Enquete do PL 3515/2015

Resultado

Resultado final desde 17/04/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 433 90%
Concordo na maior parte 34 7%
Estou indeciso 1 0%
Discordo na maior parte 3 1%
Discordo totalmente 8 2%

Resultado na metodologia anterior Sobre Resultado na metodologia anterior?

Resultado final desde 17/04/2018

Representação dos dados do gráfico em forma de tabela
Opção Participações Percentual
Concordo 14 100
Discordo 0 0

O que foi dito

Pontos mais populares

A educação financeira, ajuda aos consumidores a terem noção de abusos de juros , direitos, e pretende ajudar aos brasileiros que neste período estão superendividados.

Paulo Roberto Dresch 10/10/2019
37

A alteração do § 1º do art. 104-A, excluindo as "dívidas oriundas de financiamentos imobiliários" é prejudicial aos consumidores e só atende aos interessantes dos "bancos". Assim, num acidente da vida (desemprego, divorcio) o devedor poderá se superendividar.

Rafael Dias de Oliveira 24/02/2019
21

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 42 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: É necessário regular a oferta e a publicidade de crédito para impedir o assédio enganoso aos aposentados e pensionistas

    IGOR RODRIGUES BRITTO 17/12/2020
    0
  • Ponto positivo: Tornar a renegociação de dívidas mais fácil para o consumidor

    Beatriz Mena 16/10/2020
    0
  • Ponto negativo: regulação da taxa de juros de acordo com o pagamento da poupança. Para incentivar a economia. Isso deveria constar no PL.

    Mauricio Martins 17/08/2020
    1
  • Ponto positivo: aumento do prazo da garantia legal e possibilidade de falência para a pessoa física.

    Mauricio Martins 17/08/2020
    0
  • Ponto positivo: Impulsionar a economia brasileira, de forma que os devedores consigam pagar suas dívidas sem interferir negativamente em sua renda básica.

    DANIELA BACHI MARTINEZ 10/08/2020
    0
  • Ponto negativo: Cria mecanismos para revisão de contratos firmados quando o consumidor não estava endividado em função de negócios realizados posteriormente. Ex: consumidor deixa de pagar a escolha dos filhos propositalmente para adquirir um carro e, depois, é premiado pela renegociação forçada de seus débitos escolares.

    Luiz Rocha 05/08/2020
    1
  • Ponto positivo: disciplinar o superendividamento é importante, o Procon possui o Programa de Atendimento ao Superendividado-PAS, outras entidades setoriais poderiam atender esse modelo de educação financeira e creio na automação do processo através de modelos on line

    Alexandre Damasio Coelho 28/07/2020
    1
  • Ponto positivo: O projeto estabelece diretrizes mais humanas para uma questão que tanto aflige a sociedade, o superendividamento, proporcionando dignidade para as pessoas que em dado momento da vida sofreram infortúnios próprios da existência.

    José Ferreira 27/07/2020
    0
  • Ponto positivo: A proposta encontra um lugar de grande relevância quando reconhece a vulnerabilidade do consumidor e a necessidade de protegê-lo das situações de superendividamento. Boa parte da população, padece nesta condição atualmente. Precisamos então deste olhar sobre este problema que é tão sensível.

    Alexandre Marcio S. Santos 04/07/2020
    0
  • Ponto positivo: Faço parte dessa parcela e não tenho onde recorrer,os órgãos de defesa nos deixam a deriva.

    Ana Maria Pereira Borges 02/07/2020
    1

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  4. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  5. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  6. PL 2162/2023

    Concede anistia aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta Lei, e dá outras providências.