Enquete do PL 791/2019

Resultado

Resultado parcial desde 13/02/2019

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 235 31%
Concordo na maior parte 9 1%
Estou indeciso 2 0%
Discordo na maior parte 8 1%
Discordo totalmente 509 67%

O que foi dito

Pontos mais populares

Regulamentação de profissionais que se dedicaram em pós-graduações durante a vida toda para obter um título condizente com suas áreas de pesquisas!

Davi Attanazio 21/02/2019
21

Descarta profissões que atuam nessa atividade desde seu nascedouro, como os profissionais da geologia, e posteriormente, biologia. Desestimulando e penalizando jovens q tenham interesse na area. Não existem profissões obtidas com Pos Graduacao ou Experiencia, isso configura especialização ou atividade; e uma brutal reserva de mercado. 04/07/2023

Marjorie Cseko Nolasco 04/07/2023
40

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 29 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: O reconhecimento da profissão vai trazer mais empregos. Vai fazer com que a gente possa exigir que seja obrigatório ter estudos paleontológicos antes de um emprendimento. Isto vai evitar que muitos fósseis importantes sejam destruídos.

    Melquizedeque Amaral Castro 06/07/2023
    1
  • Ponto negativo: Essa proposta descarta profissões que atuam nessa atividade desde décadas passadas (Naturalistas, Geólogos, Engenheiros Geólogos e Biólogos). Desestimula jovens que teriam interesse nessas àreas, esperariam um tempo enorme até terminarem os mestrados e doutorados para atuarem na paleontologia. Enquanto isso, paleontólogos aposentariam, quem vai restar nessa área? Não existem profissões obtidas com Pos Graduacao, isso configura especialização ou atividade. Isso seria desleal reserva de mercado!

    Rose Hoff 05/07/2023
    5
  • Ponto negativo: será um total desestímulo a jovens se tornarem paleontólogos no Brasil, pois, precisarão estudar mais de 20 anos (ensino fundamental + ensino médio + graduação + mestrado ou doutorado), além de comprovar outros 2 a 5 anos de experiência profissional. Nem para ser médico há uma exigência tão absurda.

    HENRICK BRENNER PEREIRA BRANDAO 05/07/2023
    6
  • Ponto negativo: Este PL propõe transformar uma atribuição de 2 profissões existentes e regulamentadas no país (geologo e biologo) em profissão. Como não existe o curso de graduação em Paleontologia no Brasil, atribui a profissionais com pós-graduação. Porém, também não existe Programa de Pós-graduação em Paleontologia, tudo o que existem são linhas de pesquisa na área. Assim, em sua essência, já não é nem razoável.

    Milene Figueiredo 05/07/2023
    9
  • Ponto positivo: Regulamentar a profissão de paleontólogo vai corrigir distorções observadas atualmente nas atividades de consultoria e assessoria técnica (o que chamam inapropriadamente de Paleontologia de Contrato), com pessoas não habilitadas, sequer qualificadas, exercendo essa atividade de forma irregular, num claro exercício ilegal de profissão.

    Celso Ximenes 04/07/2023
    2
  • Ponto positivo: Não leva em consideração todo legado histórico de geólogos e biólogos que trabalham em paleontologia

    joana sanchez 04/07/2023
    1
  • Ponto negativo: Calcanhar de Aquiles do PL: Falta definir o(s) Conselho(s) de Classe que fiscalizará(ão) o exercício profissional dessa nova profissão.

    Celso Ximenes 04/07/2023
    3
  • Ponto positivo: Reconhecer especialidades profissionais como uma nova profissão é um caminho natural no mundo do trabalho e há muitos precedentes, que foram reconhecidas como profissão e até provocaram a abertura de cursos de graduação. Exemplos: Geofísica (oriunda da Geologia); Ecologia e Oceanografia (oriundas das Ciências Biológicas); Eng. Ambiental, Eng. Sanitária e Eng. de Produção (oriundas da Eng. Civil); Eng. de Materiais (oriunda da Eng. Mecânica); Arqueologia (oriunda da História e da Antropologia).

    Celso Ximenes 04/07/2023
    3
  • Ponto positivo: Ao contrário de alguns comentários, não interpreto que o PL cria exclusividade profissional para pós-graduados em paleontologia ou elimine atribuições de graduados, pelo contrário: Artigo 2º: "II - dos diplomados em outros cursos de nível superior, ou pós-graduados em áreas distintas da paleontologia..."; Artigo 3º define: "Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica...". Portanto, não impede recém formados.

    Celso Ximenes 04/07/2023
    3
  • Ponto negativo: A paleontologia é aplicada em atividades de mapeamento, correlação estratigráfica, análise de bacias sedimentares e exploração de petróleo que são inerentes ao profissional geólogo e, portanto, parte inequívoca de suas atribuições. O projeto exclui esses profissionais e os biólogos e define pós graduação como critério profissionalizante. É um absurdo. o que querem é fazer uma reserva de mercado sem precedentes.

    FABIOLA BENTO DE ANDRADE 04/07/2023
    8
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.

  6. PRL 1 CCJC => PL 8132/2014

    Parecer do Relator, Dep. Neto Carletto (AVANTE-BA).