Selo de item falso É falso que o Congresso tenha aprovado novo plebiscito para criação do Estado de Tapajós

Imagem que circula nas redes sociais é do projeto que decretou o plebiscito de 2011, quando foi realizada consulta sobre criação dos estados de Tapajós e de Carajás

12/05/2022 - 14:04

A imagem que circula atualmente nas redes sociais se refere à aprovação do PDS 19/99 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, ocorrida no ano de 2000. Após aprovação em plenário pelos senadores, essa proposta seguiu para a Câmara dos Deputados, que também votou na época favoravelmente à convocação de plebiscito para a criação do Estado de Tapajós. Esse plebiscito foi realizado em 2011, junto com a consulta sobre a criação do estado de Carajás.

A CCJ do Senado analisa outro projeto (PDL 508/2019) que convoca plebiscito para a criação do Estado de Tapajós. Mas ele ainda não foi votado. Em novembro do ano passado, os senadores pediram mais prazo para analisar a proposta, o chamado pedido de vistas. Essa foi a última ação legislativa do projeto que, se for aprovado pela CCJ e pelo plenário do Senado, ainda deverá ser votado posteriormente pelos deputados.