Enquete do PL 4474/2020

Resultado

Resultado parcial desde 04/09/2020

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 2.486 29%
Concordo na maior parte 108 1%
Estou indeciso 9 0%
Discordo na maior parte 50 1%
Discordo totalmente 5.820 69%

O que foi dito

Pontos mais populares

Com essa proposta, o monopólio das autoescolas deixará de existir.

Ruan Ageu 07/09/2020
315

negativo para só se for para os CFC, que exploram os alunos com preços altos.

Antonio marcos dos santos 30/01/2022
144

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 605 encontrados.

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  • Ponto negativo: Não esta claro como que vai ser feito a parte prática, local, automóvel e afins, ao colocar tudo isso sobre responsabilidade de uma pessoa, não vejo como isso seria uma maneira de diminuir os custos, talvez até aumentasse.

    TIAGO HENRIQUE ALVARES 24/10/2025
    1
  • Ponto negativo: Por não explicarem como seria os instrutores e exigencias para esse PL, muita gente ainda não aprovou a ideia por esta inseguros, acredito que após ser explicado com exigencia de algum cadastros dos instrutores e exigencia de carga horaria minima, boa parte das pessoas iriam aprovar o projeto

    GUILHERME DOS REIS CRUZ 06/10/2025
    2
  • Ponto positivo: Vejo que boa parte dos comentarios se refere a acidentes e imposto, porem se for comparar realmente as diferenças de valores entre as auto escolas, boa parte seria sobre quebra ou reprovação indevida dos instrutores para apenas arrecadar, vejo como positivo pelo ponto de tornar facultativo os CFC e além de mais barato e prático.

    GUILHERME DOS REIS CRUZ 06/10/2025
    2
  • Ponto negativo: O processo é caro e burocrático por conta de exigências governamentais. A autoescola não tem autonomia para ditar o processo. Muito do valor imposto é de taxas. Os cfcs além de ter toda sua função social de empregar em regime CLT, prepara sim os alunos para o trânsito. Não se vê pesquisas sobre acidentes de recém habilitados, mas sim de pessoas sem habilitação ou que cometem infrações e isso tem que colocar na conta do Estado que deve fiscalizar, não dos cfcs.

    JEFFERSON GOMES PITOMBEIRA 06/10/2025
    2
  • Ponto negativo: De 1997 para cá, a frota total de veículos cresceu assombrosamente em cerca de 463%. Ou seja, o número de carros, motos e caminhões nas ruas e estradas aumentou exponencialmente. Esperar-se-ia que esse aumento massivo resultasse em um crescimento proporcional de acidentes e mortes. No entanto, o número de acidentes fatais no trânsito brasileiro apresentou uma redução de aproximadamente 36% nesse mesmo período. Esta redução se deu em boa parte pela atuação das auto escolas

    LUIZ CARLOS ALTAIR DE MELLO 04/10/2025
    5
  • Ponto positivo: Eu como jovem, compatilho da dificuldade, em minha região os custos para tirar a CNH giram em torno de tres mil reais, somente a B, onde além de impossibilitar que muitos jovens e adultos tirem por conta do preço, tambem impossibilita algumas oportunidades profissionais, a lei não irá extuinguir a obrigatoriedade de provas, apenas será extinta a obrigatoriedade das aulas praticas, o que hoje gera altos custos para o aluno.

    ARTHUR VINICIUS KRAUSE 03/10/2025
    2
  • Ponto negativo: O custo elevado da CNH não é consequência direta da existência dessas instituições. No entanto, essa percepção não corresponde à realidade. As autoescolas são instituições credenciadas pelo poder público, submetidas a normas rígidas isso sim gera altos custos, porém com função social relevante, pois oferecem formação teórica e prática.Assim, em vez de desvalorizar as autoescolas, seria mais justo desburocratizar e modernizar suas exigências.

    DJEINE RODA HERREIRO 03/10/2025
    8
  • Ponto positivo: A auto escola não garante e nem compera com motoristas mais consciente, mas impoe um processo desnecessariamente longo e caro e só, pode ensinar a dirigir, mas muitos pilotos experientes consegue entregar o mesmo resultado por muito menos tempo e bem mais barato. Sobre essas regulações e tributações nas Autos Escolas, podem ser sim uma pedra no sapato, mas obsevando a realidade brasileira, da pra lutar em prol disso depois da aprovação desta lei, já que AUTO ESCOLAS NÃO VÃO SER PROIBIDAS.

    PAULO RICARDO PEREIRA GOMES 02/10/2025
    2
  • Ponto negativo: O brasileiro é um caso a ser estudado. Pagam o valor de 3 CNHs por um celular, mas não podem pagar pra fazer a CNH. Aí a culpa é do CFC ou auto escola. Quem exige 45 hs de aulas teóricas e 20 de práticas é o governo federal através do CONTRAN. Ésó ler a resolução 789. Quem fiscaliza o cumprimento dessas normas é o Detran, mas a culpa é do CFC. Quem paga as despesas do CFC com veiculos, prédios. funcionários, leis trabalhistas , impostos. É muita falta de informações !

    JOAO ARMELINDO NERIS DA SILVA 02/10/2025
    18
  • Ponto negativo: para diminuir o preço da CNH não basta acabar com as auto-escolas ou tornar facultativo. O que precisa ser revisto é os preços das taxas cobradas pelo Detran, os esquemas realizados por examinadores, medicos e psicologos envolvidos no processo. querem tormar mais barato e facil é simples para isso, basta diminuir as taxas, fiscalizar o Detran e simplificar o processo ao contrario de desempregar cerca de 300 mil pessoas e assim impactar de forma direta a economia.

    MATHEUS ALVES RIBEIRO 19/09/2025
    10
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    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

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  5. PL 5196/2025

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