Enquete do PL 1930/2019

Resultado

Resultado parcial desde 02/04/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 44 38%
Concordo na maior parte 0 0%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 73 62%

O que foi dito

Pontos mais populares

Paulo Freire não é só um importante educador brasileiro, mas sim mundial. Como uma personalidade brasileira tão homenageada mundo afora seria “despatronado” em sua própria pátria?

lucas47@gmail.com 30/04/2019
17

Diante de tal infeliz projeto de lei, percebe-se que os propósitores desconhecem o estudo, pesquisa e trabalho de Paulo Freire. Muito menos compreendem o processo de educação brasileira. Estima-se que haja tempo para evitar tamanho absurdo.

raquelantuness@gmail.com 02/05/2019
17

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 16 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Considero que o nome de Paulo Freire como Patrono da Educação brasileira é muito justo e adequado, por se tratar de um pensador que trouxe, não somente para educadores brasileiros, mas para educadores de todo o mundo, contribuições inestimáveis às práticas pedagógicas fecundas em humanidade! Pois que é disso que estamos precisados: humanidade fraterna! E que ambiente pode ser mais fértil do que o chão sagrado da sala de aula? Paulo Freire, presente!!!

    Maria Altair Farias Galvão 25/04/2024
    2
  • Ponto negativo: Várias pessoas apontam que a nomeação de Paulo Freire é ideológica, mas parecem não perceber que a grande parte dos questionamentos, aqui apresentados, são também de caráter ideológico. Estamos falando de uma pessoa que adquiriu reconhecimento internacional. Não devemos deixar que nossas crenças e ideologias interfiram na análise dos fatos.

    Roberto Edgar Soares Rocha 17/10/2023
    2
  • Ponto positivo: Não deve haver nenhum patrono da educação. Simples. Se a revogação é ideológica, A LEI QUE O NOMEOU COMO PATRONO TAMBÉM FOI IDEOLÓGICA, e ainda mais manifestado pelos contrários ao presente projeto, "ele nem influenciou a educação atual", então é justamente por isso que deve ser revogada a lei. Sem patrono, isto sim significa "sem ideologias".

    Daniel Angelo Passaia 11/05/2021
    3
  • Ponto negativo: A PL peca por desconhecer que o método Paulo Freire foi usado uma única vez no país, feito excusivamente para agricultores de Recife e, nunca foi aplicado em nenhuma escola nacional. O mestre, agraciado com títulos de doutor honoris causa mundialmente, é estudado no Brasil somente em faculdades, por alunos de Pedagogia.

    Sonia Frei 15/04/2021
    2
  • Ponto negativo: Paulo Freire é reconhecido mundialmente pelos seus estudos,esse projeto tem fim ideológico,a fim de tirar a liberdade de expressão e pensamento dos alunos, quem não concorda com Paulo Freire é quem nunca leu um livro, não querem que os jovens se tornem seres pensantes, não quem que o jovem tenha senso crítico, isso é uma forma de tirar a liberdade de expressão e pensamento não só da escola, mas dá população. Paulo Freire é um orgulho para a educação.

    Cássia Luce De Lima Barbosa 31/03/2021
    3
  • Ponto negativo: Paulo Freire é um educador reconhecido mundialmente e ao contrário dos rótulos citados aqui, marxista etc, ele não o é . Se esse povo que só sabe repetir o discurso tivesse sido educado criticamente como defendeu Freire não seriam papagaios que reproduzem discursos de outros, mas formariam opinião problematizando a sua realidade. Freire provou que aprendemos em comunhão, aprendemos uns com os outros sempre na relação dialógica e democrática, daí sermos seres inconclusos, não somos estamos sendo

    Eliane Freitas 13/02/2021
    3
  • Ponto positivo: A indicação de Paulo Freire como patrono da educação brasileira, foi algo politico e ideológico e que não deve se misturar a educação. No meu ver não deveria existir um patrono da educação!

    Denis Silveira 28/07/2020
    6
  • Ponto positivo: Acho a mesma do Patriota abaixo. É absurdo ver Paulo Freire como patrono da educação brasileira. Basta ler o livro A Pedagogia do Oprimido e perceber como ele sempre defendeu a criação de um pensamento crítico nos estudantes com objetivos de revolução para uma tal libertação contra os opressores. Tal revolução ocorreria inclusive por meio de violência,pois os opressores já teriam iniciado a mesma.

    Alberto Oliveira 10/06/2020
    4
  • Ponto positivo: Esta proposta abre espaço para uma educação mais genuína nas escolas brasileiras, deixando de lado a doutrinação ideológica.

    Nina 09/06/2020
    5
  • Ponto positivo: É absurdo ver Paulo Freire como patrono da educação brasileira. Basta ler o livro A Pedagogia do Oprimido e perceber como ele sempre defendeu a criação de um pensamento crítico nos estudantes com objetivos de revolução para uma tal libertação contra os opressores. Tal revolução ocorreria inclusive por meio de violência,pois os opressores já teriam iniciado a mesma.

    Bruno Paiva 02/04/2020
    5
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 5942/2025

    Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo - SENATUR e do Comitê Intersetorial de Investimento no Turismo

  2. PRL 1 CFT => PL 581/2019

    Parecer da Relatora, Dep. Laura Carneiro (PSD-RJ), pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária do Projeto de Lei nº 581, de 2019; e, no mérito, pela aprovação.

  3. PL 3682/2025

    Acresce o art. 67-A à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, para instituir adicional por tempo de serviço, na forma de anuênio, aos servidores públicos civis da União.

  4. PL 1559/2021

    O Projeto de Lei 1559/21 estabelece piso salarial para o farmacêutico, devido aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão, no valor de R$ 6,5 mil mensais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, esse valor deverá ser corrigido pela inflação acumulada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2021 e o mês imediatamente anterior à vigência da futura lei. Depois disso, o piso salarial será corrigido anualmente, também conforme a variação do INPC. “A defesa de um piso salarial justo e adequado às funções do farmacêutico tem sido bandeira constante da categoria”, diz o autor, deputado André Abdon (PP-AP). “O objetivo é somar esforços para o sucesso dessa empreitada”, afirma. Segundo o projeto, o valor do piso não se aplica aos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  5. REQ 362/2026

    Requer a inclusão em Ordem do Dia do Projeto de Lei 5.120, de 2025, que “Altera a Lei nº 13.316, de 20 de julho de 2016, que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Ministério Público da União e as carreiras dos servidores do Conselho Nacional do Ministério Público”.

  6. PL 3507/2025

    O Projeto de Lei 3507/25, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), estabelece a realização de vistoria veicular periódica obrigatória em todo o País, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para criar a vistoria. Além da vistoria periódica, também está prevista a exigência do procedimento em caso de: transferência de propriedade ou mudança de domicílio intermunicipal ou interestadual; recuperação de veículo furtado, roubado ou com apropriação indébita; suspeita de clonagem; e em casos específicos previstos no CTB ou em regulamentação. A vistoria poderá ser feita pelos órgãos de trânsito ou por empresas públicas ou privadas credenciadas. O procedimento deverá ser físico e presencial, sendo vedada a realização de vistoria remota. As informações serão transmitidas eletronicamente ao órgão executivo de trânsito competente. Pela regra atual, a vistoria veicular é exigida apenas em situações específicas, como a venda de um carro, e sua regulamentação está dispersa entre o Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Contran. Modelo proposto A vistoria terá como objetivo verificar: a autenticidade da identificação do veículo e da documentação; a legitimidade da propriedade; a presença e o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; as condições de visibilidade e legibilidade da placa, entre outros pontos. Em caso de reprovação por suspeita de adulteração ou irregularidade nos sinais de identificação, o responsável pela vistoria deverá comunicar o órgão de trânsito e a polícia judiciária. Nas demais situações de reprovação, será concedido prazo para regularização. Se o veículo for encontrado em circulação após nova reprovação, será retido. Para Fausto Pinato, a medida é necessária para fortalecer o sistema de trânsito nacional diante da consolidação da fiscalização eletrônica. “A vistoria periódica emerge como uma medida indispensável para assegurar a eficiência desses sistemas e, consequentemente, para salvar vidas”, afirmou. Vistoria prévia A proposta também prevê que o interessado em comprar um veículo poderá pagar por uma vistoria prévia. Se o veículo for reprovado, o custo deverá ser ressarcido pelo vendedor. “Deixar apenas para a vistoria pelo Detran após a aquisição pode gerar transtornos, às vezes impossíveis de serem sanados sem a intervenção judicial”, disse Pinato. O projeto estabelece ainda que as empresas credenciadas de vistoria deverão desenvolver ações para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Próximos passos A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei