Enquete do PL 3451/2019

Resultado

Resultado parcial desde 14/06/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 418 5%
Concordo na maior parte 69 1%
Estou indeciso 32 0%
Discordo na maior parte 113 1%
Discordo totalmente 8.418 93%

O que foi dito

Pontos mais populares

Nenhum ponto positivo nessa lei. A inflação real no Brasil não segue nenhum índice oficial do governo e o reajuste pela inflação deveria manter o poder de compra, mas isso não ocorre. O salário mínimo tenta fazer isso e assim é justo ser usado como vínculo de outros salários.

agabeh@gmail.com 14/06/2019
190

Precarização ainda maior das engenharias; desvalorização profissional

tiagosgj@gmail.com 14/06/2019
185

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 898 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: PL má elaborada por quem não entende de engenharias e piso salarial

    Hermes Darcy 29/07/2021
    0
  • Ponto negativo: Justificativa falsa e irresponsável. O STF NÃO declarou a inconstitucionalidade da Lei, mas tão somente o reajuste com base no salário mínimo. Ou seja, a contratação tem que observar o mínimo estabelecido, mas os reajustes não são realizados com o mesmo percentual do salário mínimo. Infelizmente este projeto desvaloriza a profissão e o faz com uma justificativa falsa. O PIOR, O PROJETO SIMPLEMENTE REVOGA A LEI, SEM APRESENTAR QUALQUER OUTRA SOLUÇÃO. Triste essa precarização do trabalho.

    Pablo Luiz Mello Ribeiro 19/07/2021
    0
  • Ponto negativo: Primeiramente o salário mínimo não cumpre a função ao qual foi lhe incumbida, de prover alimentação, moradia e lazer e demais necessidades. O "mínimo" não atende o mínimo, logo a comparação realizada está fundamentada em uma farsa que o salário mínimo aumenta muito mais que a inflação. Se está lógica fosse verdade a pessoa que no início do plano real ganhava o mínimo hoje estaria com um poder aquisitivo muito grande afinal ela teria todas as necessidades asseguradas e dinheiro sobrando.

    Geovano Klafke Mendes 01/07/2021
    1
  • Ponto negativo: Projeto irresponsável, ao precarizar a responsabilidade técnica de profissionais que trabalham em prol da vida.

    Assinante 01/07/2021
    1
  • Ponto negativo: A engenharia está intimamente ligada com o desenvolvimento do país. A definição de um salário mínimo valorizado mostra como o legislativo entende a importância da profissão para o desenvolvimento do país buscando dessa forma estimular maior número de pessoas atuando nessa área. Esperamos a não aprovação desse projeto de lei e redução dos benefícios e privilégios dos parlamentares, estes sim desproporcionais para as condições atuais das contas públicas e nível de vida do povo Brasileiro.

    Mirleide 01/07/2021
    2
  • Ponto positivo: A profissão de engenheiro (a) já é desvalorizada com os chamados analistas, termo usado p contratar um engenheiro (a) e pagar menos, principalmente as engenharias de áreas menos tradicionais. Aprovar essa lei é um retrocesso e mostra o quanto nosso país não se importa com as profissões tecnológicas.

    Vanessa baumgartner malhovano 28/06/2021
    3
  • Ponto negativo: Falta do que fazer desse parlamentar, um retrocesso, um absurdo, nivelando por baixo os profissionais incluídos na lei 4.950 A, esperamos que seja arquivado, a ideia dele deve ser escravizar estes profissionais

    José Hélton Martins de Sousa 10/05/2021
    5
  • Ponto negativo: O país está sendo destruído devido a politicas de enfraquecimento das atividades que geram independência e riquezas. A indústria sucateada, a infraestrutura na mão de oligopólios, e, esta medida de um parlamentar é para desestimular novos profissionais a continuar na carreira de engenharia. Só mais uma medida negativa para o país.

    Jacinto Maia Pimentel 05/05/2021
    3
  • Ponto positivo: Não vejo pontos positivos, na verdade estamos precarizando o mercado.

    Marco Silva 24/01/2021
    2
  • Ponto positivo: Concordo. No mercado pet veterinário, por ex.: existem empresas de pequeno porte até grande porte (como rede de hospitais). Tanto a qualificação profissional quanto a receita nos dois casos são completamente diferentes, até mesmo dentro da mesma categoria tem receitas diferentes pelo Brasil. Não se pode exigir o piso de um vet que trabalha na orla de copacabana seja igual ao do interior do Acre. Obrigar que todos recebam o mesmo piso põe em risco as empresas e os demais empregos gerados por ela

    Tarcisio Mesquita 30/10/2020
    2
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  6. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.