Enquete do PL 4356/2019

Resultado

Resultado parcial desde 08/08/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 29 6%
Concordo na maior parte 13 2%
Estou indeciso 2 0%
Discordo na maior parte 4 1%
Discordo totalmente 500 91%

O que foi dito

Pontos mais populares

Artistas e técnicos são profissionais como todos outros de classe que por direito trabalhadores deste país.

JOHNNY ROCHA 01/10/2019
38

Caro Deputado, já é difícil viver de arte neste país. Não temos quase nenhum direito: baixa remuneração, carga horária excessiva são realidades. Sou um profissional e sei disso. Tirar o registro é colocar os artistas mais ainda na informalidade.

Geovane Barone 30/09/2019
36

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 61 encontrados.

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  • Ponto positivo: Liberdade de expressão artística é um direito constitucional. Exigir diplomas ou aceitação de sindicatos não protegerá a sociedade de danos a terceiros causados por maus profissionais (assim como acontece na medicina, engenharia etc), e faria sentido apenas na época da Ditadura Militar, o período em que a lei do DRT entrou em vigência. Isso sem contar que, salvo algumas raras exceções, o conteúdo audiovisual brasileiro sempre foi uma piada e uma cópia de estrangeiros (Hollywood e vanguarda).

    Gabriel Thomé Garcia 06/07/2023
    0
  • Ponto negativo: Se o STF decidiu que o registro dos músicos, que era praticamente a mesma coisa do DRT, é inconstitucional (ADPF 183), por que isso seria diferente para o audiovisual?

    Gabriel Thomé Garcia 06/07/2023
    0
  • Ponto negativo: O projeto não foi submetido a uma comissão que entenda de cultura e da realidade dos trabalhadores da área cultural. Superficialmente parece positivo, mas banaliza a profissão como fizeram com o jornalismo.

    Alessandro 23/06/2020
    1
  • Ponto positivo: Apenas os sindicatos ganham com toda essa burocratização da profissão. A arte é resultado da livre expressão e aqueles cujo talento é verdadeiro serão reconhecidos pelo mercado pelo que são e produzem. O artista hoje em dia não é valorizado pela exigência do DRT, se assim fosse não teríamos tantos artistas ganhando pouco mesmo possuindo o registro. Apenas uma minoria é privilegiada com altos rendimentos. O acesso a expressão da arte não deve ser desencorajado pelos processos burocráticos.

    Anderson da Silva Souza 06/06/2020
    1
  • Ponto positivo: A aprovação da mesma trará inclusão como um todo para muitos que possuem talento para o mercado artístico e não possui condição de possuir o DRT, colocando em vigor o que a classe tanto defende “liberdade de expressão”.

    Igor Melo 10/01/2020
    3
  • Ponto negativo: o empregador querer pagar qualque valor ao ator ou atriz

    Chris Nascimento 13/11/2019
    1
  • Ponto positivo: ter liberdade artística sem precisar de registro

    Chris Nascimento 13/11/2019
    2
  • Ponto negativo: Artistas precisam de reconhecimento

    Samara El Said 09/10/2019
    1
  • Ponto negativo: Somos profissionais e a luta pra sermos respeitados é lenta e árdua! Tirar a obrigatoriedade do DRT é um retrocesso nessa luta por respeito e dignidade!!!

    Roberta Monteiro 07/10/2019
    4
  • Ponto negativo: Deixa em aberto a possibilidade de produtoras não firma um vinculo de direitos para os artistas. Acredito que deveria esta presente que a liberação do qual se trata esta lei é para pequenas produtoras ou artistas autônomos.

    Luiz Filho 07/10/2019
    0
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Enquetes populares nesta semana

  1. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  4. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  5. PL 2162/2023

    Concede anistia aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta Lei, e dá outras providências.

  6. PL 1559/2021

    O Projeto de Lei 1559/21 estabelece piso salarial para o farmacêutico, devido aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão, no valor de R$ 6,5 mil mensais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, esse valor deverá ser corrigido pela inflação acumulada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2021 e o mês imediatamente anterior à vigência da futura lei. Depois disso, o piso salarial será corrigido anualmente, também conforme a variação do INPC. “A defesa de um piso salarial justo e adequado às funções do farmacêutico tem sido bandeira constante da categoria”, diz o autor, deputado André Abdon (PP-AP). “O objetivo é somar esforços para o sucesso dessa empreitada”, afirma. Segundo o projeto, o valor do piso não se aplica aos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei