Enquete do PL 1499/2019

Resultado

Resultado parcial desde 14/03/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 0 0%
Concordo na maior parte 0 0%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 0 0%
Discordo totalmente 12 100%

O que foi dito

Pontos mais populares

Seja a primeira pessoa a comentar positivamente depois de votar na enquete usando o botão no final da página.

uma canetada pra mudar a história? uma canetada para mentir ? o que é isso? é um erro comum do movimento "tradicionalista" gaúcho propagarem mentiras desse tipo, o rio grande do sul foi fundado muito depois das primeiras culturas comerciais do mate, o rio grande do sul é um herdeiro digno de uma cultura que também é anterior a formação do seu povo, não acredito que seja a função de uma casa civil fazer ilações sobre contextos históricos e culturais que sequer foram debatidos com profundidade

Mister Oblivion 24/03/2023
4

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 9 de 9 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Esse projeto de lei força utiliza uma narrativa equivocada e que distorce a história. Ou melhor, não são encontrados argumentos que defendam essa proposta.

    André Zampier 25/03/2023
    0
  • Ponto negativo: Erva-mate é do Guayrá (Paraná e Paraguay, não do Tape. Tanto que os jesuítas que exportavam pro resto do continente.... Quando o Solano Lopes proibiu a exportação no Paraguaio... O Paraná assumiu e continua assim até hoje... Sem contar que boa parte nativa está no território do Paranaense (Campos Curitibanos) PL sem nenhum fundamento, estão querendo mudar a história no tapetão.

    Vagner dos santos 24/03/2023
    2
  • Ponto negativo: Não faz sentido se afirmar como capital nacional, no máximo regional. A partir do fato de que quase a totalidade da erva consumida no Rio Grande do Sul é produzida no centro-sul do Paraná. Mesmo que o consumo seja grande no Rio Grande não se pode se afirmar que é a capital de uma erva que mal produz...

    Luiz Henrique Borges 24/03/2023
    3
  • Ponto negativo: uma canetada pra mudar a história? uma canetada para mentir ? o que é isso? é um erro comum do movimento "tradicionalista" gaúcho propagarem mentiras desse tipo, o rio grande do sul foi fundado muito depois das primeiras culturas comerciais do mate, o rio grande do sul é um herdeiro digno de uma cultura que também é anterior a formação do seu povo, não acredito que seja a função de uma casa civil fazer ilações sobre contextos históricos e culturais que sequer foram debatidos com profundidade

    Mister Oblivion 24/03/2023
    4
  • Ponto negativo: Projeto de lei sem nenhuma base histórica. O Paraná produz praticamente 90% da erva-mate nacional. Os 10 municípios que mais produzem mate, são paranaenses. E o 11° é a catarinense Canoinhas, cidade na divisa com o Paraná e da cepa do curitibana (pertencia ao Paraná). Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (Francês). Classificou a Erva mate em 1822. Em terras qu e hoje é Paraná. Às primeiras missões que existiu foi no Paraná e Paraguai. Essa PL não tem fundamento nemhum

    jeannylunkes31 24/03/2023
    3
  • Ponto negativo: Palmeira das Missões, cidade fundada pelos curitibanos, nunca foi o berço da erva-mate. O atual estado do Paraná que é o berço da erva-mate, árvore nativa dos pinheirais. Nas vilas e missões jesuíticas do Guiará (atual Paraná), já se tomava erva-mate. E foram eles que levaram mudas de erva-mate para a região de Palmeira das Missões. O berço do mate e da erva-mate é o planalto curitibano.

    Alison Henrique Machado 24/03/2023
    3
  • Ponto negativo: PL sem base histórica, no século XVIII em 1820 através do naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, esta coleta amostras de “erva-mate” no rio dos papagaios (Região dos Campos Gerais de Curitiba) e classifica em Paris em 1822 como ilex paraguariensis¹ (dos papagaios) em homenagem. Com o estudo de amostras da “erva-mate” dos Campos Gerais de Curitiba, o botânico Inglês John Miers assim como o botânico Aimé Bonpland também no período a partir de 1822 classificam como ilex curitibensis.

    Airson Negro 24/03/2023
    3
  • Ponto negativo: O projeto mostra seu total desconhecimento sobre a Erva Mate e sua historia.- Não nasce erva mate de forma nativa (numero matematicamente desprezível) no RS, o bioma natural da erva mate em sua grande maioria no estado do Paraná. - O Paraná e o maior produtor de erva mate do mundo e exporta ja desde de 1800, para ARG, URU, EUA e Europa.- A Erva Mate ganhou o nome de Ouro Verde no período do ciclo da erva mate onde a produção fez do estado uma economia independente que levou a sua independência.

    Airson Negro 24/03/2023
    3
  • Ponto negativo: O maior produtor de erva-mate é o estado do Paraná, história do Paraná como estado se deve a erva-mate, a maior concentração de mate nativa no BR é no Paraná. Não faz sentido nomear uma cidade do RGS como "capital da erva mate" sendo que até mesmo a maioria do mate consumido ai sai do PR e vai ser empacotado e vendido ai.

    Carlão jonshon Gameplays&Vlogs 24/03/2023
    3
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  4. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  5. PL 2162/2023

    Concede anistia aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta Lei, e dá outras providências.

  6. PL 1559/2021

    O Projeto de Lei 1559/21 estabelece piso salarial para o farmacêutico, devido aos profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão, no valor de R$ 6,5 mil mensais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, esse valor deverá ser corrigido pela inflação acumulada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2021 e o mês imediatamente anterior à vigência da futura lei. Depois disso, o piso salarial será corrigido anualmente, também conforme a variação do INPC. “A defesa de um piso salarial justo e adequado às funções do farmacêutico tem sido bandeira constante da categoria”, diz o autor, deputado André Abdon (PP-AP). “O objetivo é somar esforços para o sucesso dessa empreitada”, afirma. Segundo o projeto, o valor do piso não se aplica aos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei