Enquete do PL 3781/2019

Resultado

Resultado parcial desde 27/06/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 7.522 58%
Concordo na maior parte 196 2%
Estou indeciso 16 0%
Discordo na maior parte 115 1%
Discordo totalmente 5.048 39%

O que foi dito

Pontos mais populares

Sociedade brasileira ainda não está preparada para essa realidade

Luiz Andrade 30/06/2019
123

O risco de acidentes e atropelamento serão eminentes, já que somente os veículos de auto escolas possuem o duplo comando de freio, que são utilizados com muita frequência durante as aulas práticas devido a falta de coordenação motora e desequilíbrio emocional dos alunos.

Junior Instrutor de Trânsito 30/06/2019
65

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 1668 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: nao vejo tanto ponto negativo, so as auto escolas que talvez fiquem sem muita verba, já que a pessoa pode procura um amigo com carteira CNH pra ensina-lo que foi que eu fiz um amigo me ensinou, eu nao fiz nenhuma aula pratica na auto escolas, so fiz as teóricas porque e obrigatórias, e maioria estudado por conta propria ainda tirei 25 teste teórico, nem eu esperava por isso.

    GILIARD CRISTOVAM DOS SANTOS 12/07/2025
    0
  • Ponto positivo: E muito caro burocrático, muitos sem CNH dirige melhor que muitos habilitados, pesando aqui atendimento coletivo, de testes psicológico, e estranho, examinadores as vezes ta nem ai, so os que forem mesmo meio biritas, e fora outras coisas, que rola nas auto escola de primeiros socorros poucos cola em pratica, quando realmente acontece acidente, e vão pra aula so pra conta as horas de aulas teóricas, acho q 10 a 15 dar da pra encina isso tudo, praticas e teóricas salvo os que tem dificuldades.

    GILIARD CRISTOVAM DOS SANTOS 12/07/2025
    0
  • Ponto positivo: Hoje as crianças já nascem curiosas e inteligentes. Já seguem os pais e já estão ensinando até quem já sabem.

    MARIA ZELIA CAMARGO 09/11/2023
    0
  • Ponto positivo: Em qualquer país de primeiro mundo o processo de habilitação é no mínimo 200x mais barato. É inconcebível pagar o valor de uma moto numa habilitação que só alimenta a máfia de policiais corruptos que são pagos com propina para passar os candidatos. As autoescolas além de caras são ineficientes, acredito que qualquer pessoa poderia se tornar um tutor, desde que tenha os critérios necessários.

    Victor Oliveira 25/09/2023
    3
  • Ponto positivo: Tirar uma carteira de habilitação atualmente pode custar na faixa de R$3000,00 em alguns estados, sendo cerca de 80% desses gastos referentes às auto escolas. Esse PL não acabaria com as auto escolas, mas sim tiraria sua obrigatoriedade, sendo ainda necessário passar nos exames do DETRAN. Ou seja, se você já sabe dirigir e foi aprovado pelas provas do DETRAN, você se provou habilitado. Se não, as auto escolas estão aí para te ajudar. Não serão proibidas, apenas opcionais.

    Guilherme Laurindo Schneck 13/01/2023
    10
  • Ponto positivo: Concordo plenamente com o voto positivo vai ajudar muita gente

    Evandro Constantino 12/01/2023
    6
  • Ponto positivo: Por mais que em geral discorde do posicionamento do deputado que redigiu aproposta acredito que essa seja uma forma de inclusão de boa parte da população que não teria acesso a tirar CNH visto que o valor de uma auto escola hoje varia entre 2 e 3 mil reais sendo assim completamente fora da realidade financeira de uma parcela considerável da população.

    Gabriela Pessoa da Costa 27/11/2022
    5
  • Ponto positivo: A proposta é efetiva, as auto escolas não filtram bons e maus condutores, penso que a questão do teste psicológico é fundamental para avaliar isso. O Fator auto escola retarda o processo para muitas pessoas, algumas já sabem dirigir outras não, então para as primeiras pessoas realizar aulas teóricas e práticas é uma perda de tempo. A questão sobre o aumento de acidente de trânsito pode ser avaliado por meio de mais fiscalização, como por exemplo, radares etc.

    Fernanda Dantas 18/11/2022
    0
  • Ponto positivo: Acredito na inovação e o Brasil precisa evoluir, precisamos evoluir nossa maneira de pensar. Essa obrigatoriedade das auto escolas, o tempo perdido em aulas teóricas que basicamente o instrutor lê o que já esta escrito no livro que todos tem acesso, e responde as duvidas que também estão no livro só fazem a gente perder o nosso tempo e dinheiro. Em países mais evoluídos não existe isso e as leis e condutas no trânsito são muito mais respeitadas como nos Estados Unidos!

    ANA PAULA MIRANDA RODRIGUES 08/08/2022
    7
  • Ponto positivo: O mal do brasileiro é o brasileiro pois não tem nada a ver a questão de ter mais ou menos acidente por retirada das auto escola entendeu meu pai e ele dirigiu durante cinco anos é sem a carteira de habilitação ele aprendeu só bem dizer entendeu e até hoje é o motorista defensivo nunca teve multa nunca teve acidente e ele hoje é motorista de ônibus aliás. Eu acho que vai continuar a mesma situação de antes agora a diferença é que não vai ter intromissão da auto escola com esses preços absurdo.

    Bruno Silva 13/07/2022
    3
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 5942/2025

    Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo - SENATUR e do Comitê Intersetorial de Investimento no Turismo

  2. PRL 1 CFT => PL 581/2019

    Parecer da Relatora, Dep. Laura Carneiro (PSD-RJ), pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária do Projeto de Lei nº 581, de 2019; e, no mérito, pela aprovação.

  3. PL 3682/2025

    Acresce o art. 67-A à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, para instituir adicional por tempo de serviço, na forma de anuênio, aos servidores públicos civis da União.

  4. PL 1559/2021

    O Projeto de Lei 1559/21 estabelece piso salarial para o farmacêutico, devido aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão, no valor de R$ 6,5 mil mensais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, esse valor deverá ser corrigido pela inflação acumulada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2021 e o mês imediatamente anterior à vigência da futura lei. Depois disso, o piso salarial será corrigido anualmente, também conforme a variação do INPC. “A defesa de um piso salarial justo e adequado às funções do farmacêutico tem sido bandeira constante da categoria”, diz o autor, deputado André Abdon (PP-AP). “O objetivo é somar esforços para o sucesso dessa empreitada”, afirma. Segundo o projeto, o valor do piso não se aplica aos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  5. REQ 362/2026

    Requer a inclusão em Ordem do Dia do Projeto de Lei 5.120, de 2025, que “Altera a Lei nº 13.316, de 20 de julho de 2016, que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Ministério Público da União e as carreiras dos servidores do Conselho Nacional do Ministério Público”.

  6. PL 3507/2025

    O Projeto de Lei 3507/25, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), estabelece a realização de vistoria veicular periódica obrigatória em todo o País, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para criar a vistoria. Além da vistoria periódica, também está prevista a exigência do procedimento em caso de: transferência de propriedade ou mudança de domicílio intermunicipal ou interestadual; recuperação de veículo furtado, roubado ou com apropriação indébita; suspeita de clonagem; e em casos específicos previstos no CTB ou em regulamentação. A vistoria poderá ser feita pelos órgãos de trânsito ou por empresas públicas ou privadas credenciadas. O procedimento deverá ser físico e presencial, sendo vedada a realização de vistoria remota. As informações serão transmitidas eletronicamente ao órgão executivo de trânsito competente. Pela regra atual, a vistoria veicular é exigida apenas em situações específicas, como a venda de um carro, e sua regulamentação está dispersa entre o Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Contran. Modelo proposto A vistoria terá como objetivo verificar: a autenticidade da identificação do veículo e da documentação; a legitimidade da propriedade; a presença e o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; as condições de visibilidade e legibilidade da placa, entre outros pontos. Em caso de reprovação por suspeita de adulteração ou irregularidade nos sinais de identificação, o responsável pela vistoria deverá comunicar o órgão de trânsito e a polícia judiciária. Nas demais situações de reprovação, será concedido prazo para regularização. Se o veículo for encontrado em circulação após nova reprovação, será retido. Para Fausto Pinato, a medida é necessária para fortalecer o sistema de trânsito nacional diante da consolidação da fiscalização eletrônica. “A vistoria periódica emerge como uma medida indispensável para assegurar a eficiência desses sistemas e, consequentemente, para salvar vidas”, afirmou. Vistoria prévia A proposta também prevê que o interessado em comprar um veículo poderá pagar por uma vistoria prévia. Se o veículo for reprovado, o custo deverá ser ressarcido pelo vendedor. “Deixar apenas para a vistoria pelo Detran após a aquisição pode gerar transtornos, às vezes impossíveis de serem sanados sem a intervenção judicial”, disse Pinato. O projeto estabelece ainda que as empresas credenciadas de vistoria deverão desenvolver ações para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Próximos passos A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei