Enquete da PEC 171/1993

Resultado

Resultado final desde 04/05/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 57 58%
Concordo na maior parte 9 9%
Estou indeciso 1 1%
Discordo na maior parte 2 2%
Discordo totalmente 30 30%

Resultado na metodologia anterior Sobre Resultado na metodologia anterior?

Resultado final desde 04/05/2018

Representação dos dados do gráfico em forma de tabela
Opção Participações Percentual
Concordo 11 48
Discordo 12 52

O que foi dito

Pontos mais populares

A redução diminui a cooptação de menores para assumir a responsabilidade por ações criminosas praticadas por adultos

Francisco J.S. da Silva 21/06/2019
8

Será deslocada a perspectiva educativa do papel do Estado para o objetivo de punição do adolescente.

prsbez@gmail.com 13/06/2019
2

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 20 encontrados.

Baixar
  • Ponto negativo: Basicamente este projeto fixa a maioridade penal aos 16 anos , mas um adolescente de 14 pode cometer um crime gravíssimo , como por exemplo um latrocínio ou massacre escolar , eu como adolescente tenho propriedade para dizer que tenho discernimento do que e certo ou errado.

    Gabriel Donadon 18/03/2024
    0
  • Ponto positivo: Basicamente isso iria acabar com A impunidade dos menores de idade.

    Gabriel Donadon 18/03/2024
    0
  • Ponto positivo: A maioridade penal ideal deveria ser com 15 anos, pois é nessa idade que se faz uma grande festa comemorando a passagem da infância para a fase adulta, então por que não passar a responder pelos seus atos também?

    Antonio Oannes Tavares Venceslau 28/03/2023
    1
  • Ponto positivo: É uma contradição, se com 16 anos já pode votar, por que não pode responder por suas atrocidades? Já está passando da hora de reduzirmos essa maioridade penal, que deveria ser era de 15 anos, não conheço outro país no mundo onde um sujeito de 16 anos não responda pelos seus atos.

    Antonio Oannes Tavares Venceslau 26/11/2022
    0
  • Ponto positivo: Acabei de completar 17 anos e tenho consciência do que faço, além de que ter ou não ter consciência não isenta o indivíduo do crime...

    Marcus Maraus 11/09/2022
    0
  • Ponto positivo: De fato, sabemos que não temos as melhores estruturas educacionais, no entanto isso não é prerrogativa para cometer delitos, pois se assim o fosse era para ter muito mais adolescentes, jovens e adultos cumprindo pena do que Cidadão de bem. Concordo plenamente com a redução da maioridade penal.

    Edmar Lucas Da Silva 08/04/2022
    0
  • Ponto negativo: É impertinente reduzir a imputabilidade penal no Brasil. A atual legislação está em conformidade com os parâmetros internacionais. Ofende o Princípio da vedação ao retrocesso, Condição Peculiar da pessoa em Desenvolvimento, a Convenção sobre os Direitos da Criança, as regras de Beijing, um retrogresso aos avanços conquistados na promoção e defesa dos direitos da Infância e Juventude no país. Principalmente, levando em consideração o relatório da CIDH , situação dos Direitos Humanos no Brasil.

    DIMILLY DE ANDRADE FERREIRA FERNANDES 29/10/2021
    0
  • Ponto positivo: Se os menores de 16 anos podem votar e decidir uma eleição, devem responder criminalmente por seus atos (proporcionalmente à gravidade da conduta) e presos em estabelecimentos penais adequados e, completada a maioridade aos 18 anos, serem transferidos a um presídio comum. Do jeito que está não há como reverter a escalada de violência praticada por menores infratores. A pena aplicada deve ser, ao contrário de hoje, um desincentivo à pratica criminal.

    MARIO BERTOLLI FERREIRA DE ANDRADE 05/10/2021
    1
  • Ponto positivo: 16 é muito pouco; 14 anos já deveria responder pelos seus crimes! Bandido é bandido! Tratá-los como “crianças” é dar passe livre para crimes cada vez piores!

    Neide 03/09/2021
    3
  • Ponto positivo: Se o menor tem capacidade para votar e ter responsabilidade em escolher um dirigente das nossas vidas, deve igualmente ser responsável pelos atos cometidos na sociedade. Aylton 09/07/2021

    Aylton 09/07/2021
    4

Enquetes populares nesta semana

  1. INC 3087/2025

    Sugere, ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa, Sr. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO, ação no sentido de permitir o acesso às graduações superiores de militares oriundos do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica.

  2. PL 5815/2025

    Institui e cria o Programa Nacional de Acompanhamento Anual Pediátrico/Médico e Emocional/Psicossocial da Infância e Adolescência - PNAPE, com o objetivo de colocar crianças e adolescentes, os filhos da sociedade brasileira, a salvo das mais diversas forma de transtorno mental, negligência, discriminação, exploração, violência, automutilação, crueldade, opressão, tráfico humano e especialmente prevenindo abuso e exploração sexual (Lei Augusto Cury). A partir da Lei Augusto Cury o Estado brasileiro não será apenas o responsável teórico pelo desenvolvimento saudável dos seus filhos, mas acompanhará anualmente este desenvolvimento! Os predadores sexuais, em destaque, saberão que o Estado Brasileiro estará de olho em suas crianças e adolescentes através de escuta ativa e periódica.

  3. REQ 5744/2025

    Solicita urgência urgentíssima (art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados) para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1.031 de 2025.

  4. PL 6170/2025

    Institui o Reconhecimento de Saberes e Competências para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; reajusta a remuneração dos cargos de Médico e de Médico Veterinário do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; cria a Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo Federal; cria o cargo de Analista em Atividades Culturais e altera a remuneração dos cargos do Plano Especial de Cargos da Cultura; reajusta a remuneração da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e da Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e o percentual máximo do Bônus de Eficiência e Produtividade a ser atribuído aos aposentados e pensionistas; altera a lotação dos cargos de Perito Federal Territorial; institui a Gratificação Temporária de Execução e Apoio a Atividades Técnicas e Administrativas; transforma cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; institui o Regime Especial de Turnos ou Escalas na Secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; autoriza exames médico-periciais por telemedicina ou análise documental; altera as condições e os prazos de contratação por tempo determinado; cria cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Educação; institui o Quadro Suplementar em Extinção de Analista de Sistemas e de Processamento de Dados no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; institui o Programa de Desligamento Incentivado; e dá outras providências.

  5. PDL 1031/2025

    Susta os efeitos da Resolução CONTRAN Nº 1.020 de 01 dezembro de 2025, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à da Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

  6. PL 4875/2025

    Altera a Lei nº 5.811, de 11 de outubro de 1972, para dispor sobre regime de trabalho e descanso de todos os trabalhadores embarcados nas atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo.