Enquete do PL 1930/2019

Resultado

Resultado parcial desde 02/04/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 44 38%
Concordo na maior parte 0 0%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 73 62%

O que foi dito

Pontos mais populares

Paulo Freire não é só um importante educador brasileiro, mas sim mundial. Como uma personalidade brasileira tão homenageada mundo afora seria “despatronado” em sua própria pátria?

lucas47@gmail.com 30/04/2019
17

Diante de tal infeliz projeto de lei, percebe-se que os propósitores desconhecem o estudo, pesquisa e trabalho de Paulo Freire. Muito menos compreendem o processo de educação brasileira. Estima-se que haja tempo para evitar tamanho absurdo.

raquelantuness@gmail.com 02/05/2019
17

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 16 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Considero que o nome de Paulo Freire como Patrono da Educação brasileira é muito justo e adequado, por se tratar de um pensador que trouxe, não somente para educadores brasileiros, mas para educadores de todo o mundo, contribuições inestimáveis às práticas pedagógicas fecundas em humanidade! Pois que é disso que estamos precisados: humanidade fraterna! E que ambiente pode ser mais fértil do que o chão sagrado da sala de aula? Paulo Freire, presente!!!

    Maria Altair Farias Galvão 25/04/2024
    2
  • Ponto negativo: Várias pessoas apontam que a nomeação de Paulo Freire é ideológica, mas parecem não perceber que a grande parte dos questionamentos, aqui apresentados, são também de caráter ideológico. Estamos falando de uma pessoa que adquiriu reconhecimento internacional. Não devemos deixar que nossas crenças e ideologias interfiram na análise dos fatos.

    Roberto Edgar Soares Rocha 17/10/2023
    2
  • Ponto positivo: Não deve haver nenhum patrono da educação. Simples. Se a revogação é ideológica, A LEI QUE O NOMEOU COMO PATRONO TAMBÉM FOI IDEOLÓGICA, e ainda mais manifestado pelos contrários ao presente projeto, "ele nem influenciou a educação atual", então é justamente por isso que deve ser revogada a lei. Sem patrono, isto sim significa "sem ideologias".

    Daniel Angelo Passaia 11/05/2021
    3
  • Ponto negativo: A PL peca por desconhecer que o método Paulo Freire foi usado uma única vez no país, feito excusivamente para agricultores de Recife e, nunca foi aplicado em nenhuma escola nacional. O mestre, agraciado com títulos de doutor honoris causa mundialmente, é estudado no Brasil somente em faculdades, por alunos de Pedagogia.

    Sonia Frei 15/04/2021
    2
  • Ponto negativo: Paulo Freire é reconhecido mundialmente pelos seus estudos,esse projeto tem fim ideológico,a fim de tirar a liberdade de expressão e pensamento dos alunos, quem não concorda com Paulo Freire é quem nunca leu um livro, não querem que os jovens se tornem seres pensantes, não quem que o jovem tenha senso crítico, isso é uma forma de tirar a liberdade de expressão e pensamento não só da escola, mas dá população. Paulo Freire é um orgulho para a educação.

    Cássia Luce De Lima Barbosa 31/03/2021
    3
  • Ponto negativo: Paulo Freire é um educador reconhecido mundialmente e ao contrário dos rótulos citados aqui, marxista etc, ele não o é . Se esse povo que só sabe repetir o discurso tivesse sido educado criticamente como defendeu Freire não seriam papagaios que reproduzem discursos de outros, mas formariam opinião problematizando a sua realidade. Freire provou que aprendemos em comunhão, aprendemos uns com os outros sempre na relação dialógica e democrática, daí sermos seres inconclusos, não somos estamos sendo

    Eliane Freitas 13/02/2021
    3
  • Ponto positivo: A indicação de Paulo Freire como patrono da educação brasileira, foi algo politico e ideológico e que não deve se misturar a educação. No meu ver não deveria existir um patrono da educação!

    Denis Silveira 28/07/2020
    6
  • Ponto positivo: Acho a mesma do Patriota abaixo. É absurdo ver Paulo Freire como patrono da educação brasileira. Basta ler o livro A Pedagogia do Oprimido e perceber como ele sempre defendeu a criação de um pensamento crítico nos estudantes com objetivos de revolução para uma tal libertação contra os opressores. Tal revolução ocorreria inclusive por meio de violência,pois os opressores já teriam iniciado a mesma.

    Alberto Oliveira 10/06/2020
    4
  • Ponto positivo: Esta proposta abre espaço para uma educação mais genuína nas escolas brasileiras, deixando de lado a doutrinação ideológica.

    Nina 09/06/2020
    5
  • Ponto positivo: É absurdo ver Paulo Freire como patrono da educação brasileira. Basta ler o livro A Pedagogia do Oprimido e perceber como ele sempre defendeu a criação de um pensamento crítico nos estudantes com objetivos de revolução para uma tal libertação contra os opressores. Tal revolução ocorreria inclusive por meio de violência,pois os opressores já teriam iniciado a mesma.

    Bruno Paiva 02/04/2020
    5
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  3. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  4. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  5. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  6. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.