Enquete do PL 1531/2019

Resultado

Resultado parcial desde 19/03/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 56 45%
Concordo na maior parte 4 3%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 1 1%
Discordo totalmente 64 51%

O que foi dito

Pontos mais populares

Uma pessoa que vive na mesma condição social, não pode ocupar uma vaga, pois a outra pessoa só por ser negra, possui mais privilégios, isso é errado! Além das universidades destinarem 80% dessas vagas para negros, como se branco pobre não tivesse direito.

Junior Barbosa 09/05/2019
25

A proposta ignora dados históricos importantes sobre o racismo estrutural no Brasil; não apresenta dados que justifiquem a mudança; aspectos conceituais superficiais.

Nair Iracema Silveira dos Santos 18/11/2019
18

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 18 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: As cotas sociais seriam mais efetivas pois contemplariam todos os pobres independentes de negros ou brancos. Se os negros são a maioria em escolas públicas então eles automaticamente estariam incluídos nas cotas sociais. Já as cotas raciais segregam a sociedade por cor, deixando os pobres brancos em desvantagem apenas pela cor. O PL faltou incluir a exclusão das cotas raciais em concursos públicos, ora se a intenção é incluir a parcela mais pobre então o critério deveria ser renda.

    DAMARIS MODESTO ANTUNES 13/05/2023
    1
  • Ponto positivo: Para não haver um conflito racial como nos eua , as cotas raciais devem acabar

    Gustavo Ricci Magrini 20/04/2021
    5
  • Ponto positivo: As cotas devem ser sociais por questão de justiça. Cotas raciais provocam divisão e beneficiam uns poucos.

    ingrid caroline 04/04/2021
    6
  • Ponto negativo: A banca só analisa o fenótipo do candidato deixando de fora todo o contexto sociorracial. Negritude é cultural, econômico e social. Quando você leva em conta somente a cor, acaba causando injustiça no objetivo inclusivo da política pública. Uma pessoa de pele clara pobre jamais pode ser excluída simplesmente por ter nascida com a cor errada, embora a grande maioria das pessoas pobres seja negra, sabemos que há um grande número de pretos e pardos ricos, e há inúmeros "brancos" na miséria.

    Zaqueu Oliveira 19/02/2021
    0
  • Ponto positivo: Brasil, o país mais miscigenado do mundo existe uma grande divisão entre índios, brancos e pretos, e, vejam só, até mesmo entre mestiços, mas camuflam a segregação social, esta muito mais grave. O problema que assola o Brasil é social; Aqui não há disputas étnicas como em outros países da própria África. (Genocídio tutsi ou apartheid). Aqui enquanto houver o mito racial anacrônico, sempre haverá racismo, seja na esfera pública, seja nos campos de futebol ou em qualquer outro lugar.

    Zaqueu Oliveira 19/02/2021
    6
  • Ponto negativo: A política de cotas deve permanecer pois não atingiu seus objetivos. Ainda, deve criar uma lei para definir os critérios raciais (evitando insegurança jurídica e liberalidades) e também outra para tornar paritária a lei de cotas, haja vistas 50% das vagas terem de ser "subdividas" para diversos grupos marginalizados, enquanto as outras 50% (do grupo, em tese, negativo àquele) deixam "folgada" a concorrência, independente da dificuldade destes, o cenário é desproporcional.

    Gustavo 30/06/2020
    1
  • Ponto positivo: Cotas sociais são justas e não criam essa divisão racial, já que o objetivo da cota é equilibrar as diferenças. Se há mais negros pobres eles seriam atendidos por cotas sociais, da mesma forma que um branco pobre. Se há menos brancos pobres ele não seria atendido pela cota social.

    Rafael Perrotta 04/06/2020
    10
  • Ponto negativo: Podemos lembrar de quando negros foram dispensados e trocados por imigrantes subvencionados pelo Estado para "melhorar a raça".

    Luiz Souza 04/06/2020
    1
  • Ponto positivo: O fim dos terríveis tribunais raciais que excluem pessoas pardas por não serem pardas o suficiente para entrar na universidade.

    Bruno Paiva 12/03/2020
    11
  • Ponto positivo: acabar com cotas raciais será melhor para todos pois não de deve ter distinção do ser humano por causa da sua cor . Perante constituição somos todos iguais . O que se deve é aumentar para 80 % as vagas para estudante de escola publica

    Luis Simoes 28/02/2020
    12
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  2. PL 3261/2025

    O Projeto de Lei 3261/25, em análise na Câmara dos Deputados, reestabelece a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares. O texto altera o Decreto-Lei 1.804/80, que define regras de tributação simplificada de remessas postais do exterior. A proposta, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), prevê que compras de produtos do exterior de até 50 dólares terão alíquota zero. Segundo o parlamentar, a medida alinha proteção do consumidor com racionalidade tributária. “Representa não apenas o resgate de uma política que vigorava sem impacto significativo no orçamento público, mas também uma solução para reduzir custos operacionais da Receita Federal e dos Correios”, afirma. Regra atual Desde 1º de agosto de 2024, compras internacionais até 50 dólares pagam 20% de Imposto de Importação. O governo federal argumenta que a medida pretende proteger a competitividade das empresas brasileiras, garantindo um ambiente justo para produtores nacionais. Já para Kim Kataguiri, reestabelecer a isenção para essas remessas “estimula o acesso à tecnologia e à cultura internacional, sem sobrecarregar os cofres públicos, pois essas remessas representam fração ínfima do mercado total”. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  3. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  4. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  5. PL 6049/2025

    Dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo, aos profissionais da área de segurança digital e segurança da informação, e dá outras providências.

  6. PL 5196/2025

    Dispõe sobre a obrigatoriedade de dispositivos de proteção em motores de sucção de piscina para fins de segurança dos usuários e dá outras providências.