator decisivo: com o término do abatimento do IR nas pensões alimentícias, muitos País provedores terão aumento do seu IR, com consequente pagamento a receita Federal.Isso provocará, sem sombras de dúvidas, atraso e não pagamento de pensões, por falta de recursos que antes eram destinados a pensão e serão destinados a receita.Um projeto desses configura falta de Bom senso.

    ROGELIO FERNANDES PERES JUNIOR 07/11/2021
    2
  • Ponto negativo: Sou a favor de isentar o pagamento de imposto para o alimentado agora tirar a dedução do alimentante? Ridículo porque dependendo do salário da pessoa é descontado até 27,5 de IRPF vai sobrar que salário para sobreviver?

    Jean Alesy 03/10/2021
    5
  • Ponto negativo: Como pode o senhor deputado que se diz de esquerda propor um projeto de cunho tao patronal, pq no momento que o senhor esta impedindo a deducao do imposto do genitor que paga alimentos o senhor nao esta transferindoessa renda para o alimentado, o senhor esta enchendo os cofres da união...sem falar que beneficiaria as pensoes de valores mais vultuosos que sao as que se pagam imposto. Senhor deputado, retire do leao e de o dinheiro para o povo...DEDUÇÃO PARA O GENITOR E ISENCAO PARA O ALIMENTADO

    Rafael Bastos Fialho 29/07/2021
    5
  • Ponto negativo: Como pode o senhor deputado que se diz de esquerda propor um projeto de cunho tao patronal, pq no momento que o senhor esta impedindo a deducao do imposto do genitor que paga alimentos o senhor nao esta transferindo essa renda para o alimentado, o senhor esta enchendo os cofres da união...sem falar que beneficiaria as pensoes de valores mais vultuosos que sao as que se pagam imposto. Senhor deputado, retire do leao e de o dinheiro para o povo...DEDUÇÃO PARA O GENITOR E ISENCAO PARA O ALIMENTADO

    Rafael Bastos Fialho 22/07/2021
    1
  • Ponto negativo: Acho que esse projeto penaliza o alimentante, pois o destinatário final da renda é o alimentando. É ele quem vai administrar e usufruir a renda, é ele quem quem acaba sendo o detentor da riqueza. Assim, é justo que o alimentando arque com o imposto de renda.

    Aderlan Brito 18/07/2021
    2
  • Ponto negativo: Conheço várias mães que não usam o dinheiro da pensão para os filhos e sim para o bem próprio e é o pai que ainda o sustenta por fora.

    Alex Sosa 15/05/2021
    2
  • Ponto positivo: Parabéns pela iniciativa! Via uma injustiça muito grande nessa tributação. Afinal, a pensão alimentícia é voltada para gastos com os filhos, e muitas vezes, a responsável em gerí-la é penalizada injustamente em ter que pagar imposto altíssimo sobre o valor, reduzindo assim, o efetivo valor da pensão. No momento da declaração, paga-se quase que integralmente o total de 3 ou 4 meses de pensão, só de impostos.

    Vanessa Costa 25/02/2021
    6
  • Ponto negativo: Como uma pessoa vai pagar imposto de renda de uma renda que não recebeu? Explica para mim Deputado. Esse dinhwiro não passa pela minha mão, é descontado em folha, como vou pagar imposto sobre ele?

    FABIO POLIDO 24/02/2021
    4
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  6. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.