Enquete da PEC 15/2015

Resultado

Resultado final desde 09/04/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 720 86%
Concordo na maior parte 45 5%
Estou indeciso 2 0%
Discordo na maior parte 9 1%
Discordo totalmente 67 8%

Resultado na metodologia anterior Sobre Resultado na metodologia anterior?

Resultado final desde 09/04/2018

Representação dos dados do gráfico em forma de tabela
Opção Participações Percentual
Concordo 42 100
Discordo 0 0

O que foi dito

Pontos mais populares

Mais recursos para a educação !

Jose Ricardo Scareli Carrijo 20/09/2019
38

Sem o FUNDEB os municípios não conseguirão manter as escolas e merenda escolar para os alunos.

Andrieli Bender 06/03/2020
40

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 142 encontrados.

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  • Ponto negativo: Nada é mais permanente do que um plano provisório do governo. Esse fundo já existe há anos e os índices de qualidade da educação estão estagnados e, em alguns casos, até diminuindo. Os gastos públicos devem ser reduzidos para nos recuperarmos da crise econômica. A educação básica precisa sim de maior atenção e investimento, mas com uma reforma estrutural, não com a mesmíssima ineficiência que vem sendo comprovada a anos.

    Giovana Nascimento Alves 07/08/2020
    0
  • Ponto negativo: Todo financiamento tem que ser avaliado em seus objetivos e metas alcançadas. Por isso não vejo o porquê determinar o programa como definitivo sem a apresentação dos resultados, não só em números (já que há dispositivos para bular o programa - aprovação automático) mas em qualidades.

    Patricia Lopes 23/07/2020
    0
  • Ponto negativo: O Brasil é um dos países que mais investe em educação. Precisamos e ver onde todo o dinheiro está indo parar porque tem muitas escolas caindo aos pedaços, professores mal remunerados (educação básica) e sobre o PISA nem preciso falar né?! Não precisamos de mais investimentos. Precisamos trocar a METODOLOGIA de ensino. Alfabetizar a criança assim que ela entra na escola, e foco total nisso. Ensinar o que é importante e deixar de lado o que a família deve ensinar.

    Ka Algayer 22/07/2020
    0
  • Ponto positivo: Aumentar o repasse de investimentos à educação é garantir um país em que as pessoas possam ter um ensino de qualidade e uma consequente transformação na vida delas. A educação precisa ser foco primário em qualquer governo, ela é a base da formação do cidadão e constitui um elemento chave para o avanço do conhecimento e do pensamento crítico. Tudo depende dela, e o FUNDEB, portanto, se torna essencial para corrigirmos as desigualdades socioeducacionais no Brasil.

    Rinaldo Marques 22/07/2020
    0
  • Ponto positivo: Se Deus quiser.Teremos uma Educação com equidade e melhor qualidade.Parabéns a Prof.Dorinha pela iniciativa.

    Luciene Assis 22/07/2020
    0
  • Ponto negativo: Pelo que me consta o aumento para o dobro no FUNDEB não seria para beneficiar a educação e sim EMPRESAS PRIVADAS COM ou SEM FINS LUCRATIVOS que visam ter acesso a esse montante. Deputados financiados por essas empresas estão votando a favor da PEC para que possam futuramente desviar dinheiro publico "dentro da lei".

    Sidney Neto 22/07/2020
    1
  • Ponto positivo: nenhum mais gastos pro cofre publico, chega de gasto

    andre luiz 22/07/2020
    0
  • Ponto positivo: O fundeb é essencial para o não desmonte da nossa educação pública e para reduzir desigualdades socioeconômicas.

    Lucas Gonçalves 21/07/2020
    0
  • Ponto positivo: A valorização da educação é essencial para o desenvolvimento do país! Valorizar professores, estruturar escolas e dar dignidade aos seus alunos é o primeiro passo para o futuro.

    Grace Kelly Conceição 21/07/2020
    0
  • Ponto negativo: O ponto negativo é a demora em sua tramitação, recursos destinados à educação não é despesa e sim investimento.

    Grace Kelly Conceição 21/07/2020
    0

Enquetes populares nesta semana

  1. PL 4474/2020

    O Projeto de Lei 4474/20 torna facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro. “O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explica o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). Segundo ele, o objetivo da medida é tornar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”. Conforme a proposta, para os exames escritos (legislação de trânsito e primeiros socorros), os órgãos de trânsito deverão oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução. Já para o exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito. Ele deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos; e não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito. O veículo utilizado na instrução deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na Câmara, já tramita proposta que torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito (PL 8085/14 e apensados). Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  2. PL 460/2019

    O Projeto de Lei 460/19 torna obrigatório o pagamento direto aos agentes comunitários de saúde e combate a endemias (ACS e ACE) do incentivo financeiro criado em 2014. Esse benefício é regulamentado por decreto (8.474/15) e leva em conta o efetivo com vínculo efetivo e os máximos de contratação de cada município. O autor do projeto, deputado Valmir Assunção, explica que o incentivo já era definido em portaria, mas foi incluído na lei que instituiu o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias (Lei 12.994/14). “A lei dispôs que o incentivo financeiro seria destinado ao fortalecimento de políticas afetas à atuação dos agentes”, explicou. Ele avalia que o projeto vai eliminar quaisquer dúvidas sobre a natureza e o pagamento do incentivo criado em lei. “O cálculo do incentivo é realizado com base no quantitativo de agentes contratado pelo município, devendo, portanto, ser repassado a esses trabalhadores como já ocorre em diversos municípios”, justifica. Assunção alerta que existem controvérsias constantes quanto ao direito desses trabalhadores em relação ao recebimento dessa parcela. Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada por três comissões: Trabalho, Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e Cidadania.

  3. PDL 199/2023

    Susta a aplicação da Portaria COANA nº 130, de 25 de julho de 2023.

  4. RPD 4 CE => PL 2531/2021

    Requerimento de Retirada de Matéria da Pauta - PL 2531/2021

  5. PL 402/2011

    A Câmara analisa projeto que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para tipificar como crime a utilização de linhas cortantes com cerol ou assemelhadas em vias públicas, mesmo que seja para empinar pipas. Pela proposta (Projeto de Lei 2446/11), do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), também ficam proibidas a produção e a venda dessas linhas. Se o projeto for transformado em lei, a punição prevista para seu descumprimento será de detenção de três meses a um ano, se o fato não constituir crime mais grave. O autor observa que devido a sua pouca visibilidade, as linhas com cerol têm feito vítimas principalmente entre motociclistas. Projeto semelhante com pena controversa Em setembro passado, porém, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado já havia aprovado proposta semelhante, proibindo o uso de cerol ou linha chilena especificamente em pipas e papagaios. Naquele caso, a previsão de pena de detenção é de até seis anos para quem usar ou fabricar os produtos. A definição da pena, considerada alta por alguns deputados, causou polêmica no colegiado. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Edio Lopes (PMDB-RR) ao Projeto de Lei 402/11, da deputada licenciada Nilda Gondim (PMDB-PB). Vidro moído Segundo Ricardo Berzoini, é comum que, como travessura, uma pessoa que está passando corte o fio que segura a pipa, fazendo com que ela seja levada pelo vento. Para evitar que isso ocorra, os donos da pipa ou papagaio geralmente passam cerol com vidro moído ao longo do fio ou utilizam outras linhas semelhantes igualmente cortantes. “Disto têm resultado graves lesões em geral no pescoço, tendo-se mesmo notícias de inúmeras vítimas fatais devido a essa espécie de acidente”, afirma Berzoini. Tramitação Antes de ir a Plenário, a matéria deverá ser examinada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  6. REQ 4129/2023

    Requer urgência para a apreciação do Projeto de Lei nº 4474/2020.